The Magnificent Five

Be ready for killing and more killing, and then still more killing, until the reason for it is gone.


15 de abril de 2024

The Magnificent Five, chamado também de DBP30: The Magnificent Five ou The Magnificent 5, é um pacote de cinco mapas para Doom 2 inspirado em obras de faroeste. Foi desenvolvido pela Doomer Boards Community e lançado inicialmente 1º de dezembro de 2020.

O protagonista deste mod é um caçador que parte em vingança contra um bandido que matou sua família e roubou suas economias, devendo, na busca deste seu objetivo, eliminar também seus lacaios: um rol de inimigos compostos por pistoleiros, vaqueiros, demônios e demônios vaqueiros.

Além das novas fases, The Magnificent Five modifica texturas, skyboxes, músicas, gráficos, monstros, armas e outros elementos, tudo no sentido de mesclar o jogo com temática de Velho Oeste. Há também alterações na gameplay via patches DeHackEd, mas, até onde vi, são pontuais e bastante sutis.

Vídeos

Temos também o Alberto Balieiro jogando The Magnificent Five com Outlaws Enemies For GZDoom, Ballad of Blue Tiger, Universal Weapon Sway, Tilt++, Bloom Boost e Fullscreen Statusbar Mod.

Acima, uma playlist que traz o mod até o fim. Tem playthroughs com e sem comentários.

Enredo

Enquanto você estava caçando na pradaria, um velho inimigo seu, “Black Hand Burt”, assassinou sua esposa e filha, e roubou sua fortuna. Agora você está a caminho da vingança! Seu objetivo é matar Burt e todos os seus homens pelo que fizeram.

Fases

  1. MAP01: Sunrise, por Ilya Lazarev (joe-ilya);
  2. MAP02: Tempio del Diablo, por Walter Confalonieri (daimon);
  3. MAP03: Chaco Canyon, por Micah Petersen (Jaws in Space);
  4. MAP04: Assault on Rio Lobo, por Morpheus Kitami & Jaws In Space;
  5. MAP05: Corbucci, por LunchLunch;
  6. MAP06: Thanks For Playing!, por Jaws In Space.

Trilha sonora

  • MAP01: “Teehee Valley”, por Yoko Shimomura, de Mario & Luigi: Superstar Saga;
  • MAP02: “Benevolent Ghosts”, por Alfonzo & James Paddock;
  • MAP03: “The Ecastasy of Gold”, por Ennio Morricone, de The Good, the Bad and the Ugly (Três Homens em Conflito);
  • MAP04: “Theme from Outlaws”, por Clint Bajakian, de Outlaws;
  • MAP05: “Banjo Lovers Delight”, por Paul Corfiatis;
  • MAP06: “Once Upon A Time In The West”, por Ennio Morricone, de Once Upon a Time in the West (Era uma Vez no Oeste);
  • Tela de título: “Main Title”, por Elmer Bernstein, de The Magnificent Seven (Sete Homens e Um Destino);
  • Intermissão: “Garryowen”;
  • Tela de texto: “Main Title”, por Ennio Morricone, de For a Few Dollars More (Por uns Dólares a Mais).

Curiosidades

  • O desenvolvimento do The Magnificent Five foi chefiado por Micah Petersen (Jaws in Space), em seu primeiro projeto DBP como líder.
  • O título do mod, “The Magnificent Five” é uma clara referência ao supracitado The Magnificent Seven, um filme épico de faroeste americano de 1960 e um remake – no estilo do Velho Oeste – do filme japonês de Akira Kurosawa de 1954, Seven Samurai (inicialmente lançado nos Estados Unidos como The Magnificent Seven). Seu elenco inclui Yul Brynner, Steve McQueen, Charles Bronson, Robert Vaughn, Brad Dexter, James Coburn e Horst Buchholz como um grupo de sete pistoleiros e Eli Wallach como seu principal antagonista. Os sete personagens-título são contratados para proteger uma pequena vila no México de um grupo de bandidos saqueadores liderados por Wallach. Esse filme foi um sucesso estrondoso, é considerado muito importante por seu impacto e influência e se tornou uma franquia que até o momento compreende oficialmente três sequências, uma série televisiva e um remake. O fato do mod usar “Five” e não “Seven” em seu nome, é muito certamente por causa do seu numero de mapas: 5.
  • Outra grande inspiração para The Magnificent Five é sem dúvidas o A Fistful of Doom., o WAD do qual também pegou emprestados alguns recursos.

Screenshots

Compatibilidade

The Magnificent Five foi desenvolvido para ports com remoção de limites, o que significa que deve funcionar de boa com sua grande maioria, sendo que, para uma experiência mais vanilla, talvez o Crispy Doom ou o DOOM Retro sejam boas opções. Já aqui, testei o mod no GZDoom com os IWADs do Doom II: Hell on Earth e o da Phase 2 do Freedoom. Parece que funciona de boa com tudo isso.

Mais informações e mods pra Doom

Download e ficha técnica

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!