Inspirado em jogos como NAM (Napalm 98) e Rising Storm 2: Vietnam e filmes como Platoon (1986), o mod traz um arsenal baseado em armas reais, veículos que podem ser guiados ou destruídos, mapas com muita interatividade, trilha sonora típica desta temática e uma série de elementos bastante sofisticados, considerando o engine, que garantem mais realismo ao gameplay.
O primeiro alpha público do VietDoom (Public Alpha 0.1) foi lançado no dia 8 de dezembro de 2019 e já impressionou bastante. Além disso, trata-se de um mod notavelmente difícil.
Acima, temos a edição de número 107 das Notícias do Facínora, onde falei sobre o lançamento da primeira versão do VietDoom, mostrando cenas do game e fazendo considerações sobre o que vi.
Acima, temos o gameplay do VietDoom gravado gentilmente para nós pelo RiboZurai128. Além de mostrar cenas do início de uma partida, fiz algumas considerações a respeito do que vi e do que o Ribo me falou.
Mais vídeos
Já a playlist anterior conta com todos os vídeos do VietDoom, inclusive os publicados pelo próprio Sergeant Mark IV.
Destaques
Não cheguei a jogar o VietDoom ainda, mas pelo que pude ver nos vídeos, pude destacar que
as animações estão bem ricas, algumas, como os itens do cenário em chamas, com mais de 120 frames por segundo;
conta com muitos elementos sofisticados tanto no gameplay como nos efeitos, como o fogo espalhar para outros itens do cenário, em você ou nos inimigos, estruturas que podem ser destruídas, um especial que chama um napalm strike, veículos controláveis e outras modificações que não vejo comumente por aí;
parece realmente ser um mod mais difícil, que forçará o jogador a fazer um approach mais tático, ao invés de sair tomando bala e atirando em tudo o que vê pela frente. Por outro lado, não parece ser aquelas coisas realistas chatas e paradas também. Talvez, seja um meio termo;
os mapas procuram ser bem realistas, dentro dos limites do Doom. Têm terreno acidentado, vários caminhos e, pelo que vi, tem pelo menos uma fase inspirada em um campo de batalha real;
a atmosfera colabora para criar uma sensação de Vietnã mesmo, com helicópteros passando no céu e outras coisas que vemos em filmes sobre esta guerra;
tem gore, como era de se esperar;
alias, o estilo gráfico das armas parece bem Brutal Doom mesmo, embora sejam mais armas realistas e da época;
os objetivos das missões são variados, não parecem ser apenas alcançar a saída de cada fase. Gostei do jeito como elas vão atualizando, o que me lembrou o esquema do clássico TIE Fighter;
Tem mostrador de agua e comida no HUD que não procurei saber para o que servem, mas deve ser relacionado a procurar mantimentos para não perder energia;
parece que tem um minimapa que surge no jogo também, sem precisar de apertar [Tab]. Isto é interessante, ainda mais em fases muito realistas, que tendem a ser confusas;
a inteligência artificial é bem sofisticada para os padrões do ZDoom e seus derivados. Os soldados procuram lugares para se abrigar de tiros inimigos, tentam se camuflar no mato e usam um pouco mais de estratégia do que vemos no Doom normalmente;
os tanques e veículos podem detonar as estruturas também, tipo passando entre elas ou atirando. Tem um helicóptero Huey que parece simulador de fogo quando você o pega. É maneiro. Tem foguete, tirinho e tal.
Segundo o Sergeant Mark IV, o VietDoom precisa do Zandronum 3.1 ou do GZDoom para rodar. Ele não especificou qual a versão do GZDoom é necessária, mas, bem provavelmente, as muito antigas não devem servir.
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