O melhor de Quake Champions expandido de uma maneira extraordinária no Doom.
QC: Doom Edition, também chamado de Quake Champions: Doom Edition ou simplesmente QC:DE, é um mod que é uma recriação do Quake Champions para ports avançados de Doom. Foi desenvolvido por DBThanatos e Michaelis e lançado no dia 15 de fevereiro de 2018.
O QC:DE apresenta todas as armas do Quake Champions, várias classes de herói para jogar (chamadas de champions, cada uma com habilidades e características únicas), opção para escolher ou combinar monstros do Doom, Quake, Quake II e Quake 4, selecionar qual a arma inicial, bots bem mais difíceis, HUD novo (e que mostra os números de dano), lootboxes, medidor de velocidade, barra de armas opcionais, novos crosshairs, hit beeps e telas de ajuda com detalhes das classes, suporte pra multiplayer (inclusive Duel, LMS e Domination), dentre outras funcionalidades muitíssimo interessantes.
O Quake Champions: Doom Edition foi mais do que merecidamente laureado com um Cacoward em 2018 na categoria multiplayer. De fato, é um mod excelente.
O vídeo anterior mostra a versão 2.0 do Quake Champions: Doom Edition, lançada dia 30 de novembro de 2018. Tem single player, as armas todas e seus upgrades, as novas classes e um skirmish no mapa AEON01 do pacote Aeon QCDE.
O vídeo acima é o showcase que fizemos do QC:DE 1.0 no nosso esquema tradicional, embora tenha ficado bem mais longo do que o de costume (quase meia hora). Ele tem três partes, onde duas são partidas comuns single player e uma é um deathmatch offline contra bots.
Bem de cara, já dá pra ver que o mod tem um visual excelente. É tudo muito caprichado, com o HUD, itens, power-ups e armas bem agradáveis aos olhos, combinando harmoniosamente com todo o resto. Outra coisa que dá para notar é que parece bastante com um Quake mesmo, com muitos saltos e tiroteios em um ritmo acelerado. Também me lembrou um Unreal Tournament. Mas tenha em mente que eu ainda não joguei o QC pra comparar. Pode lembrar, ainda, o Death Foretold, mas um mod não substitui o outro de jeito algum. São bem únicos.
A armas ficaram, em geral, com um aspecto muito bom. Não parecem “mortas” como as do Quake 4 Lightning Fast Mod: Doom Edition, outro mod do DBThanatos. Existem sprites reaproveitados, até mesmo por não ser nada fácil criá-los. Mas creio que isto foi contornado pelo fato do QC:DE não almejar ser um remake 1:1 do original, utilizando elementos de outros jogos de tiro em primeira pessoa clássicos e alguns recursos de qualidade que já vemos por aí. Outra coisa que vale a pena frisar é que tem muita velocidade e rocket jumping, como não poderia faltar. As partidas em mapas com plataformas mais altas no QCDE são bem maneiras até para quem só está assistindo.
Falando sobre as loot boxes, estas aparecem quando você pega todos os secrets e mata todos os monstros do mapa. Elas são usadas de um modo bastante justo no Quake Champions: Doom Edition e não tem frescura tipo skins nem nada.
Apesar de tudo o que este mod oferece, assim como o D4T, ele é bem leve e conta com muita compatibilidade. Fiquei com a impressão que só não foi feito mais no QC:DE porque o engine não permite, com o trabalho atingindo seus limites.
O QC: Doom Edition rodou aqui no GZDoom (2.4.0 e 3.2.0) e no Zandronum 3.0, com os IWADs do Doom II: Hell on Earth, The Ultimate Doom, Final Doom e de ambas phases do Freedoom. Não cheguei a testar extensivamente, mas não notei problemas.
Além disto, segundo os autores, é garantido que funciona também no GZDoom 1.8.6 e superiores ao 3.2.0 e no Delta Touch. Não testei em nenhum destes ports, porém eu não tenho porque duvidar deles.
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