Nightmare Logic II

Arsenal maneiro que vai te forçar a adotar uma abordagem mais tática e cautelosa.


14 de maio de 2024

Nightmare Logic II é um mod pra Doom com foco em adaptar elementos de survival horror ao clássico, o que é refletido em suas armas, gimmicks e, consequentemente, gameplay. Foi desenvolvido por Dr_Cosmobyte e lançado inicialmente em 16 de agosto de 2023.

Esta sequência do satisfatório Nightmare Logic — embora apresente armamento, itens, classes, HUD e outros elementos distintos de seu predecessor — mantém sua filosofia: um arsenal tático contra quaisquer monstros em um mod pequeno que ocupa muito pouco espaço em disco.

Além das novas armas e os outros troços supracitados, o Nightmare Logic II apresenta algumas funcionalidades inéditas no mod original, como visão noturna, cambalhotas, chute melee rápido e outras coisas. Trata-se de um excelente trabalho que conqouistou um Gaming DooM Awards em 2023.

Vídeos

No 208º Combinações do Alberto, carreguei o Nightmare Logic II com os outros mods Deep Sea Operation Monsters, HontE Remastered, 2 Mashup Texture Packs, DGD’s PBR Shader Revamp Project, D64ifier MUSIC, Bloom Boost, HoloDynHUD, Tilt++, NashGore NEXT e Universal Weapon Sway.

Temos também o mod no 238º Combinações do Alberto, onde foi jogado com o Brutal Doom 64 Monsters, Quintal do Capeta, MixTP.pk3 do 2 Mashup Texture Packs, Bloom Boost, Tilt++, Universal Weapon Sway, Doom Liquid Textures Pack, Alternate Quake Music Pack, Alternate Quake Music Pack Jukebox e Universal Rain and Snow.

Sinopse

39 anos antes das circunstâncias que levaram ao primeiro Nightmare Logic, outra força-tarefa foi enviada para cumprir uma missão que envolvia garantir a integridade dos bancos de dados online devido a um acidente possivelmente irreversível.

Gameplay

O Nightmare Logic II tem uns gimmicks que acabam virando umas boas dicas para a hora da jogatina:

  • É possível usar uma muito útil visão noturna a qualquer hora e em qualquer lugar, apenas pressionando uma tecla definida no Options.
  • Use seu chute rápido ao sentir-se cercado ou pra economizar munição quando for conveniente. É bem poderoso contra inimigos fracos. Defina uma tecla em “Mod Options”.
  • Ao agachar, pressione a tecla de salto para rolar. Isto reduz o dano recebido.
  • A MP5SD é a única arma silenciada do mod. Não fique muito perto de monstros.
  • Armas de rajadas têm valores de dano mais altos do que as totalmente automáticas.
  • Exceto as escopetas e a MGL32, todas as armas podem ter +1 cartucho na câmara.

P.S.: algumas destas dicas aparecem também ao sair do jogo.

Arsenal

  • Melee (Slot: 1) – Quando um monstro está muito perto ou você não tem mais munição, um bom chute colocará as coisas em seu lugar. Tem também a opção de definir uma tecla de chute rápido nas Mod Options. É bem útil.
  • G17 (Slot: 2) – Esta arma de polímero foi criada na década de 80 e é usada tanto por aplicações civis como militares. Instalada em Parabellum 9x19mm, tem um bom poder de parada e pode ser usada para derrubar inimigos menores. Não dispara novamente ao segurar o tiro, mas pode ser disparada por toque para uma taxa de DPS mais alta do que a 92F. Disponível com o carregamento “November”.
  • 92F (Slot: 2) – Um prodígio italiano desenvolvido no final dos anos 70 utilizada por muitas equipes por ser robusta, ergonômica e confiável. Embora não dispare tão rápido quanto a G17, a maior produção de dano e maior precisão compensarão se você quiser neutralizar o inimigo. Pode disparar novamente ao segurar o botão de tiro. Disponível com o carregamento “Lima”.
  • SPAS (Slot: 3) – Seguindo a tendência italiana, a SPAS (sigla para Special Purpose Automatic Shotgun) carrega cartuchos de 12G para destruir absolutamente tudo o que aparecer no seu caminho. É um spawn relativamente tardio no jogo, e a munição é bastante difícil de encontrar, embora não tão difícil quanto seu irmão maior. Aparece em locais de Plasma Rifle.
  • MK3A2 (Slot: 3) – Este protótipo bastante incomum permite que a arma também conhecida como “Jackhammer” carregue e dispare projéteis de 10G com um maior poder destrutivo. Mesmo sendo volumoso e lento, o MK3A2 compensará por ser a arma mais forte que você pode ter em mãos. A munição é escassa. Aparece em locais da BFG9000.
  • UZI (Slot: 4) – Submetralhadora israelense desenvolvida na década de 50, com alta modularidade e design compacto que permitiram que esta arma sobrevivesse a décadas de competição com pouca ou nenhuma alteração na estrutura base. Dispara cartuchos Parabellum 9x19mm a 1050rpm. A única desvantagem é a menor precisão e o carregador pequeno. Aparece em locais da Chainsaw.
  • MP5SD (Slot: 4) – Uma arma alemã amplamente usada por forças especiais através od globo. Atira Parabellum de 9x19mm, mas apenas em rajadas. Esta limitação vem com um aumento na precisão, assim como um supressor integrado de ruídos que evita alertar os monstros, a não ser que você esteja muito perto deles. Spawna em pontos de Chaingun.
  • M4A1 (Slot: 5) – Rifle de assalto americano desenvolvido na década de 80. Tem um corpo leve e um grande poder de parada. Provavelmente sua ferramenta geral no momento em que você a coletar. Atira 30+1 5.56x45mm e spawna no lugar das Shotguns.
  • OICW (Slot: 5) – Também conhecido como um projeto fracassado, a OICW (sigla para Objective Individual Combat Weapon) é versátil e poderosa. Tem um maior valor de dano que a M4A1. Se você tirar granadas à sua disposição, pressione o Altfire para explodir os inimigos da mesma forma que faria com o MGL32, embora num ritmo mais lento. Carrega 45 unidades de 45mm e pode apenas atirar em rajadas. Além disto, tem um scope sniper disponível ao pressionar a tecla definida para Zoom. Spawna nos pontos da Super Shotgun.
  • MGL32 (Slot: 6) – Nenhuma missão é completa sem ajuda de um dispositivo explosivo. O MGL32 é capaz de atirar 6 tiros de granadas 40x46mm a uma grande distância, neutralizando tudo na área. Tem uma boa taxa de tiro, e sua munição pode ser encontrada não apenas nos pontos dos Rockets, mas também em alguns pontos de saúde e armadura. Cuidado ao usar em curtas distâncias. Spawna em pontos de Rocket Launcher.

Screenshots

Compatibilidade

Rodei o Nightmare Logic II aqui no GZDoom (4.10.0 e 4.11.3) com os IWADs do Doom II: Hell on Earth, The Ultimate Doom, Final Doom, Freedoom, Heretic e Hexen. Parece que funciona de boa com tudo isso.

Mais informações e mods para Doom

Download e ficha técnica

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