Não precisamos mais de ter medo de aparecer algo 2D no meio dos 3D no Doom 2!
Voxel Doom II, ou Cheello Voxels v2, é uma modificação que substitui gráficos de monstros, armas, decorações e outros elementos do Doom 2 por modelos baseados em voxels tridimensionais. Foi desenvolvido por Cheello (Daniel Wienerson) e lançado inicialmente em 1º de agosto de 2023.
Esta sequência do Voxel Doom amplia o que foi feito no original, trazendo agora todos estes aspectos do Doom e Doom II alterados e completamente 3D, mas mantendo-se incrivelmente fiel ao visual clássico destes FPS. Além disso, a partir da sua v2.2, deu relevo às texturas.
Outra coisa neste mod que segue a linha do seu predecessor é o fato de não mexer em nada na jogabilidade. Tipo, pode ser que tenha algum código feito para ajustar alguma coisa que tecnicamente altere este aspecto, porém o seu efeito na prática é absolutamente negligente.
No vídeo acima, joguei o Mapa 07, Dead Simple, com o Voxel Doom II. Escolhi essa fase pelos seus monstros, além de alguns pick-ups, serem exclusivos do Doom 2.
Acima, o próprio Cheello joga o Mapa 14, Inmost Dens, com o Voxel Doom II.
Não tem muito o que falar sobre o Voxel Doom II visto que suas mudanças são estritamente visuais (nem ao menos os efeitos sonoros e gráficos do jogo são alterados). Entretanto, isso está longe de significar que não é um trabalho extremamente sofisticado e meritório, bastando apenas imaginar as quantidades de trabalho e capricho empregadas para obter um resultado tão bom.
Outro fato que merece ressaltar é o fato do Voxel Doom ser mais abrangente que seu predecessor ao modificar também os elementos exclusivos do Doom 2, o que significa que todos os monstros, pick-ups de armas, items, power-ups, projéteis, decorações e outros aspectos originalmente exibidos por sprites nesses FPS, além do Icon of Sin, são agora tridimensionais. Ou seja agora sim vamos poder usar o Voxel Doom no Doom 2 sem medo de aparecer algo 2D no meio dos 3D.
O Voxel Doom II v2.4 precisa do GZDoom 4.11.3 ou superior, e rodei ele aqui com os IWADs do Doom II: Hell on Earth, Final Doom e The Ultimate Doom O Freedoom quebra o galho, mas, como o Voxel Doom II não troca os efeitos sonoros dos monstros, vão ficar com sons diferentes dos originais. Existe também uma versão compatível com o LZDoom e QuestZDoom VR.
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Muito bom, valeu!!!!
é nois!