Quaker’s DOOM

Quaker's DOOM é um mod que traz as armas do Quake (1996) e alguns outros de seus elementos a um outro clássico jogo de tiro em primeira pessoa da id Software: Doom.


19 de abril de 2022

Quaker’s DOOM é um pacote que traz as armas do Quake clássico, o de 1996, ao Doom/Doom II. Foi desenvolvido por TheOldKingCole e lançado originalmente em 24 de fevereiro de 2020.

Além do arsenal do outro clássico jogo de tiro em primeira pessoa da id Software, o Quaker’s DOOM adapta outros de seus elementos, como HUD, pick-ups, efeitos sonoros e pequenas modificações de gameplay em alguns monstros. Algumas armas tem altfire e, sim, dá pra fazer rocket jumping.

O Quaker’s Doom é basicamente uma conversão do Descent into Heresy, um mod para Heretic, para Doom. Outra coisa que vale ressaltar é que as alterações nos inimigos foram feitas pensando em questões de balanceamento. Elas são bem mínimas, mas pode ser que causem inconsistências ao combinar o Quaker’s DOOM com outros PWADs que modifiquem os monstros.

Vídeos

No 62º Combinações do Alberto, temos o primeiro mapa do Arrival sendo jogado com o Quaker’s DOOM junto com o Brutal Doom Monsters Only, Universal Weapon Sway, Bloom Boost, Creepyfied Textures, Tilt++ e Doom Metal Soundtrack Mod.

Temos também um vídeo que mostra a primeira fase do Quake2 PSX Reborn, com o Quaker’s DOOM e os outros mods: Vanilla Doom 3D Models for Doom I & II, Alternate Quake Music Pack, Alternate Quake Music Pack Jukebox, Bloom Boost e Nash’s Gore Mod.

Análise

Um mod pequeno e leve, mas que oferece muitas possibilidades, o Quaker’s DOOM é um mod que simpatizei logo de cara.

Uma coisa que me chamou atenção é que os recursos não são simplesmente os modelos do Quake original ripados e transformados diretamente em sprites de Doom, o que geralmente os deixa com uma cara meio morta, amadora, feia e artificial. O que vemos aqui é bem o contrário: os recursos escolhidos, embora não 100% originais, foram combinados de forma consistente e harmoniosa, deixando tudo funcionando bem nos aspectos visual, sonoro e de gameplay.

Não conheço o OSJC’s QUAKE – Descent into Heresy pra poder falar, mas creio que muito desse mérito pode ser deste trabalho original. Todavia, não muda o fato que o Quaker’s DOOM é bom no que promete. Ou seja, foi uma boa escolha do TheOldKingCole hackear este mod para transformá-lo num que traz o arsenal do Quake pro Doom.

O único aspecto negativo do Quaker’s DOOM que notei até o momento vem do fato de não ser um pacote de armas “puro”. Como supracitado, apresenta alterações nos pick-ups e seus respectivos buffs e, visando balanceamento, no comportamento de alguns monstros. Estas são apenas em mudanças nos drops e talvez alguma outra coisa que pode ter me escapado, entretanto podem causar inconsistências se for jogado com pacotes de inimigos ou outros PWADs que mexam nos monstros. Tais inconsistências podem ser desde o balanceamento até criaturas com visuais esquisitos. Dependerá de como os outros mods são feitos. Mas isso não é nada grave. É questão de ir testando aí pra ver quais combinam melhor com o Quaker’s Doom.

Screenshots

Compatibilidade

Usei o GZDoom 4.7.1 e o LZDoom 3.88a — com os IWADs do Doom II: Hell on Earth, The Ultimate Doom, Final Doom e Freedoom — para rodar o Quaker’s DOOM, e parece que o mod funciona de boa com tudo isso.

Patch para o Vanilla 3D Models

Como dito acima, devido ao fato dos monstros terem algumas alterações no comportamento, podem haver inconsistências ao combinar este PWAD com alguns outros. Com o Vanilla Doom 3D Models for Doom I & II, por exemplo, os modelos não são aplicados a varias criaturas, mas felizmente consegui fazer um patch (QuakersDoomWithModels.pk3) que corrige esse problema.

Este patch já está incluído no nosso pacote de download, mas só serve mesmo pra este caso. Ele deve ser carregado DEPOIS do Quaker’s DOOM e do Vanilla Doom 3D Models for Doom I & II.

Mais informações e Quake

Download e ficha técnica

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