Doom Roguelike Arsenal

Doom Roguelike Arsenal, ou apenas DRLA, é um mod para Doom inspirado no DoomRL que adiciona classes de herói, itens, power-ups, monstros e HUD novos, além de inventário e sistema de melhoria para as armas.


7 de junho de 2018

Doom Roguelike Arsenal, também conhecido como DoomRL Arsenal, ou apenas DRLA, é um mod para Doom feito pelo Yholl inspirado no jogo DoomRL e que adiciona classes de herói, itens, power-ups, monstros e HUD novos, além de um inventário e um sistema de melhoria para as novas armas.

O interessante deste PWAD é que ele combina seus elementos a fim de adaptar, na medida do possível, o gameplay do roguelike original no jogo de tiro em primeira pessoa. Ele é composto de três arquivos, sendo o de monstros opcional, o que implica que o mod pode ser compatível com pacotes de inimigos diversos.

O DRLA foi criado originalmente para rodar com o Doom RPG, um mod do Kyle873. Tem muita coisa randomizada nele, incluindo inimigos, armas, itens e até os barris. Até o armamento inicial das classes é escolhido de forma aleatória. Dá para desfrutar também de uma quantidade significativa de gibs e sangue espirrando.

Vídeos

O showcase do Doom RL Arsenal acima foi gravado com a versão 1.05 do mod.

Já o vídeo anterior mostra o Doom Roguelike Arsenal no mapa Main UAC Hangar.

Pequeno review do Facínora

Eu achei o Doom Roguelike Arsenal um mod bastante único e que tem um enorme potencial para replay. Apesar de ter alguns elementos como partes para reparar armas, o gameplay é, em geral simples o suficiente para promover partidas aceleradas e divertidas. Claro que se pode ter uma estratégia mais
elaborada para o jogo, mas não é nada muito confuso ou cansativo. Tem uns detalhes menores como uns efeitos de quando dropa arma que eu achei sensacionais também.

O Yholl merece parabéns. Para quem olha de fora, especialmente leigo como eu, o código do DRLA é literalmente caótico. Cada arma tem uns 20KB de código, pois os modpacks e habilidades de armadura e classe multiplicam as possibilidades. Mesmo assim, tudo é combinado de uma forma coerente e balanceada.

Armaduras

Todas as armaduras do Doom Roguelike Arsenal funcionam sob as mesmas regras: reduzem dano baseado no elemento do ataque inimigo. As mais básicas são muito fracas: o jogador pode morrer antes delas sequer começarem a arranhar. Outras absorvem 100% do dano.

Existem também umas que possuem um efeito especial que pode ser ativado. Por exemplo, tem uma carapaça do Baron of Hell que dispara bolas de plasma gigantes em um número que pode ser aumentado se o jogador pegar a Megasphere ou Supercharge. Algumas armadoras possuem efeitos passivos, como a Angelical que causa um enorme dano de área, toda vez que o jogador perder health.

Tem também umas que não podem ser removidas uma vez que equipadas, geralmente muito boas, mas que não valem muito a pena, pois não fazem set. Sim, se você combinar as armaduras com as botas, receberá um belo bônus.

Classes

O DoomRL Arsenal tem seis classes de protagonistas:

  • Marine – Todas as suas armas de disparo rápido atiram três vezes para cada bala no pente e os power-ups duram 50% mais tempo.
  • Technician – Pode carregar até oito modpacks ao invés de quatro e armas de assembly recebem bônus de dano que variam de nível: básico (buff pequeno), advanced (médio) e master (grande).
  • Scout – O mais rápido, começa com o mapa revelado e inflige mais dano com as pistolas.
  • Renegade – Ganha mais munição e as suas espingardas tem mais pellets.
  • Demolitionist – Não toma dano de explosões e só gasta a metade da munição de armas que usam mais de uma unidade por disparo.
  • Também tem uma classe escondida que recebe um buff no melee.

Níveis de dificuldade

O Doom Roguelike Arsenal possui níveis de dificuldade com características únicas:

  • Ultra-Violence – Mistura os modos, mas tem poucos monstros novos;
  • Technophobia – Apresenta monstros cibernéticos um pouco mais fortes e com habilidades extras;
  • Nightmare – Ativa inimigos tão difíceis quanto o Technophobia, só que com um aspecto sombrio;
  • Armageddon – Spawna apenas os monstros mais difíceis, que possuem gimmicks que os tornam os inimigos mais perigosos do mod;
  • Os outros níveis de dificuldade se apresentam em um forma similar ao Ultra-Violence, porém mais fáceis;
  • Segundo o RiboZurai, a nova versão do DRLA vai ter uma dificuldade que começa fácil e vai gradualmente piorando, ao passo em que o jogador avança pelas fases, até chegar no Armageddon.

Screenshots

Compatibilidade

O DoomRL Arsenal foi desenvolvido para rodar no ZDoom 2.8.1 e no GZDoom 2.1.1, e eu o testei nos IWADs do Doom II: Hell on Earth, The Ultimate Doom, Final Doom e de ambas as phases do Freedoom.

Eu joguei com o GZDoom 3.3.2 algumas vezes e só notei problemas com uma ou outra arma inicial de alguma classe. De qualquer maneira, recomendo ir com os ports avançados para os quais o DRLA foi desenvolvido mesmo.

Atenção: antes de começar a jogar, convém olhar as opções e os controles. Tem muita coisa pra definir. Tem telas ativadas pelas teclas que exibem informações das armas, armaduras etc. Isto vai ajudar você a montar um build eficiente em cada mapa.

Versões antigas

  • Doom Roguelike Arsenal v1.0.5 (99,4 MB) – Resolvi manter esta versão anterior aqui por hora, pro caso de alguma eventualidade. A atual (apelo menos no momento em que este post foi editado pela última vez), é a 1.1.5.

Mais informações e roguelike

Download e ficha técnica

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