Um voo de sombras ao mundo perigoso de Doom 64 nos Doom clássicos.
Doom 64: Unseen Evil é um mod que transforma mapas de Doom e Doom II em algo tipo Doom 64, inclusive com a atmosfera sombria, inquietante e opressiva original do cartucho de Nintendo 64 de 1997. Foi desenvolvido por DrPyspy e lançado inicialmente em 10 de outubro de 2024.
Este mod reformula completamente a experiência dos clássicos, incluindo mecânicas, texturas dos cenários, efeitos e armas até a aparência aterradora dos monstros. Os elementos eventualmente presentes nos mapas que faltam no Doom 64 original, como o Revenant e Arch-Vile, reaparecem em versões reimaginadas no estilo desse jogo.
Além disso, Doom 64: Unseen Evil introduz uma nova dificuldade chamada Redemption Denied, que traz consigo uma colocação de monstros ainda mais cruel, inspirada nos mapas de PSX Doom, para quem procura desafios maiores. Prepare-se, pois consta que, com este mod, vai ter também muitos “males não vistos” à espreita nos corredores agora ainda mais sombrios de Doom.
Resolvi testar o Doom 64: Unseen Evil com o Freedoom, e os resultados foram bem satisfatórios. Carreguei também os mods Mapa do Sereno, NashGore NEXT, Bloom Boost e Flashlight++.
Acima, temos o trailer oficial de lançamento do mod.
O Doom: Unseen Evil é mais uma opção para quem gosta de reviver Doom e Doom II com a atmosfera interessante, densa e claustrofóbica de Doom 64. Este mod substitui todas as texturas, armas, itens e sprites dos jogos clássicos, fazendo com que cada mapa tenha não apenas a aparência horripilante do cartucho de N64, mas também mecânicas (stats, comportamentos de armas e monstros etc.) baseadas nele. Já para quem nunca fez isso com outros PWADs com propostas similares, é a oportunidade perfeita para redescobrir esses jogos sob essa nova ótica.
Vale a pena citar aqui também que, sob certas condições, o Doom: Unseen Evil também pode funcionar com mapas criados pela comunidade, ou seja, permite levar essa experiência para além dos jogos originais da série. Isso é possível graças ao mod usar uma ferramenta chamada Terraformer (muito provavelmente uma referência ao Mapa 02 do Doom 64), que substitui os elementos dinamicamente, em vez de simplesmente trazer os mapas recriados com recursos baseados no Doom 64.
O Doom: Unseen Evil roda no GZDoom (4.12.2 ou superior) com os IWADs do Doom registrado, The Ultimate Doom e Doom II: Hell on Earth. Como dito acima, é também compatível com fases ou mapsets criados pela comunidade que utilizem as texturas vanilla. No entanto, é bom tomar cuidado ao escolher mapsets com texturas novas, pois elas podem não ser interpretadas corretamente pelo Terraformer, a ferramenta que transforma o visual nos jogos, o que pode gerar algumas inconsistências visuais. Por esse motivo, não sei dizer se fica totalmente de boa nos IWADs do Freedoom e Final Doom. Tipo, testei e aparentemente fica duca, mas não olhei a fundo pra ter certeza.
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!