Doom III

Demorou mais de 11 anos pra ficar pronto, mas trouxe mais de 20 horas de gameplay.


14 de outubro de 2024

Doom III é uma conversão total para Doom 2 que transforma este jogo de tiro em primeira pessoa da id Software em uma sequência direta do próprio, porém não oficial, e traz novos elementos. Foi desenvolvido por camaxide e lançado inicialmente em 10 de outubro de 2024, em comemoração ao 30º aniversário do clássico.

Prometendo mais de 20 horas de jogatina, o mod preserva a essência clássica de Doom, embora apresente novas experiências e desafios em uma abordagem ambiciosa e detalhada, composta de novos mapas, modos de jogo, monstros, quebra-cabeças, 36 faixas de músicas, armas, conquistas e itens colecionáveis.

Vale lembrar que apesar do nome, Doom III, esta modificação não tem relação com o jogo Doom 3, de 2004, sendo mais uma expansão dentro do universo clássico da franquia, além de uma homenagem robusta e impressionante ao segundo game da única série possível.

Vídeos

Acima, temos o trailer oficial de lançamento do Doom III.

Temos um outro teaserzinho do mod também.

Gameplay

O Doom III oferece dois capítulos de novos níveis, que podem ser encarados tanto no modo solo quanto co-op. Os jogadores têm a opção de escolher entre Doom Guy, Doom Gal ou outras classes de protagonista, o que parece ser bem legal. A gameplay mantém-se fiel ao estilo rápido e dinâmico de Doom II, mas com aprimoramentos visuais e sonoros e outras novidades, como já dito.

Além dos inimigos clássicos, o mod introduz novas variantes de monstros, cada um com designs únicos e desafiadores. Os mapas são amplos e encorajam a exploração, sendo que os jogadores podem se deparar com colecionáveis e quebra-cabeças inteligentes que adicionam desafio, embora seja algo que eu particularmente não goste. Não é obrigatório, mas conseguir 100% de tudo nas fases traz recompensas interessantes.

Pelo que entendi, a dificuldade pode ser ajustado de várias formas: além de escolher o nível de habilidade (skill), os jogadores podem personalizar a quantidade de pontos de salvamento e selecionar diferentes personagens, proporcionando uma dinâmica mais flexível e adaptada ao estilo de cada um. Uma partida de Doom III promete ser desafiadora e demandar cautela, mesmo para os veteranos, sendo recomendado pelo autor começar em uma dificuldade mais baixa.

Funcionalidades

  • Novos mapas e modos – Dois capítulos de níveis inéditos, que juntos somam mais de 20 horas de jogo. O mod também inclui modos extras, conquistas e desbloqueáveis, além de colecionáveis espalhados pelos mapas.
  • Novos inimigos e puzzles – Além de monstros já conhecidos, novas criaturas com design variado foram incluídas. O mod também oferece puzzles bem elaborados, que adicionam uma nova camada de desafio à experiência.
  • Trilhas sonoras originais – O mod traz 36 novas faixas musicais, muitas delas compostas pela comunidade de Doom.
  • Armas e itens – Novos itens e armas foram adicionados, expandindo o arsenal clássico de Doom com opções mais diversificadas e potentes.

Curiosidades

  • O Doom III levou 11 anos pra ficar pronto, e contou com contribuições da comunidade Doomer.

Screenshots

Compatibilidade

O Doom III é compatível com o GZDoom (4.12.0 ou superior) e precisa do IWAD do Doom II: Hell on Earth, embora possa ser que o da Phase 2 do Freedoom quebre o galho na falta. Se você só tem o Doom + Doom II, use o seu arquivo DOOM2.WAD para rodar no GZDoom, que é gratuito.

Atualmente, o Doom III é distribuído em duas edições:

  • Full: versão completa do mod, com todo o conteúdo original. É recomendada para quem tem um computador com bom desempenho e quer jogar em resoluções mais altas.
  • Lite: versão com gráficos comprimidos em resolução mais baixa, ideal para computadores de desempenho mais limitado. Caso o seu sistema tenha dificuldades com a Full, é recomendado utilizar a Lite.

Mais informações e conversões totais

Download e ficha técnica

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