Meatgrinder

Meatgrinder é um mod desenvolvido pelo Sergeant Mark IV que traz os desmembramentos, explosões e efeitos especiais do Brutal Doom em uma configuração adequada para mapas tipo slaughter.


6 de janeiro de 2020

Meatgrinder é um mod desenvolvido pelo Sergeant Mark IV que traz os desmembramentos, explosões e efeitos especiais do Brutal Doom em uma configuração adequada e otimizada para mapas tipo slaughter*.

O Meatgrinder foi criado para facilitar a vida de quem não tem tempo para aprender a jogar em mods hardcore para Doom ou usa, para isso, formas péssimas de controle, como o touchscreen de dispositivos móveis.

*Slaughter é um tipo de mapa para Doom onde a jogabilidade foca em combater grandes hordas de monstros de nível intermediário. Um exemplo deste tipo de fase que temos na Gaming Room é o The Chamber of Damnation. O Mapa 32 do Plutonia, Go 2 It, é também citado como um dos primeiros slaughter maps.

Vídeos

Fiz o showcase do Meatgrinder com um partida que o RiboZurai jogou no Sunder, um mapset barra pesada. Ele mandou muito bem.

Acima, temos o mapa Simply F***ed jogado com o Meatgrinder v1 pelo Tyrant120.

Características do mod em destaque

Com a finalidade de adaptar o gameplay no sentido de facilitar a vida de quem quer jogar slaughtermaps, mas ainda não tem a manha, o Meatgrinder traz versões mais eficientes das armas do arsenal vanilla, embora com o cuidado de não tornar o jogador muito overpowered. À exceção da escopeta de dois canos e o lança-foguetes, nenhuma arma tem modo de tiro alternativo.

Os monstros receberam modificações em seus comportamentos e capacidades de infligir dano, entretanto, a health e armor parecem funcionar de acordo com o vanilla, o que significa que você não tem peito de aço pra sair tankando tudo quanto é tiro.

A partir da sua versão v2, o Meatgrinder tem dois níveis extra de dificuldade que multiplicam o número de monstros nos mapas de forma automática e um esquema para evitar que os companheiros sejam alvejados por fogo amigo durante partidas co-op.

Para fins de performance, alguns dos elementos do Brutal Doom foram implementados no Meatgrinder de forma diferente. As armas não têm mais iluminação dinâmica e o sistema de gore também é distinto do Brutal Doom e do Bolognese Gore Mod, por exemplo.

A partir da v2 do Meatgrinder, tem-se também dois níveis de dificuldade novos: Extra Violence e Extra Nightmare, os quais multiplicam o número de inimigos fracos como zumbis e imps. Demonstrei e comentei um pouco das dificuldades extra do Meatgrinder no vídeo abaixo:

Você pode obter mais detalhes sobre o Meatgrinder v2 aqui!

Pequeno review do Meatgrinder

O negócio é o seguinte: o Meatgrinder cumpre bem a sua proposta e as armas dão bem estar quando usadas, entretanto, não é um Brutal Doom cooperativo, como alguns estão falando por aí. É sim certamente adequado para partidas co-op em slaughtermaps, mas é um trabalho que se sustenta sozinho, não sendo apenas mais uma das variações do Brutal Doom, PWAD do qual ele pega emprestado só alguns elementos.

Lembre-se que, de acordo com o Sergeant Mark IV, o Meatgrinder foi criado para ser jogado com mods muito difíceis, como Speed of Doom ou Slaughterfest 2012. Se você pretende usá-lo no Vanilla ou em WADs mais tradicionais, experimente jogar no Nightmare (o nível de dificuldade, caso você não saiba) para que as partidas fiquem mais equilibradas… Ou faça do jeito que quiser, pois acaba sendo divertido fazer covardia com esses demônios do baralho.

Screenshots

Compatibilidade

Rodei o Meatgrinder aqui no GZDoom (1.8.2, 2.4.0, 3.7.2 e 4.2.0), Zandronum 3.0 e LZDoom 3.84, com os IWADs do Doom II: Hell on Earth, The Ultimate Doom e Final Doom.

Na falta de algum destes IWADs registrados, dá para usar alguma das phases do Freedoom, não trava nem nada, mas os sprites dos monstros podem ficar bugados. Creio ser por causa do gore nas animações de morte que precisam de mais frames, as quais foram feitas no estilo do Doom clássico.

Mais informações e mods para Doom

Download e ficha técnica

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!