NecroDoom

Uma armadura sombria com gráficos do Necrodome pra Doom que lembra Warhammer 40k.


20 de junho de 2023

NecroDoom é um mod que traz um poderoso exoesqueleto que é capaz de usar armas pesadas e de grande tamanho ao Doom, Heretic, Hexen etc. Foi desenvolvido por Xaser e lançado inicialmente em 9 de janeiro de 2012.

Dá pra sair e entrar no exoesqueleto, o qual é chamado de Necrosuit e foi construído a partir de sprites ripados do jogo de combate veicular de 1996 da Raven Software Necrodome. No Doom, ficou parecendo uma armadura sombria que lembra algo saído de Warhammer 40k, Doom Troopers ou algo que o valha.

Além das armas, o NecroDoom também apresenta novos HUDs, pick-ups, efeitos sonoros, seis níveis de dificuldade, sistema de inventário, músicas, gráficos e um power-up que faz o jogador ficar enorme, como se fosse uma armadura mecanizada gigante. O mod funciona de boa com pacotes de monstros, até por não alterar nenhum inimigo do jogo.

Vídeos

No 11º Combinações do Alberto, usei o NecroDoom para jogar no mapa E1M4 – “Command Control” Remake com os outros mods Doom Liquid Textures Pack, WolfenDOOM Enemies Only, Nash’s Gore Mod e Bloom Boost.

Já no 140º Combinações do Alberto, temos o NecroDoom com o Hex Fantasy Mod, Nash’s Gore Mod, Relighting Doom, Hexen 2 Texture Disguise for Doom 2 and Texture Pack, Bloom Boost, Tilt++, Hexen 64 Jukebox, Steve’s Flashlight Mod, Universal Weapon Sway e Universal Rain and Snow.

Apresentação

Mod de gameplay para Doom(2).

NecroDoom serve como uma ‘conversão’ de uma espécie de arsenal do obscuro jogo de tiro e corrida “Necrodome” da Raven Software, apresentando um conjunto estiloso de armas montadas em trajes vagamente inspirados por seus equivalentes do Necrodome. Derrote a concorrência com canhões de laser, mísseis guiados por calor, metralhadoras duplas e cápsulas de dispersão de foguetes.

Kaboom!

Sinopse

Você é o piloto do experimental AS-66K Necrosuit, um exoesqueleto de assalto desenvolvido para operações militares pesadas. Botar pra quebrar é um dos seus deveres diários, então, quando a Union Aerospace Corporation (UAC), num fatídico dia, sabiamente decide abrir um portal ao Inferno, você decide fazer o que faz de melhor: entrar na armadura e detonar demônios.

Funcionalidades em destaque

  • Seis novas armas, desde chainguns duplas a lança-foguetes.
  • Equipamento militar, incluindo o sistema Napalm Bomb Revolutionary.
  • Dá pra sair e entrar do Necrosuit, como dito acima, e ainda explodi-la, o que causa um grande dano de área. Dá para definir teclas para sair e entrar na armadura e/ou detoná-la no Options. A armadura também pode dar cobertura ao jogador (o Runner).
  • Novos HUD, sons e música de título.
  • Funciona com toda a família Doom (a partir da v4), incluindo Heretic, Hexen e Strife (veja a seção Compatibilidade para mais detalhes).
  • Modificações e adaptações para adequar o NecroDoom a esses outros jogos foram feitas, incluindo novos itens de inventário, disponibilidade de munição, diferença no spawning, rebalanceamento de inimigos e tal.

Saindo/entrando no Necrosuit

Essa parada de poder sair ou entrar no exoesqueleto é certamente o gimmick mais singular do NecroDoom. Funciona de maneira simples e abre muitas possibilidades na gameplay.

Existe um item de inventário chamado EXIT pode ser utilizado para sair do Necrosuit e correr um pouco. Como um Runner (Corredor), o jogador fica mais vulnerável ao fogo inimigo e não consegue
curar, mas usa espingarda com munição praticamente ilimitada e um suprimento de munição explosiva, permitindo que você se mantenha firme.

Como procedimento de emergência, trajes não tripulados podem ser detonados remotamente (através do item de inventário ‘DETO’), reduzindo tudo ao seu redor a cinzas. Esteja avisado, no entanto, que tiros excessivos podem fazer com que um traje vazio entre no modo de autodestruição também, então preste atenção ao seu objetivo ao sair do veículo.

Se encalhado sem traje, um novo será transportado ao início do mapa após um curto período de tempo, embora seja de inteira responsabilidade do jogador alcançar a armadura no ponto onde ela é desovada. Basicamente, e para desespero dos caras que administram o orçamento militar, é problema seu.

Sair do Necrosuit geralmente deve ser considerado um último recurso, mas ejetar do traje quando a integridade do casco é baixa pode muito bem salva sua vida. E, como dito, dá pra usar a explosão da armadura para causar dano nos inimigos também.

Arsenal

Creio que lista de armas abaixo foi feita a partir do NecroDoom v1. Pode ser que tenha mudado na versão mais recente (ou não):

  • H-V Guns – Este canhão totalmente automático padrão dispara 50 rodadas e vem equipado com estabilizadores de recuo interno e dissipadores de calor, resultando em uma máquina letal insana.
  • Twin Chainguns – Uma das favoritas, essas Miniguns de 7,62mm rasgarão através de qualquer coisa em seu caminho de forma rápida, embora não tão precisa. Tecnicamente, o termo “chaingun” é um equívoco, pois ostenta vários calibres, mas os designers do Necrosuit jogaram videogames com mais frequência do que usaram hardware militar real.
  • Rocket Pod – Gosta de explosões? Que tal vinte? Esse lança-foguetes dispara um enxame de pacotes explosivos em um padrão de diamante garantindo cobertura máxima e limpeza de ambiente. É bom, mas causa splash damage no jogador.
  • Laser Cannon – Esta monstruosidade de ficção científica dispara feixes de plasma superaquecidos em alta velocidade que rasga os oponentes e deixa para trás uma trilha verde neon legal. Autorrefrigerante e sem recuo, este arma é um clássico instantâneo. Por que negociar com o inimigo quando você pode simplesmente derretê-los?
  • Heavy Cannon – Ao projetar o Necrosuit, o designers originais todos concordaram que nada seria melhor do que montar um canhão de tanque de 120mm nele? Mesmo com seu impressionante sistema de estabilização de recuo, este bad boy tem um coice perversoque pode ser sentido daqui até o Kansas… E deixar buracos em cada pobre otário que estiver dando bobeira o longo do caminho.
  • Missile Launcher – Uma regra fundamental compartilhada entre os engenheiros do Necrosuit é que nunca se pode ter explosões depois. O auge da tecnologia explosiva, o míssil HE Scorch de direção infravermelha, agora pode ser seu com com lançador de míssil instalado na frente do exoesqueleto. Atire, esqueça e veja a diversão se desenrolar!

Itens

Além dos itens de sair do Necrosuit e o de detoná-lo, este exoesqueleto vem equipado com um compartimento de armazenamento interno para um diverso equipamento militar, que pode ser implantado de forma assíncrona ao comando do piloto:

  • Napalm Bomb (NAPL) – Às vezes, a gente só quer ver o mundo queimar. Solte essa bomba e corra, depois olhe para trás para apreciar o churrasco.
  • Smokescreen (SMOK) – O mais recente em tecnologia de camuflagem, este dispositivo envolve o usuário em uma névoa fina de nanopartículas que mascaram sua perfil visual, fazendo com que o traje pareça translúcido e difícil de ver. Até três podem ser usados para máxima invisibilidade.
  • Oxygen Tank (OXYG) – Embora o Necrosuit venha completo com um sistema de suporte de vida, o ar não é de graça. Esta simples unidade descartável não só permitirá que o usuário respire debaixo d’água, mas também protege contra a radioatividade e toxinas.
  • Force Field (FORC) – O mais recente em tecnologias de defesa militar, este dispositivo protegerá completamente o usuário contra danos. Seu núcleo interno de fusão durará aproximadamente trinta segundos, então é imperativo aproveitá-lo ao máximo. Tecnologia não é barata.
  • Radar System (RADR) – Um protótipo avançado de sonar que varre a área imediata e atualiza o mapa automático interno do Necrosuit com uma leitura completa de áreas não visitadas. Um must-have para todos exploradores cautelosos.
  • Rage Battery (BATT) – Pequeno dispositivo que fornece uma carga que não apenas ativará o poderoso sistema poderoso de reparo do Necrosuit, restaurando assim o traje para 100% de saúde, como também fornecem um enorme aumento de energia para as unidades de braço do traje, aumentando muito o dando causado por ataques corpo a corpo para nocautear os inimigos.

Itens específicos do Heretic, Hexen e Strife

  • Grenade (GREN) – Dispositivo explosivo de arremesso simples que substitui bombas-relógio e Flechettes. Compatível com o atalho de teclado “useflechette“.
  • Fusion Bomb (FBOM) – Um bom e velho tiro de BFG, completo com peculiaridades, em um forma conveniente e portátil. Substitui vários artefatos ofensivos como Morph Ova e Banishment Devices.
  • Booster (BSTR) – Jetpack que dá para usar fora do exoesqueleto, que é muito pesado para voar.
  • Bobina de Choque (COIL) – Dispositivo de repulsão eletromagnética que explode inimigos violentamente.
  • Lightning Oil (LOIL) – É como WD-40 em crack! Essa coisa lubrifica os motores ou algo assim e permite se mover muito mais rápido. Substitui as Boots of Speed.
  • Shotgun Silencer (SILC) – Torna a arma do jogador fora do Necrosuit silenciosa por 20 tiros. Uma vez aplicado,não pode ser retirado até ser usado totalmente, pois isso é jogo e essa parada seria muito difícil de programar.

Screenshots

As screenshots acima foram tiradas da v4 do NecroDoom.

Compatibilidade

O NecroDoom v4 rodou aqui no GZDoom (4.5.0 e 4.10.0) com os IWADs do Doom II: Hell on Earth, The Ultimate Doom, Final Doom, Freedoom, Heretic, Hexen e Strife, e parece que rodou de boa com tudo isso.

De acordo com o autor, pelo menos a versão 1.0 do mod precisa do ZDoom 2.6.1 (ou superior) e o Zandronum 3.0 (ou superior). Já eu digo com 99,99% de certeza que funciona no LZDoom também. Acho que a v1 não funciona com Heretic, Hexen e Strife, pelo que entendi.

Mais informações e mods para Doom

Download e ficha técnica

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