Lute contra o Inferno em sprites cuidadosamente feitos à mão.
8 de janeiro de 2024
Painslayer é um mod de gameplay para Doom e Heretic baseado no Painkiller e sua expansão Painkiller: Battle Out of Hell que traz suas armas, mecânicas e outros de seus elementos. Foi desenvolvido por Jekyll Grim Payne (ou Agent_Ash ou Jekyll_Grim_Payne) e lançado inicialmente em 14 de junho de 2021.
Este demake é um esforço em adaptar o FPS de 2006 da People Can Fly o mais próximo possível, o que é refletido em seu arsenal — inclusive com modos de tiro alternáveis —, sistema das Black Tarot Cards, gold pra comprar cartas, combos, novos níveis de dificuldade, almas pra recarregar saúde e te transformar num demônio quando forem recolhidas em quantidade suficiente e outras funcionalidades.
O Painslayer é um trabalho extremamente consistente e sofisticado, muito divertido. Não foi à toa que lhe demos um Gaming DooM Awards em 2021. Vale notar também que apesar de todas as mudanças na jogabilidade, inclusive na movimentação e tal, quebra o galho como um pacote de armas ao ser combinado com mods de monstros.
Todas as armas do Painslayer tem modos de tiro Primário/Secundário, e dá pra fazer uns combos maneiros com algumas delas:
Pain/Killer
Primário – Pain. Lâminas que giram rápido e causam dano decente sem empurrar os inimigos para trás.
Secundário – Killer. O bloqueio das lâminas é disparado e ricocheteia no inimigo mais próximo ou fica preso em uma parede ou obstáculo. Se mirar no projétil Killer, sua arma emitirá um feixe que perfurará e danificará todos os inimigos no caminho. O projétil não pode ser perdido e retornará para você através de qualquer obstáculo se você pressionar altfire novamente ou trocar de arma.
Combo – segure Primário e toque em Secundário. As lâminas rotativas serão lançadas para frente, causando muitos danos a qualquer coisa que atingirem, e então retornarão a você.
Você pode usar Killer para fazer malabarismos com cadáveres inimigos antes que desapareçam repetidas vezes pra fazê-los dropar gold.
Shotgun/Freezer
Primário – Uma escopeta de tiro rápido com alcance decente.
Secundário – Congelará a maioria dos inimigos (exceto chefes), o que fazem-nos receber dano maior, especialmente da Escopeta.
Combo: pressione Secundário e imediatamente pressione Primário. Sua animação de ataque secundário será rapidamente cancelada em um tiro de espingarda.
Stakegun/Grenade Launcher
Primário – Dispara uma estaca de madeira que causa danos significativos e pode prender os inimigos nas paredes. Voa em arco. As estacas pegarão fogo após alguns segundos de voo, o que aumentará o dano.
Secundário – Dispara uma granada que pode ricochetear em superfícies e causar danos decentes.
Combo – Atire uma granada e depois atire uma estaca na granada. Sua estaca perfurará a granada e se transformará em um “foguete” improvisado que causa muito dano, mais do que foguetes ou granadas normais.
Rocket Launcher/Minigun
Primário – Dispara um foguete normal.
Secundário – Uma minigun de tiro rápido. Sua propagação aumenta conforme continua atirando.
Electro/Driver
Primário – Shurikens. Dispare rapidamente estrelinhas ninja (sem ser aquelas de Araldite) que podem atingir os inimigos. Shurikens também explodirão após alguns segundos de voo, causando dano a qualquer coisa próxima.
Secundário – Emite um raio de curto alcance que fará um leve arco em direção aos inimigos. Bom para atordoar.
Combo – Segure Secundário e toque em Primário. Dispare todo a carga de discos carregados com energia elétrica,o que emitirá raios contra todos os inimigos ao seu redor. Devastador para controle de multidões e chefes.
Rifle/Flamethrower
Primário – Dispara em rajadas de até 8 tiros. Causa mais dano e tem menor propagação do que a Minigun, mas a taxa de tiro é visivelmente menor.
Secundário – Lança-chamas. Dispare chamas lentas que perfurarão os inimigos e os incendiarão, fazendo-os queimar por alguns segundos.
Combo – segure Secundário e toque em Primário. Dispare um tanque de combustível inteiro que explodirá com um pequeno atraso, causando muitos danos e emitindo chamas ao seu redor. Atire no tanque para o explodir quando achar conveniente.
Boltgun/Healer
Primário – Dispara uma saraivada de 5 parafusos de aço em linha reta que podem prender os inimigos nas paredes.
Secundário – Uma saraivada de 10 bombas que ricocheteiam nas superfícies e causam danos devastadores.
Combo – Atire bombas e, em seguida, dispare raios contra elas. Embora complicado e nem sempre útil, você pode criar foguetes improvisados empalando bombas com parafusos.
Zoom – Use a tecla “Zoom” (definida no Optuons) para usar a mira da arma.
Funcionalidades
Black Tarot Cards
O Black Tarot Board será aberto automaticamente ao iniciar um mapa (configurável). Use ouro para comprar cartas e equipá-las em slots. As cartas Silver são eficazes em todo o nível, enquanto as Golden podem ser ativadas uma vez por nível. Pode-se equipar cartas uma vez por nível, travando-as nos slots. Tem que pagar para destravá-las na próxima fase.
O ouro pode ser obtido em secrets, em caixotes quebráveis, matando inimigos com danos excessivos e fazendo malabarismos com cadáveres inimigos. Moedas de ouro também substituem os spawns de bônus de saúde e bônus de armadura.
Silver Cards
As Silver Cards (Cartas Prateadas) fornecem um efeito passivo contínuo. O jogador pode ter até duas Cartas Prata equipadas ao mesmo tempo, sendo estas as disponíveis:
Soul Keeper – As almas dropadas pelos inimigos nunca desaparecem.
Blessing – Aumenta a saúde base para 150. Se o jogador tiver 100 HP antes de equipá-lo, ela aumentará para 150.
Replenish – Recebe munição dobrada.
Dark Sou – Transforme-se em Demônio com 50 almas em vez de 66 almas.
Soul Catcher – Atraia almas e ouro à distância. O efeito é semelhante à opção “Atrair almas automaticamente/distância do ouro”, mas cobre uma distância maior.
Forgiveness – O número máximo de ativações do Golden Card é 2 em vez de 1.
Greed – Recebe ouro dobrado de pick-ups.
Soul Redeemer – Almas fornecem saúde dobrada.
Regeneration – Regenera Saúde a uma taxa de 1 HP/s caso você não tenha sofrido danos nos últimos 10 segundos.
Health Stealer – Receba de volta uma parte do dano causado aos inimigos como saúde.
Hellish Armor – Regenere armor a uma taxa de 1 ponto/s se você não tiver sofrido dano nos últimos 10 segundos.
666 Ammo – Começa o mapa com 666 de munição de todos os tipos.
Golden Cards
As Golden Cards (Cartas Douradas) fornecem um bônus temporário e podem ser ativadas manualmente, uma vez por mapa (a partir da versão 1.2.0, o número de ativações pode ser atualizado para obter ouro). O jogador pode ter até três Golden Cards equipadas por vez, sendo estas:
Endurance – O dano recebido é reduzido em 50%.
Speed – A velocidade de movimento aumenta em aproximadamente 33%.
Time Bonus – As Golden Cards duram 45 segundos em vez de 30.
Rebirth – Ganhe saúde e armadura completas na ativação.
Confusion – Confunde todos os inimigos alertados no mapa, que começam a atacar uns aos outros aleatoriamente. Eles escolhem um novo alvo a cada 3-8 segundos, mesmo que o anterior esteja vivo.
Dexterity – As armas atiram duas vezes mais rápido.
Weapon Modifier – Fornece os mesmos efeitos do power-up Weapon Modifier durante a duração das Cartas Douradas.
Steps of Thunder – Cada passo seu causa danos aos inimigos próximos. O efeito cobre uma área de 512×512 ao redor do jogador e afeta apenas inimigos que estão aproximadamente na mesma elevação que o jogador.
Rage – Quadruplica o dano aos inimigos.
Magic Gun – As armas temporariamente param de consumir munição.
Iron Will – Invencibilidade temporária.
Haste – O mundo fica desacelerado em 4x, mas, na verdade, é ainda mais complexo: monstros e seus projéteis são desacelerados em 60%; projéteis de jogadores em 40%; jogadores em 20% (incluindo o ativador), e as animações das armas dos jogadores receberam um efeito de desaceleração variável que equivale a aproximadamente 20–30%. A desaceleração afeta a velocidade de animação dos atores, a velocidade/velocidade de movimento e a mudança de tom de seus efeitos sonoros. Esta carta também interage com Speed (neutraliza a desaceleração da velocidade de movimento) e Dexterity (neutraliza a desaceleração das animações das armas). Como resultado, se Haste, Dexterity e Speed forem ativadas juntas, os inimigos ficarão mais lentos enquanto o ativador não será afetado completamente.
Almas de Demon Mode
Não há medikits ou stimpacks no Painslayer, mas todos os inimigos dropam almas (souls) quando mortos. Esta alma irá te curar e também aumentar seu contador de almas até ele encher, te fazendo te transformar num demônio (não um da garoa).
No Demon Mode, você é invencível e causa danos devastadores ao pressionar o ataque primário. O mundo também fica ligeiramente desacelerado.
Note que no nível de dificuldade Trauma, os inimigos não deixam almas.
Níveis de dificuldade
Slumber: munição dupla de pick-ups, 25% do dano recebido, monstros têm 50% de saúde. Sem cartas.
Daydream: x1,2 munição de pick-ups, 50% do dano recebido.
Insomnia (padrão): estatísticas padrão para tudo.
Nightmare: 80% da munição dos captadores, agressividade dos monstros aumentada.
Trauma: 60% da munição dos captadores, sem trapaças, a agressão e reação dos monstros bastante aumentadas, e estes não dropam almas, como dito acima.
Modos de tiro alternáveis
Imitando um recurso do Painkiller original, no Painslayer, usando o menu Mod Settings integrado, permite alternar os modos de tiro primário/secundário para qualquer arma. Geralmente é recomendado fazer isso para o Rocket Launcher/Minigun, porque muitos jogadores acham confuso que o Rocket Launcher seja um ataque primário e não secundário.
Codex
Como muitas das mecânicas do jogo original, como power-ups ou ataques combinados, são um tanto obscuras, o mod apresenta um Codex integrado que fornece informações sobre todas as armas, itens e mecânicas principais que pode ser acessado a qualquer momento. Ao pegar um novo item pela primeira vez numa partida, uma notificação de “Codex updated” piscará no canto superior direito, o que pode ser desabilitado nas configurações do Mod.
Localização russa
O mod vem com suporte para inglês e russo. Isso significa que o Black Tarot, o Codex, os obituários, as mensagens de coleta de itens e outras sequências de texto são fornecidos em inglês ou em russo. Os jogadores simplesmente precisam usar a configuração de idioma integrada do GZDoom para ver a localização.
PKGOLD # – Dá uma quantidade de gold definida em # (# é um número) e exibe uma mensagem especial. Se o número for omitido, dá o máximo de ouro possivel (99990).
PKREFRESH – Atualiza as ativações das cartas douradas, permitindo ao jogador utilizá-las novamente.
PKCONSUME # – Aumenta o contador de almas em # (# é um número). Se o número for omitido, o contador será aumentado em 1. Pode ativar Demon Mode imediatamente se o contador atingir o valor necessário.
PKDEMON – Ative ou desativa instantaneamente o Demon Mode.
PKSTOPCARDS – Encerra imediatamente o efeito das cartas douradas atualmente ativas.
A partir da sua versão 2.0.1, o Painslayer precisa do GZDoom 4.10.0 ou superior (GZDoom 4.11.0 recomendado). Existem releases antigos do mod, localizados na área de download, que podem rodar em lançamentos antigos do GZDoom. Além disto, o Painslayer também requer o IWAD do Doom registrado, The Ultimate Doom, Doom II: Hell on Earth, Final Doom ou Heretic. Acho que os do Freedoom quebram o galho de boa também.
P.S.: o suporte ao Heretic só está disponível a partir do Painslayer 1.3.0.
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