Voxel Doom

Substitui substitui sprites do Doom por modelos fieis e totalmente tridimensionais!


20 de agosto de 2022

Voxel Doom, ou Cheello’s Doom Voxel Mod, é um mod que traz voxels 3D ao clássico jogo de tiro em primeira pessoa da id Software. Foi desenvolvido por Cheello e lançado originalmente em 17 de agosto de 2022.

Basicamente, o Voxel Doom substitui sprites de monstros, armas, projéteis, elementos de cenários e pick-ups do Doom por modelos baseados em voxels totalmente tridimensionais, dando-lhes profundidade, além de altura e largura, mas sem alterar nada na jogabilidade (embora use ZScript pra algumas adequações).

Acompanhei de longe o desenvolvimento do Voxel Doom vendo os progresso que Cheello postava no Twitter. Só disso e de umas duas ou três jogadinhas preliminares, já dá pra ver que é trabalho bem caprichado. Outra coisa interessante também é poder usar o que foi feito aqui para desenvolver novos trabalhos, dando os devidos créditos, claro.

Em 2022, o Voxel Doom ganhou um Cacoward, o que é mais do que é merecido. Neste mesmo ano, ganhou também um dos Gaming DooM Awards, a nossa bem mais modesta premiação. Já em 1º de agosto de 2023, uma sequência que abrange também os sprites do Doom 2, Voxel Doom II foi lançada.

Vídeos

No vídeo acima, temos o Voxel Doom sendo jogado com o Doom Tournament, Nash’s Gore Mod, Nash’s HP Bar, Universal Weapon Sway, Doom 3 for Doom Textures Replacer e Bloom Boost.

Já no anterior, o próprio Cheello traz um preview do seu mod jogando-o na E1M7.

Mudanças no código

Embora, como supracitado, o Voxel Doom teve que receber de leve uns códigos ZScript para aprimorar ainda mais este mod. Aqui está uma lista do que foi adicionado ou alterado:

  • Monstros morrem encarando o jogador.
  • Sangue colorido para o Cacodemon, Baron of Hell e Hell Knight.
  • O estilo de renderização do Spectre força a sombrear, visto que qualquer outro estilo de renderização fica bugado.
  • O GZSprFix’s foi incorporados (que, por sua vez, é baseado no Sprite do Revenant100 Fix Project), corrigindo os frames de ataque mal iluminados. Afeta o Zombieman, Cyberdemon, Spider Mastermind, Chaingunner e Arachnotron.
  • O sprite de sangue teve outdoors reforçados (o que quer que isso queira dizer).

Análise

A seguir, temos uma análise do Voxel Doom feita pelo Icarus, que é curta, mas do jeito típico dele, que todos conhecemos e apreciamos. Em inglês:

Screenshots

Compatibilidade

Atenção: o Voxel Doom precisa do modo “Hardware” de renderização, por usar modelos 3D.

Rodei o Voxel Doom aqui no GZDoom 4.8.2 com os IWADs do Doom II: Hell on Earth, The Ultimate Doom, Final Doom e funciona de boa com tudo isso, exceto pelo fato de, pelo menos na versão 1.0, os monstros exclusivos do Doom 2 (Revenant, Heavy Weapon Dude, Arachnotron, Pain Elemental, Mancubus, Hell Knight, Wolfenstein SS e Arch-Vile) não serem alterados visualmente.

O Freedoom quebra o galho, mas, como o Voxel Doom não troca os efeitos sonoros dos monstros, eles vão ficar com sons diferentes dos originais.

Mais informações e mods para Doom

Download e ficha técnica

  • Download (clique com o botão esquerdo do mouse ou toque no link)
  • Desenvolvedor, publisher e/ou distribuidor: Cheello
  • Tamanho: 6,6 MB (pacote de instalação e/ou espaço em disco)
  • Licença: Grátis
  • Categoria: Mods, add-ons e patches
  • Tag: Mod para Doom
  • Adicionado por: LichKing
  • Acessos: 790

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