Damn, nosy little pup! You get down here and take your medicine!
23 de julho de 2024
Overlook Hotel é um mapa para Doom 2 que busca recriar o Overlook Hotel, principal palco do enredo de O Iluminado, no clássico jogo de tiro em primeira pessoa da id Software. Foi desenvolvido por LoZioSam e lançado em 25 de maio de 2010.
O mapa foi construído tendo como base o ZBlooD, um port do Blood pra ZDoom, e usa alguns seus recursos, o que inclui texturas/flats inspirados na versão da adaptação de Stanley Kubrick da obra de Stephen King. O Overlook Hotel também traz monstros, armas, músicas, HUD, pick-ups, gráficos, efeitos sonoros e até os mapas restantes do ZBlooD.
É interessante notar que, pelo menos até onde vimos, apesar deste mod apresentar seus próprios arsenal e bestiário, parece ser compatível com pacotes de armas e/ou de monstros. Devemos testar isso mais extensivamente, mas parece que rola de boa mesmo.
Temos também o Caleb expulsando os zumbis e cultistas invasores do BoulosBlood do Hotel Overlook, o que foi conseguido graças à combinação deste PWAD com o Ultra-Crispy, NashGore NEXT, Critical Shots, Bloom Boost, Universal Weapon Sway, Tilt++ e Ultra-Crispy Music Patch.
Mais vídeos
Temos também o próprio autor demonstrando seu mod.
Curiosidades
O Overlook Hotel é um local fictício presente no romance The Shining (1977) de Stephen King, também conhecido como O Iluminado. Ele pareceu também na popular adaptação cinematográfica de 1980 dirigida por Stanley Kubrick, na excelente minissérie de 1997 dirigida por Mick Garris e no muito bom filme Doutor Sono, de 2019.
O Overlook Hotel está localizado nas Montanhas Rochosas do Colorado. No filme, a estrutura externa usada é do Timberline Lodge em Oregon, mas as filmagens internas foram feitas em um estúdio.
Inspiração Real – Stephen King, no entanto, teve a ideia para The Shining enquanto estava hospedado no Stanley Hotel, um belo hotel com fama de ser assombrado, embora as histórias alegadamente reais sejam meio bobinhas, parecendo mais conversas de comadre para atrair curiosos. É interessante notar que a minissérie de 1997, que é mais fiel ao romance original e, na opinião de muitos, melhor em vários aspectos, foi filmada no Stanley Hotel. Diz-se também que há um canal no estabelecimento que passa a minissérie o tempo todo.
No livro e no filme, o hotel é o cenário principal, onde o personagem Jack Torrance aceita um trabalho como zelador de inverno. Ele se muda para o hotel com sua esposa, Wendy, e seu filho, Danny. No entanto, o hotel possui uma presença sobrenatural que começa a influenciar Jack, levando-o à loucura. É comum encontrar a interpretação que o Overlook é em si possuído por uma entidade demoníaca e/ou seria uma espécie de sucursal do Inferno.
O Overlook é assombrado por fantasmas e eventos paranormais que muitas vezes parecem ser reflexos de eventos macabros dos quais o estabelecimento foi palco (graças ao talento de Ullman, uma espécie de gerente geral do hotel). Vale notar que aconteceram muitos assassinatos relacionados à Máfia, algo mais detalhado no livro e na minissérie. Danny, que tem a habilidade psíquica conhecida como “The Shining”, percebe essas forças sobrenaturais e tenta alertar sua família. O cozinheiro do Overlook, Dick Halloran, também tem esta habilidade e ensina um pouco sobre ela a Danny. Particularmente, acredito que Jack tem um pouco desse brilho também.
O hotel tem esse passado sombrio que inclui também suicídios. O quarto 217, em particular, é famoso por ser assombrado (pelo fantasma da gostosa na banheira) e é evitado por muitos. No filme de Kubrick, este quarto muda para 237, provavelmente para somar 13.
Além do filme de Kubrick e da minissérie de Garris, adaptações do romance original, Stephen King escreveu uma sequência chamada Doctor Sleep, que foi adaptada em um filme em 2019. Esse filme é muito bom.
O Overlook Hotel é um dos locais mais icônicos do terror, conhecido por sua atmosfera horripilante e sua capacidade de provocar medo e tensão tanto nos personagens quanto no público. Quem gostaria saber mais sobre este estabelecimento macabro, deveria ler o romance e/ou assistir a minissérie. Confira o trailer a seguir:
O Overlook Hotel deve ter a mesma compatibilidade do ZBlooD, o qual, de acordo com sua documentação, não deve rodar com qualquer port ou engine que não seja o ZDoom ou seus derivados, como o GZDoom, LZDoom, Zandronum ou o Skulltag. Esta conversão total também precisa do IWAD no formato do DOOM2.WAD, servindo o do Doom II: Hell on Earth (claro) e os do Final Doom. Pode ser que o da Phase 2 do Freedoom funcione perfeitamente também.
Mais informações e mapas para Doom
My Old Games – Site oficial do autor, com informações sobre este e outros trabalhos. Em italiano.
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!
Você pode se interessar também por
Você pode acompanhar os comentários desse post através do feed RSS 2.0.Você pode pular direto para o fim e deixar um comentário. Pings estão desativados.
Deixe um comentário
Você pode criticar, elogiar, corrigir, complementar, reportar links quebrados (o que é muito importante) etc.
Você pode até xingar a gente de palavrão se quiser, mas como não queremos ofender as crianças que nos visitam
(e evitar choradeira dos frescos de plantão) não aprovaremos comentários com palavras chulas e/ou
de baixo calão. Também não aprovaremos spam ou conteúdos ofensivos a outras partes.
O seu link só será aprovado se for de algum site que esteja funcionando e não seja spam nem enganação.
Dados pessoais não serão publicados.
O conteúdo dos comentários é de inteira responsabilidade de seus autores.