Dentre várias funcionalidades, este mod traz novos arsenal, monstros, HUD (inclusive um capacete maneiro), itens de cenário que aparecem aleatoriamente, três classes de herói, efeitos que deixam o cenário bem sombrio e alguns gimmicks únicos, como um monstro em cada mapa que só pode ser morto depois de recolher um artefato especial.
Os destaques do Lost Junker são certamente seu peculiar visual e o fato de ser agressivamente desafiador, onde até nos níveis mais baixos de dificuldade, as coisas ficam extremamente complicadas, talvez rivalizando-se a trabalhos como Insanity’s Requiem ou Insanity’s Brutality, embora com uma proposta de gameplay diferente.
Tem também esse vídeo do canal PotaDOOM que mostra uma versão bem antiga do mod.
Sinopse
Um wormhole se abriu após uma das maiores explosões nas proximidades, levando a novos lugares além da imaginação. Muitos já foram explorar instalações, ruínas, selvas, cidades… Mundos atrás de mundos.
Depois de ouvir todas as histórias, você pensa em tentar a sorte também, seguindo ao seu esconderijo para recolher sua arma de confiança, uma armadura quebrada, bandagens, um par de óculos de visão noturna, um traje de proteção química e uma lanterna, a qual fica quase esquecida.
Daí, o próximo passo é chegar ao wormhole o mais rápido possível.
Apresentação e gameplay
O Lost Junker foi inspirado em jogos pós-apocalípticos tipo S.T.A.L.K.E.R. e Fallout. As batalhas são mais difíceis porque os inimigos são mais espertos. Cuidado com as anomalias! Fique esperto e jogue seus parafusos nessas coisas irritantes para apagá-las. Procure artefatos para ajudá-lo em suas batalhas ou talvez você tenha sorte e encontre ferramentas para atualizar suas armas. A comida manterá sua saúde, enquanto bandagens ou frascos de gel ajudam a parar o sangramento e curar.
O spawning aleatório fará com que até lugares familiares pareçam diferentes, tanto pelos elementos ambientas como pela atmosfera tenebrosa, a qual recebeu especial atenção por causa do S.T.A.L.K.E.R.
Funcionalidades
Ambiente atmosférico com gritos distantes, tiros, vento, trovão e rádios baseados em S.T.A.L.K.E.R. e outros.
Visuais atmosféricos, como gás de radiação, nuvens, neblina, luzes e outros efeitos.
Artefatos que vêm em cores para te ajudar a saber de longe o que são. Vão te ajudar nas batalhas, colete-os.
Anomalias – Use seus parafusos para combatê-las e apagá-las para facilitar as viagens e evitar levar dano dessas porcarias.
Hemorragia – Ataques aleatórios podem fazer você sangrar até morrer. Pra estancar e curar isso, precisa-se de um curativo ou gel médico. Outros equipamentos de cura são apenas para suas feridas e variam de diferentes capacidades, então use-os nas situações certas.
Sistema de peso – Gerenciamento de inventário é necessário, pois se tem espaço limitado. Recolha e descarte itens dependendo da sua situação. Alguns itens não têm peso.
Uma lanterna que você pode ajustar para ver melhor ao seu redor ou à frente. Tem iluminação dinâmica, cria sombras etc. Chance aleatória de sua lanterna ficar ligada/desligada para o mapa e tem configurações no Options para que seja detectada por inimigos também.
Surgimento roguelike para fazer os mapas parecerem mais vivos com drops de equipamentos, armas, itens etc. Algumas decorações aparecem também para tentar livrar os cenários da sensação de vazio.
Upgrades de armas por meio de caixas de ferramentas espalhadas pelas fases.
Arsenal Estendido – Uma faca de ataque melee rápido, granadas, pés de cabra (encontre o outro para um pequeno Easter Egg) e, se tudo mais falhar, um soco.
Reféns humanos – Preste atenção ao seu fogo e não atire nos seus valiosos amigos, ou pagará caro. Encontre-os e mande-os para casa.
Novos monstros/criaturas, como o Bloodsucker, que pode ser invisível e aparecer a qualquer momento em qualquer lugar; Zumbis, que eão melhor despachados com o seu pé de cabra para que não se levantem novamente; e os Javalis, uns bichos enjoados que querem mastigar seus tornozelos, então mate-o e devore-o.
Nova mecânica de portas, que agora abrem mais rápido e permanecem abertas. Você pode fechá-las usando-as novamente.
Inimigos táticos – São mais difíceis e inteligentes agora. Também podem abrir portas/paredes. Alguns podem até ficar irritados e outros podem uivar fazendo tremer você e/ou o ambiente.
Parkour – Agora você pode escalar bordas alcançáveis ou até mesmo agarrar paredes por um tempo limitado. Dependendo do caso, isso pode ser usado para trapacear num mapa. Eu não estou nem aí, mas fica a seu critério.
Novas dificuldades – Três são o padrão Fácil/Normal/Difícil, enquanto os outros 4 são táticos, onde se precisa planejar seus ataques, espreitar, tomar cobertura antes de atirar, usar remédios ou ser destruído etc. É bem complicado.
Novas armaduras – Há uma chance de encontrar armaduras retiradas de qualquer lugar de todos os tipos e estilos com diferentes qualidades de proteção. Elas irão se somar a qualquer armadura que você tenha.
Power Glove – Com esta Luva do Poder, você pode pegar e mover basicamente tudo para o lado ou configurar barris para ficar em posição para uma explosão em cadeia, criar sua própria cobertura, pegar itens para aproximá-los se precisar deles em breve. As possibilidades são infinitas.
Classes – Selecione protagonistas diferentes que possuem suas próprias capacidades e equipamentos iniciais.
Loot – Você pode olhar os mortos em busca de alguma coisa útil que possam ter.
Comida – Animais mortos podem servir de alimentos comestíveis para recuperar saúde.
Objetivos Perdidos – Há um elemento dinâmico extra que alterna um pouco o loop do jogo. Você deve encontrar o Lost Artifact (“Artefato Perdido”) para poder matar aquele que possui a Demonic Emerald (“Esmeralda Demoníaca”). Sem ela você nunca voltará para casa, mas será avisado de seu novo poder.
Mods para combinar
O autor recomenda os seguintes outros PWADs para jogar junto com o Lost Junker:
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