Legion of Bones

Legion of Bones é um pacote de monstros mortos-vivos para o Doom clássico que traz inimigos esqueléticos e fantasmagóricos. Dá pra combinar com vários outros PWADs, mas também tem suas modificações de gameplay.


19 de fevereiro de 2022

Legion of Bones é um mod para Doom que substitui todos os monstros do FPS clássico por criaturas análogas esqueléticas ou fantasmagóricas. Foi desenvolvido por SpaceyStrife e lançado originalmente em 10 de agosto de 2019.

Este pacote de monstros procura manter o balanceamento considerando o arsenal vanilla, embora deixe as coisas sensivelmente mais difíceis que o normal. Além disto, traz também novos modos de jogo, como um que faz os monstros padrão do Doom ressuscitarem como os mortos-vivos do Legion of Bones depois de mortos e outras coisas interessantes.

Ou seja, dá pra combinar o Legion of Bones com vários outros mods, inclusive temos algumas sugestões, mas este trabalho também tem suas próprias modificações de gameplay. Interessante.

Vídeos

No vídeo acima, joguei o Legion of Bones num mapa do Oblige com o Army of Darkness: A Simple Gun Mod, Hexen 2 Texture Disguise for Doom 2 and Texture Pack, Nash’s Gore Mod, Bloom Boost, SBrightmaps e Universal Weapon Sway. Foi um vídeo especial para celebrar o aniversário de lançamento do filme Army of Darkness, o que se deu a 19 de fevereiro de 1993. Note que talvez o SBrightmaps não tenha surtido qualquer efeito nesta combinação (saiba mais).

Temos também os dois primeiros mapas do Doom II sendo jogados com Legion of Bones junto com Nightmare Logic, 2 Mashup Texture Packs, Bloom Boost e Nightmare Logic music pack.

Gameplay

Os novos monstros são equilibrados em torno do armamento vanilla e são diferentes o suficiente das versões originais para apimentar as coisas e adicionar um pouco de desafio extra, mas sem alterar muito o equilíbrio dos conjuntos de mapas de baunilha… a menos que você jogue no novo modo de jogo, Double Death. Neste modo, os monstros começam vanilla, mas dez segundos após a morte, revivem no local como sua variante morta-viva. Os respawns de mortos-vivos permanecerão mortos quando você detoná-los, tornando essa dificuldade um meio termo entre Ultra Violence e Nightmare.

Funcionalidades em destaque

  • Nova dificuldade, Double Death, conforme supracitado. A mecânica não se aplica a chefões ou monstros que não deixam cadáveres; Nesses casos, sempre aparecerão como suas variantes mortas-vivas.
  • Todos os ataques de hitscan dos inimigos foram alterados para markers, mesmo para monstros vanilla.
  • O SBrightmaps, para monstros e texturas vanilla, está embutido.
  • Menu de configurações que pode ser acessado através Options padrão. Atualmente, se pode ajustar o atraso de respawn de Instant para 20 segundos, bem como ajustar o efeito de buffs de monstros específicos.

Bestiário

Os monstros abaixo são descritos considerando o Legion of Bones v1.05 e em comparação com as criaturas originais (vanilla) do Doom:

  • Skull Zombie – Move-se e reage um pouco mais rápido e, em vez de disparar um único tiro, dispara uma rajada de três tiros mais fracos, mas ainda é facilmente despachado e útil para reabastecer sua munição.
  • Skull Shotgunner – Move-se e reage um pouco mais rápido, mas ainda é facilmente despachado e uma excelente fonte de escopetas.
  • Skull Chaingunner – Sem alterações na funcionalidade. Ter que lutar contra eles uma segunda vez é punição suficiente.
  • Skeleton Imp – Move-se um pouco mais rápido e lança até quatro bolas de fogo continuamente quando ataca. Mesmo um único pode aplicar a mesma pressão que um grupo de Imps vanilla, então não podem ser ignorados com segurança em encontros próximos. Ele tem 15% menos saúde, então tiros de escopeta são mais confiáveis para derrubá-los de longe.
  • Skeleton Demon – Alterna aleatoriamente entre velocidade de caminhada normal e rápida, tornando mais difícil acertar com precisão com armas de projéteis a longa distância. Eles ainda não são páreo para a Super Shotgun.
  • Ghost Spectre – Embora seja mais visível do que o Spectre padrão, projetará ilusões que parecem e se comportam de forma idêntica a si para atrapalhar as coisas. Ainda é bastante fácil acertar o real, mas se pode desperdiçar munição se não estiver prestando atenção.
  • Dragon Soul – Seu ataque primário é cuspir fogo a curta distância. Ele ainda tem um ataque de carga, mas é um movimento mais lento e não prejudicial usado para se aproximar de seu alvo. Isso os torna menos irritantes de se lidar do que a Lost Soul normal, mas cuidado com os enxames de Dragon Soul – eles passam inofensivamente um pelo outro em vez de brigar e rapidamente o prenderão em um canto se não forem eliminados. Devido ao fato de que deixarem cadáveres para trás para respawnar, as Dragon Souls sempre substituem Lost Souls, independentemente da dificuldade.
  • Slayer Knight – Trocando a força bruta do Hell Knight por velocidade, esta fera blindada tentará correr e atacar com sua espada. Embora prefira corpo a corpo, pode lançar projéteis que são fracos a curta distância, mas ganham força e velocidade equivalentes a uma bola de fogo do baron of Hell depois de viajar no ar por uma certa distância, assim, mapas que usam Hell Knights como snipers não sofrerão com sua presença. Ao usar o LegenDoom, os Slayer Knights entram em um estado único ao se tornarem lendários, no qual sua velocidade de movimento é dobrada e disparam projéteis a uma taxa fixa, então se você esperava que eles ficassem no lugar e atacassem apenas com seu fraco ataque de projéteis, terá uma grande surpresa.
  • Balrog – Lança duas bolas de fogo continuamente quando ataca, seguidas por uma propagação de três. A verdadeira ameaça, no entanto, é seu fogo do inferno, que passará para qualquer monstro não-fantasma dentro de um certo alcance, que não se voltaram uns contra os outros e não recuarão do dano enquanto o Balrog estiver vivo. Eles ainda podem causar danos uns aos outros, felizmente. Outra sorte é que Balrogs não deixam cadáveres, então não podem ser ressuscitados.
  • Caco Lich – Mais frágil do que sua contraparte viva, mas mais agressivo e com seu ataque de projétil cuspindo fogo que inflige danos rápidos. Lutar contra eles de perto é mais perigoso agora, embora se você os incitar a atacar outros monstros, o fogo pode facilmente atordoá-los.
  • Painbringer – Em vez de Lost Souls, o Painbringer atira Hot Heads mais velozmente, que explodem em três Dragon Souls ao morrer. Devido ao fato de não deixarem cadáveres para trás, ou seja, não tem nada para respawnar, os Painbringers sempre substituirão os Pain Elementals, independentemente da dificuldade.
  • Hot Head – Variante da Lost Soul que é muito mais frágil, mas explode com dano moderado ao entrar em contato com seu alvo. Sua presença junto com seu grito distinto torna fácil dizer quando há um Painbringer na área.
  • Phantom Revenant – Tem um pouco menos de saúde, mas ataca com dois projéteis seguidos, um soco direto e um teleguiado, embora em ordem aleatória. Uma vez morto, sua alma deixa seu corpo e tenta te socar até a morte. A alma desaparece se o corpo principal for ressuscitado por um Archvile ou Reaper. Você também pode ficar em cima de um Phantom Revenant enquanto ele está morrendo para evitar que sua alma escape.
  • Abhorrent – Variante agressiva do Mancubus que se move incrivelmente rápida quando seu alvo não está em sua linha de visão. Isso pode ser uma bênção ou uma maldição, dependendo do layout do mapa e das armas usadas.
  • Arachnobone – Não apresenta mudanças em seu comportamento.
  • Reaper – Sempre que ataca, executa uma das quatro ações diferentes com base em sua situação atual: usa o ataque de chamas padrão do Arch-vile, convoca uma alma perdida gigante que se aproxima de seu alvo, fica invisível até o próximo ataque ou instantaneamente destrói todos os zumbis e imps que o cercam e cria Blood Skull de seus restos. O ritual Blood Skull tem prioridade se os monstros afetados estiverem dentro do alcance. Os monstros específicos que são afetados pelo ritual Blood Skull são o Zombie Man, Shotgun Guy, Heavy Weapon Dude, Imp e suas variantes fantasmas.
  • Blood Skull – Aparece apenas quando um Reaper derruba um zumbi ou imp. Flutua lentamente no ar enquanto cuspe sangue fervente em seu alvo. É mais durável que os monstros dos quais são criados, então tome cuidado para não subestimá-los.
  • Conqueror – Embora tenha 30% menos saúde do que a Mastermind padrão, possui novas capacidades defensivas para ajudar a lidar com as posições desfavoráveis em que spawna durante as campanhas originais de Doom e Doom 2. Os três cubos que orbitam seu corpo podem absorver danos e disparar bolas de fogo e continuarão a atacar mesmo que o monstro comece a lutar. Seu ataque padrão é um canhão de tiro rápido. Quando sofrer dano suficiente, começará a travar em seu alvo com um cronômetro de contagem regressiva ao estilo Arch-vile que explode após 3 segundos, independentemente de ter ou não linha de visão, e esconder-se atrás de pilares finos não é suficiente para evitar isso, então você terá que se esconder atrás de uma parede. Conquerors sempre substituirão as Spider Masterminds, independentemente da dificuldade. Isso significa que eles só precisam ser combatidos uma vez no Double Death.
  • Cyberdemon – Por enquanto, não apresentam mudanças na aparência nem em comportamento, o que significa que terão que ser enfrentados apenas uma vez no Double Death.

Combinações possíveis

O autor garante que o Legion of Bones tem compatibilidade total ou parcial com os seguintes PWADs/mods (não quer dizer que sejam os únicos):

Atenção: se você usar um mod de jogo com configurações de dificuldade personalizadas, é recomendável carregar Legion of Bones após tal mod, se quiser jogar em Double Death.

Screenshots

Compatibilidade

Rodamos o Legion of Doom aqui no GZDoom 4.7.1 e o LZDoom 3.82, com os IWADs do Doom II: Hell on Earth, The Ultimate Doom, Final Doom e Freedoom, e parece que funciona de boa com tudo isso. A julgar pela data de lançamento do mod, diria que deve funcionar com versões um pouco mais antigas do GZDoom também.

Mais informações e mods para Doom

Download e ficha técnica

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