Scientist 2

Além de novos mapas pro Doom, traz novos inimigos, texturas, armas, sons e músicas.


11 de agosto de 2023

Scientist 2 é um megawad que apresenta 30 novas fases para partidas single player, cooperativas e deathmatch, além de outros recursos ao Doom II. Foi desenvolvido por Roland van der Velden (Scientist) e lançado em 15 de outubro de 2005.

Este mod foi construído sobre o Scientist, um pacote de 11 mapas de 2002 desenvolvido pelo próprio Roland, contendo seus níveis originais juntos a 9 outros para um jogador e 10 de bônus para deathmatch baseados nas fases single player. Os inícios para co-op existem, mas só eles mesmo.

É interessante também ressaltar que este mapset também traz novos inimigos, texturas, armas, efeitos sonoros e músicas. Tem também o fato de que em 10 de agosto de 2023 o Scientist 2, na sua forma atualizada Scientist 2023, foi adicionado como add-on oficial pro port do Doom da Bethesda. [1]

Vídeos

Acima, temos um speedrun do Mapa 01 no Ultra-Violence.

Já o segundo vídeo traz o Scientist 2 sendo jogado com o Kriegsland 2.

Armas

Em relação ao Doom vanilla, vários novos gráficos estão presentes em Scientist 2, incluindo armas alteradas por meio de um patch DeHackEd:

  • A Super Shotgun vira duas espingardas.
  • A Chaingun vira uma AK-47.
  • O Rocket Launcher vira uma besta, com munição de flecha para combinar.
  • O Plasma Rifle vira um lança-chamas, com munição de combustível correspondente.
  • A BFG9000 vira granadas de fogo.

Enredo

O próprio autor fala que o enredo do Scientist 2 é bobo, mas pelo menos achei melhor do que o do original, que era coisa de neo-ateuzinho pinto curto. Mas. lá vai:

“Quando os primeiros humanos comeram da árvore proibida do conhecimento do bem e do mal, isso trouxe dor e miséria ao mundo, amaldiçoou a terra e os homens se tornaram maus. Ao obter esse conhecimento, Deus decidiu que o homem não deveria mais ser capaz de viver para sempre. Transformando assim a árvore da vida (imoralidade) em uma árvore proibida.

À medida que a ciência continua a melhorar sua compreensão sobre a vida, origem, morte e imortalidade, parece que a humanidade novamente está no ponto de comer de uma fruta proibida.

Em nossa história, um cientista está próximo da descoberta da imortalidade humana. Ele acredita que não precisamos de Deus para alcançar a imortalidade mas pode obtê-lo através da ciência.

Deus não está satisfeito com essa desobediência e, como antes, decide transformar o lar da humanidade em um lugar menos confortável. Enquanto o cientista continua seu trabalho, a Terra é atingida por desastres naturais e monstros estranhos estão assumindo o controle. Mas o homem da ciência não se impressiona com tudo isso e ignora todos os avisos de Deus.

Parece que só há uma maneira de evitar que a Terra se torne um inferno ainda maior para os humanos: matar o cientista. Mas esteja avisado: ele parece estar carregando um teletransportador portátil permitindo escapar de você.”

Curiosidades

  • Numa entrevista cedida à Bethesda, Roland van der Velden fala sobre o modelo que usou para criar a caveirona voadora que substitui o Cyberdemon (Scidemon), que foi feita com uma caveira de plástico com peças de brinquedos.
  • O Wolfenstein SS e o Cyberdemon foram substituídos pelo cientista, que atua como o principal antagonista da história, bem como um inimigo recorrente e chefe final do último mapa single-player.
  • Ocean’s Edge tem créditos por 3 músicas da trilha sonora do Scientist 2.

Screenshots

Compatibilidade

O Scientist 2 é compatível com o engine vanilla (DOOM2.EXE), o que significa que funciona com qualquer source port também. O mod precisa do IWAD do Doom II: Hell on Earth, mas creio que os do Final Doom e o da Phase 2 do Freedoom devem quebrar o galho sem maiores problemas.

Se você quiser jogar no port do Doom da Bethesda, conhecido também como Doom Classic Unity ou Doon Enhanced, o Scientist 2 já deve estar disponível em seu menu de add-ons.

Mais informações e megawads

Referências

  1. Bethesda @ Twitter – Em 10 de agosto de 2023.

Download e ficha técnica

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!