MetaDoom v4 “Fred” é a versão deste mod para Doom lançada pelo Kinsie no fim de maio/início de junho de 2017. Ela já ganhou uma atualização, a 4.1, lançada tipo um dia depois.
Para quem não conhece, o MetaDoom é um mishmash de todas as edições do game, até mesmo as mais obscuras (até a porcaria do IWAD da BFG Edition), combinando seus elementos de uma forma coerente e balanceada em um só WAD.
Em relação às versões antigas que já cobrimos no site e no nosso canal do YouTube, o MetaDoom v4 traz monstros novos (Behemoth, Cyber-Mancubus, Spiborg, Trite, Summoner, Unwilling e o Sawcubus), uma Spider Mastermind incrementada, mudanças no HUD, Quad Damage e correções e aprimoramentos em geral. O uso dos itens do inventário, por exemplo, foi balanceado, ganhando um período de cooldown que deixa este sistema mais equilibrado, impedindo de spammar as granadas etc.
Outra mudança interessante é no pacote opcional que vem junto do mod. Este, além de garantir elementos destruíveis de cenário, ainda adiciona novos gráficos que substituem o Wolfenstein SS e o Commander Keen, mostrando sprites de jogos mais antigos ainda, como o Catacomb Abyss.
Eu tenho que ser honesto. O MetaDoom é ótimo, mas as suas atualizações sempre apresentaram pouca coisa nova interessante, pelo menos visualmente falando. Esta versão, entretanto, quebrou este padrão, dando um aspecto novo e grandioso ao mod. Não é à toa que o Kinsie disse que, com a versão “Fred”, ele finalmente atingiu a visão original que ele tinha para este PWAD.
Este vídeo mostra um pouco do gameplay do MetaDoom v4:
Já o vídeo abaixo mostra os monstros novos do MetaDoom em sua versão 4: o Behemoth, Cyber-Mancubus, Spiborg, Trite, Summoner, Unwilling e o Sawcubus, e o power-up Quad Damage. Além de um pouco de cada monstro, o vídeo também disponibiliza os seus nomes de actors (MetaBehemoth
, MetaCyberMancubus
, MetaSpiborg
, MetaTrite
, MetaSummoner
, MetaUnwilling
, MetaSawcubus
e MetaQuadDamage
) caso você queira summoná-los via console.
No vídeo anterior ficou faltando explorar estes novos monstros e o power-up, embora estes representem uma de suas mais importantes atualizações:
Testei o MetaDoom v4 no GZDoom 3.0 com os IWADs do Doom II: Hell on Earth, The Ultimate Doom e Final Doom, funcionando sem problemas com isto tudo.
O PWAD roda com o Freedoom sem dar pau, mas, alguns sprites, especialmente com o PK3 opcional, ficam bugados. Mas dá pra jogar de boa na falta de algum oficial.
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