Tetanus

Mapset vanilla pra Doom com estética vibrante e colorida tipo Super Mario Odyssey.


20 de julho de 2024

Tetanus é um conjunto de 10 (+1) mapas para Doom 2 que apresentam combate intenso, ambientes industriais decadentes e um design centrado em níveis limpos e de fácil leitura. Foi desenvolvido pela Squonker Team e lançado inicialmente em 16 de agosto de 2023.

Trata-se de um episódio com visuais inspirados nos designs “orange-box” de vários jogos do engine Source, bem como nos “Steam Gardens” de Super Mario Odyssey. Além dos mapas, Tetanus conta com trilha sonora praticamente exclusiva, várias novas texturas e um HUD que combina consistentemente com o resto do WAD.

Em 18 de julho de 2024, Tetanus foi selecionado como um dos add-ons oficiais no relançamento de Doom pela Bethesda, provavelmente pela sua estética bastante vibrante e colorida desse trabalho, que oferece uma abordagem única e diferenciada. O Tetanus também foi o segundo lugar nos Cacowards 2023.

Vídeos

Confira o trailer oficial do Tetanus.

Foi nas Notícias do Facínora #255 onde falei pela primeira vez sobre esse mapset.

Enredo

Sob um céu azul brilhante, com um aroma de sal marinho no ar, um monumento às piores tendências da humanidade apodrece. Hubris, crueldade, uso de chumbo na tinta, finalmente condenado à morte sob o radiante julgamento do sol. À medida que décadas se transformam em séculos, a vida infesta o corpo inchado da instalação corroída. Para que servia? Hubris? Provavelmente. Crueldade? Definitivamente. Usaram chumbo na tinta? Não lamba as paredes.

Mapas

  1. MAP01: Infiltrate, por Egg Boy;
  2. MAP02: Rush, por ZeMystic;
  3. MAP03: Rust, por Alex Decker (myolden);
  4. MAP04: Asphyxiate, por T.WILL;
  5. MAP05: Salvage, por Brayden Hart (AD_79);
  6. MAP06: Dehydrate, por ZeMystic;
  7. MAP07: Corrode, por Yugiboy85;
  8. MAP08: Desaturate, por uber;
  9. MAP09: Circulate, por Skronkidonk;
  10. MAP10: Engorge, por Bobbylol;
  11. MAP11: Thank You.

Trilha sonora

  1. MAP01: Scratch and Sniff, por ZeMystic;
  2. MAP02: Asbestos, por Egg Boy;
  3. MAP03: Divine Bloodline, por Akira Souji (de Castlevania: Rondo of Blood);
  4. MAP04: Chokejerkers Anonymous, por AD_79;
  5. MAP05: Wavelengths, por AD_79;
  6. MAP06: Dry World Dancin, por ZeMystic;
  7. MAP07: Rustacean, por AD_79;
  8. MAP08: Kuiper Belt, por AD_79;
  9. MAP09: Eruyt Village, por Hitoshi Sakimoto (de Final Fantasy XII), sequenciado por Thomas Christensen;
  10. MAP10: Pattern 32, por Korp;
  11. MAP11: Everybody (Backstreet’s Back), por Backstreet Boys;
  12. Tela inicial: Girth Quake, por ZeMystic;
  13. Tela de intermissão: Rusty, por ZeMystic;
  14. Tela de texto: Tread Lightly, por ZeMystic.

Curiosidades

  • Tetanus foi criado pela Squonker Team, uma equipe que inclui membros com diferentes especialidades em design de níveis e música. A colaboração entre esses criadores (AD_79, Bobby (lolmcswagger), Egg Boy, myolden, Skronkidonk, T.Will, uber, Yugiboy85 e ZeMystic ) resultou em um projeto coeso e bem-recebido pela comunidade de Doom.
  • Tetanus começou seu desenvolvimento em outubro de 2022 com um mapa de teste criado para experimentar temas e conceitos únicos. Ele foi baseado na estética de texturas de The Orange Box, que foi usada para informar um estilo de mapeamento claramente telegráfico, onde a legibilidade é fundamental. O estilo visual também foi inspirado pelo nível Steam Gardens de Super Mario Odyssey.
  • Cada mapa do Tetanus apresenta desafios específicos que testam as habilidades dos jogadores tanto em combate quanto em movimentação estratégica. O design dos níveis foi feito para ser claro e legível, facilitando a navegação e permitindo um fluxo mais dinâmico​.
  • Tetanus explora uma temática de decadência industrial, onde as instalações corroídas e abandonadas se tornam um campo de batalha.
  • O desenvolvimento do Tetanus contou com apoio da comunidade de modding de Doom, o que incluiu feedback e sugestões.

Screenshots

Compatibilidade

O Tetanus é um mod vanilla que roda no DOOM2.EXE e, consequentemente, em qualquer source port avançado do Doom usando o IWAD do Doom II: Hell on Earth, embora eu creia que o da Phase 2 do Freedoom deva quebrar o galho de boa.

Segundo a documentação, o uso do mouse para olhar, pular e agachar deve ser desativado se você estiver usando um port com esses recursos e quiser a experiência projetada pelos autores do Tetanus, mas, por mim, você joga do jeito que quiser. Se estiver usando Chocolate Doom, pode carregar o DeHacked normalmente ou usar o comando “-dehlump” para carregá-lo diretamente de dentro do WAD.

Mais informações e mapas para Doom

Download e ficha técnica

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