Tinha que ter jeito de executar os vagabundos, mas tá valendo...
Punisher Monster Replacer/Manhunt version (Cartoony), ou simplesmente Punisher Monster Replacer pra simplificar, é um pacote de monstros para Doom que apresenta um rol de inimigos inspirados na galeria de vilões do anti-herói Justiceiro, da Marvel. Foi desenvolvido por DeeDeeOZ e lançado em 23 de dezembro de 2021.
Apesar de trazer os vagabundos e outros tipos de escória que Frank Castle geralmente executa em sua rotina diária, este mod é quase todo feito com gráficos pixelados feitos no MS Paint, o que o torna cartunesco, não violento.
Se por um lado o estilo do Punisher Monster Replacer possa jogar um banho de água fria em quem estava procurando algo para administrar um banho de sangue “maduro e realista” no Doom, por outro significa que é um mod que pode ser usado em combinações retrô com gráficos em pixel art e/ou para fins humorísticos.
No GM72’s Mod Combos #24, temos as duas primeiras fases do WAD.wad sendo jogadas com o Punisher Monster Replacer/Manhunt version (Cartoony) e o Spawn: Path to Damnation, PaintTextures, Alternate Sounds e umas músicas do jogo The Punisher.
Acima, uso o Punisher Monster Replacer numa combinação com os outros seguintes mods: Wolf ‘En Doom Lite Classic Weapons Only, Lost Block, PaintTextures, Bloom Boost, Nash’s Gore Mod, Universal Rain and Snow, NINTENDOOM e Nash’s HP Bar.
Ainda não tive tempo para jogar o Punisher Monster Replacer/Manhunt version (Cartoony) à fundo, mas pelo que já deu pra ver, diria que, apesar do estilo gráfico destoar bastante com o que se poderia esperar de um mod de Justiceiro para Doom, trata-se de um pacote consistente que pode combinar bem com outros trabalhos que apresentem estilo retrô, gráficos tipo MS Paint, temática cartunesca/cômica ou até de Wolfenstein 3D, visto que os inimigos ficam olhando quase o tempo todo para o jogador, bem como os chefões deste outro clássico da id Software.
Tem coisas que não gostei, pelo menos nesta versão que experimentamos (1.04): não dá para destruir cadáveres mesmo usando mods que possibilitam isso e o spawn aleatório de barris pode atrapalhar sua estratégia se você tava esperando algo pra explodir com os inimigos, pois pode aparecer algo que simplesmente não explode no lugar. Também não dá para detonar inimigos rendidos, o que achei nada a ver com o Justiceiro.
Mas os pontos positivos realmente compensam os negativos. E, como são poucos os pacotes de monstros deste tipo para Doom, aproveite!
Na lista abaixo, constam mods testados pelo autor que ele sugere para combinar com o Punisher Monster Replacer:
Pra quem está procurando consistência visual, eu recomendaria carregar junto o PaintTextures e o Nash’s Gore Mod (com o sangue configurado pra pixel), pra jogar com algum dos seguintes pacotes de armas Wolf ‘En Doom Lite Classic Weapons Only, Combined_Arms v1.4 ou superior, Jumping Flash Doom, Space Hunter, o pacote de armas do Iron Snail ou La Tailor Girl.
Atenção: esta seção cobre a compatibilidade do mod com source ports e IWADs. Para outros PWADs, consulte Mods compatíveis/sugestões.
Rodamos o Punisher Monster Replacer/Manhunt version (Cartoony) v1.04 aqui no GZDoom (4.8.0 e 4.8.2) com os IWADs do Doom II: Hell on Earth, The Ultimate Doom, Final Doom e Freedoom, e parece que funciona de boa com tudo isso.
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