Hokuto no Cathedral, também conhecido como Metz Cathedral ou apenas Metz, é um mapa para deathmatch no Doom criado tendo por base um monumento histórico real localizado na França, a Catedral de Santo Estêvão.
Hokuto no Cathedral, também conhecido como Metz Cathedral ou apenas Metz, é um mapa para deathmatch no Doom criado pelo Benoit Spacher, o iceman57.
O WAD foi desenvolvido a fim de dar continuidade ao seu projeto Hokuto no Doom, mas parece que não chegou a ser implementado no jogo completo, embora seja excelente para jogar umas partidas de mata-mata por lá.
Uma arena com bastante espaço aberto para correr e atirar, o WAD é baseado num monumento histórico real localizado na França, especificamente na Diocese de Metz, capital da Lorraine, a Catedral de Santo Estêvão (Cathédrale Saint-Étienne de Metz). Exceto pela parte exterior, puramente ficcional, o mapa procurou reproduzir detalhadamente esta belíssima catedral católica, que tem quase 500 anos de idade (começou a ser construída em 1220 e completada em 1550) e contém a maior extensão de vitrais do mundo e uma das mais altas naves do planeta. A edificação da Catedral de Santo Estêvão se deu num antigo local consagrado no século V a este santo, o primeiro mártir cristão. Em 451, a única estrutura poupada pela pilhagem administrada por Átila, o Huno, foi uma capela dedicada a Santo Estêvão.
O mapa também foi projetado para representar a catedral do Episódio 15 do Hokuto no Ken, no seu mod Hokuto no Doom. O iceman57 queria representar a catedral do Zaria, se não me engano, e, como ele mora perto deste monumento histórico, usou-o como inspiração não apenas para criar design do mapa, mas também para as texturas novas que o trabalho apresenta. Além disto, o mapa também tem uma música própria, de autoria de Stephan “Selfdestructboy” Hauschildt, o mesmo que fez a OST do Hokuto no Doom.
O vídeo acima foi gravado em um deathmatch offline contra bots no Zandronum 2.0, sem nenhum outro mod carregado.
Já este outro vídeo, por sua vez, foi gravado também num skirmish offline contra bots, porém, em sua primeira parte, foi usado também o Death Foretold 2.0.
Rodamos o Metz extensivamente aqui com o GZDoom (1.8.2, 2.4 e 3.2) Zandronum (2.0 e 3.0), com os IWADs do Doom II: Hell on Earth, The Ultimate Doom, Final Doom e de ambas as phases do Freedoom. Funcionou com tudo. O autor garante que roda também no Chocolate Doom, mas não cheguei a tentar.
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!