Sun Damage Omen

Sun Damage Omen é um mod para Doom 2 do DoukDouk que foca em combinar elementos sombrios com um gameplay descomplicado e acelerado.


22 de janeiro de 2018

Sun Damage Omen é um mod para Doom 2 que está sendo desenvolvido pelo DoukDouk (atualmente, ainda é um “work in progress”) focando em combinar elementos sombrios com um gameplay descomplicado e acelerado.

Inspirado em jogos como BUTCHER e The Chronicles of Riddick e filmes como Aliens, O Resgate (Aliens) e Exterminador do Futuro, este PWAD traz novas armas, sons, HUD, fontes, monstros, músicas e gráficos.

O combate melee também foi aprimorado e conta com um chute rápido que é acionado com o altfire de todas as armas. Além disto, os inimigos estão sensivelmente mais perigosos e tudo o que era relacionado às balas foi substituído por projéteis aqui (exceto o ataque do Wolfenstein SS, até o momento).

Vídeo

A primeira parte do vídeo acima foi jogada no mapa Crazy Joe Devola. A segunda foi, como o de costume, no Mapa 32, para mostrar o resto do arsenal do PWAD.

Já no vídeo anterior, joguei o Sun Damage Omen na primeira fase do Doom 64 for Doom II com uma música do PSX Soundtrack Replacement. Essa combinação ficou chupeta! Recomendo.

Análise

Sobre o arsenal do Sun Damage Omen, apesar de este ser totalmente novo, não consiste em uma modificação muito radical das armas originais, especialmente em danos e coisas do tipo. O mesmo pode ser dito para os monstros. Mas a proposta do mod quanto ao combate é ser bem simples e direto, sem complicações advindas de upgrades confusos ou de armas exclusivas para cada classe: só tiroteio e porrada. Tenha em mente que o Sun Damage Omen está sendo criado para ser uma conversão total, portanto, muita coisa pode ser alterada ou rebalanceada (mesmo que o autor dizendo que não vai adicionar novas armas). Aliás, as alterações do PWAD são mais para refinar o gameplay original do Doom do que para ampliá-lo.

Outra coisa que vale frisar é que recursos do SDO (sons, gráficos e tal) estão combinando harmoniosamente para criar uma atmosfera bem sinistra, especialmente em mapas escuros com corredores estreitos, embora eu tenha achado o HUD meio feio. O autor está no processo de criar os episódios próprios do mod, porém ele recomenda mapas como os do Hell for Leather e do Coffee Break para jogarmos com ele, por enquanto.

Diria que o objetivo do Sun Damage Omen de criar uma balbúrdia sombria alimentada a adrenalina está, certamente, sendo alcançado. Quando/se os mapas próprios desta TC estiverem concluídos, eu apostaria que o resultado vai fazer ainda mais vista.

Screenshots

Compatibilidade

Rodei o Sun Damage Omen aqui no GZDoom 3.2.0 e no LZDoom 3.86a com os IWADs do Doom II: Hell on Earth, Final Doom e da Phase 2 do Freedoom. O mod parece funcionar de boa com tudo isso.

Mais informações e mods para Doom

Download e ficha técnica

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