DOOM★STAR

Todos esses monstros já estão mortos.


13 de novembro de 2023

Doom Star, estilizado como DOOM★STAR, é um mod inspirado em Hokuto no Ken (Fist of the North Star) para Doom que permite explodir os inimigos pressionando seus pontos de pressão. Foi desenvolvido por Skelegant e lançado inicialmente em26 de novembro de 2017.

Além deste gimmick, o Doom Star traz novos comportamentos dos monstros, armas, efeitos sonoros, gráficos, sangue e animações, sendo a do Cyberdemon explodindo de dentro pra fora a mais legal. Dá também pra reviver marines mortos pra te ajudar na batalha.

Outra mecânica que vale destaque é a de alguns itens. Alguns dropam quando se mata um monstro usando o Hokuto Shinken, o que inclui uma pedrinha que dá um tiro bem forte e colorido. Tem também a cabeça do Arch-Vile que pode ser usada para reviver os inimigos como seus aliados.

Vídeos

O vídeo acima é do canal de Skelegant e mostra a gameplay do DOOM★STAR no Doom.

Já o vídeo anterior apresenta o mod no Putônia, digo Plutonia.

Funcionalidades

Na lista abaixo, consta as características do mod que se destacaram pra mim:

  • Um ataque rápido especial tipo Hokuto Shinken (uma dedada no ponto de pressão do monstro) que faz o inimigo inchar e explodir, assim como no desenho chinês/revistinha em quadrinhos original. O inimigo tem que ter pouca saúde (ou estar quase morrendo) para explodir. Lembre-se de configurar a tecla de Zoom no Options para usar este ataque!
  • Drops especiais dos monstros que podem variar de Potions a umas paradinhas brilhantes que garantem uma pedra interdimensional poderosa que atira uns raios coloridos parecendo luzinha de Natal. Alguns desses pick-ups aparecem quando se mata o monstro com o Hokuto Shinken.
  • Tem inclusive uma cabeça de Arch-Vile que pode ser estocada no inventário e usada para reviver monstros mortos como aliados do jogador. Muito útil, mas não funciona no Cyberdemon, Spider Mastermind e Arch-Vile.
  • Novas animações, com destaque para a do Cyberdemon que fica com a cabeça inchada antes de explodir (se morto com o Hokuto Shinken).
  • Efeitos sonoros tirados diretamente do anime. Muito legais.
  • Novas armas, embora meio incomuns de aparecer. Acho que as mais fáceis são a tal pedrinha e a MP40 que dropa do WolfensteinSS.
  • Monstros com comportamentos diferentes. Alguns dão umas corridas pra escapar dos tiros da gente.
  • Novos sprites para alguns pick-ups. A Megaarmor parece o uniforme do Kenshiro, por exemplo.
  • Orbes de teletransporte levam você de volta ao início do mapa, úteis para encurtar níveis prolixos de busca ou sair de buracos. Mas tenha cuidado, pois é um incômodo ser enviado de volta ao início quando não se quer. Uma dica é jogá-los em um demônio para teletransportá-lo para outro lugar, permitindo encontrar mais saúde antes de encontrá-lo e acabar com ele.Não funciona no Cyberdemon e Spider Mastermind.
  • O Hokuto Shinken também serve para ressuscitar os marines mortos. Basta chegar perto deles e apertar Zoom. Só não pode ficar exatamente em cima deles pra isso funcionar.
  • Os inimigos brilharão e borrifarão sangue quando estiverem com pouca saúde.
  • Pistola inicial mais rápida e eficaz que a vanilla.

Cosmic Muscle

Csomic Muscle é um add-on pro Doom Star que substitui o esquema de reviver marines mortos por uma bolinha que spawna perto deles que pode ser recolhida e usada para convocar fuzileiros navais variados, um sistema de aliados similar ao Brother in Arms. Este add-on também muda os sprites do Doomguy para algo tipo o dos Dooms de PSX.

O nosso download já inclui o Cosmic Muscle. Se quiser pegar esses bagulhos separadamente, consulte o tópico oficial do mod.

Screenshots

Compatibilidade

Todei o Doom Star aqui com o GZDoom 4.10.0 (mas acho que por ser um mod já não tão novo, pode rodar com versões mais velhas e com o LZDoom), com os IWADs do Doom II: Hell on Earth, The Ultimate Doom e Final Doom. Na falta, o Freedoom quebra o galho, porém algumas animações vão ficar esquisitas com sprites do Doom misturadas com os do Freedoom.

Mais informações e mods para Doom

Download e ficha técnica

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!