Canções do cartucho 16-bit pro único clássico possível de PC (e Chex Quest)!
16 de outubro de 2024
SNES Doom Jukebox é um mod pra Doom que reproduz de forma aleatória músicas do notório port de Super Nintendo deste jogo de tiro em primeira pessoa da id Software. Foi desenvolvido por este que vos fala, Facínora, e lançado inicialmente em 16 de outubro de 2024.
Este jukebox traz as faixas originais do Doom de SNES, em formato SPC, o que faz ocupar pouco espaço em disco, e também pode ser desabilitado no meio da partida, funcionando como um pacote de músicas para Doom, The Ultimate Doom e Chex Quest. De bônus, têm as versões do Wolfenstein 3D de Super Nintendo das BGMs dos mapas 31 e 32 do Doom II.
O SNES Doom Jukebox foi desenvolvido usando uma versão modificada do jukebox do DemonSteele e parte do que já estava pronto no Gambiarra, embora com atualizações e correções de bugs. Para além disto, este add-on não altera mais nada no game, podendo ser combinado com vários outros trabalhos, sejam mapas, pacotes de monstros, mods de armas etc.
Enquanto não temos mais vídeos com o SNES Doom Jukebox, assista também ao Gambiarra em ação, é praticamente a mesma coisa. Esta partida também estava com o Kriegsland Enemies Pack.
Mais vídeos
Agora, se quiser ver como é o funcionamento do mod com o jukebox desligado (com músicas fixas por fases), assista o nosso showcase do SNES Doom mesmo. São as exatas mesmas canções.
Curiosidades
A ideia pra criar este jukebox surgiu praticamente junto do lançamento do Gambiarra Flakes, ou seja, levou “só” 6 anos pra sair do papel. Foi quando vi que muitos diziam preferir a trilha sonora do Doom de SNES à versão original de PC. Dá pra entender que estas canções tem alta qualidade e seu charme próprio, mesmo não concordando.
Aliás, a trilha sonora é o que compensa a imperfeição do port de Super Nintendo, que apresenta arranjos das músicas do Doom de DOS para tocar no chip S-SMP. A música pode ser comparada com a versão de 3DO o clássico em sua boa qualidade. Também tem guitarras eletrônicas no fundo, e toda a trilha sonora é construída com percussão chippy.
A OST do Doom de Super Nintendo fica bem parecida com a original do DOS quando tocada em um Roland SC-55, sugerindo que a maioria das amostras de instrumentos foram tiradas de lá.
Como o jogo de SNES foi portado pela Sculptured Software, seu principal compositor interno Paul Webb arranjou os arquivos MIDI de Bobby Prince, compositor original das canções do Doom, para este cartucho 16-bit. Paul usou BMus, o driver de som SNES da Sculptured Software, enquanto usava um Ensoniq EPS, de onde os instrumentos são originados.
Infelizmente, não há músicas como I Sawed the Demons, Deep Into the Code, The End of DOOM e Sweet Little Dead Bunny da versão original. Elas foram substituídas por outras faixas ou nem foram usadas. No Doom SNES Jukebox, escolhi umas musicas aleatórias nas fases do Doom/The Ultimate Doom onde tocariam essas fases.
Já o port de Super Nintendo de Wolfenstein 3D usa música das versões de DOS deste jogo e do Spear of Destiny, mas a qualidade das trilhas é ligeiramente melhorada graças ao chip de áudio mais avançado do SNES. Soa particularmente melhor com os instrumentos de percussão. Embora Bobby Prince não conseguisse realmente se lembrar muito sobre a versão SNES deste game devido ao passar dos anos, John Romero, com sua memória de elefante, afirma que Prince arranjou sua própria música neste port. Prince usou Sequencer Plus Gold e seu Ensoniq EPS para compor a trilha sonora original, e provavelmente arranjou os arquivos MIDI da versão SNES no mesmo programa com o mesmo teclado. Esses MIDIs foram então convertidos em um driver de som por Rebecca Heineman, que não é creditada.
Como a versão do SNES do Wolfenstein 3D não utiliza o chip S-SMP da maneira padrão, a música não pode ser dumpada em arquivos SPC e teve que ser copiada para o formato SNSF. Seja qual for o caso, só sei que, entretanto, achei os arquivos SPC pra este jukebox, os quais foram ripados por KungFuFurby.
O mod parece funcionar no Zandronum (2.0 e 3.0), ZDoom 2.8.1 e GZDoom (1.8.2 ao 2.x.x) sem dar pau, mas as cores das fontes não ficam corretas, e não sei dizer se dá pau em outros aspectos.
P.S.: se quiser evitar que sejam tocadas as músicas padrão de cada fase antes das canções do jukebox, use o patch Jukebox Nuller v2.0.wad, que vem junto no download do SNES Doom Jukebox.
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