Doom 4 Doom (D4D) é um espetacular mod criado por DBThanatos, Major Cooke, ZZYZX e Michaelis que traz as armas do Doom 2016 pro Doom clássico, além de adaptar os monstros e a mecânica do jogo.
20 de julho de 2016
Doom 4 Doom (D4D) é um espetacular mod criado por DBThanatos, Major Cooke, ZZYZX e Michaelis que traz as armas do Doom 2016 (ou Doom 4) Doom clássico, além de adaptar os monstros e a mecânica do jogo.
Além de contar com todos os upgrades de armas (que podem ser comprados numa loja in-game com os créditos que você ganha ao matar monstros), armas novas, upgrades de vestimentas e várias outras novidades, o Doom 4 Doom aumenta sensivelmente a dificuldade do game.
Como se não fosse suficiente, o D4D oferece uma incrível variedade de opções, inclusive uma para jogar com os monstros do Doom Vanilla, se você não quiser jogar com os modificados que estão presentes nele, e um sistema de Glory Kills e execuções, que também pode ser configurado ou até desabilitado pelo jogador.
Vídeos
Acima, temos um vídeo da versão 2.0 do Doom 4 Doom.
Já essa playlist contém outros vídeos do Doom 4 Doom.
Armas
Punhos – Arma básica de combate a curta distância. Visto que o Blaster não usa munição, só faz sentido usar os punhos no caso de pegar o Berserk Pack.
Blaster – No lugar da pistola, esta arma não gasta munição e seu tiro alternativo carrega energia suficiente para matar um Imp. Se sair apertando o tiro primário velozmente, a arma atira bem rápido.
Shotgun – É a escopeta. Ela conta com dois upgrades, o Trishot Module, que atira três cartuchos em série, mais fortes que os comuns, e o Explosive Round, que funciona como uma granada, causando dano via explosões.
Super Shotgun – A boa e velha escopeta de dois canos não poderia faltar. Ela conta com quatro upgrades: o primeiro garante um reload mais rápido; o segundo, tiros perfurantes; o terceiro, por alguma razão sobrenatural, você pode atirar duas vezes para precisar de recarregar; e o quarto garante duas escopetas de dois canos, atirando duas vezes cada antes de recarregar, uma em cada mão.
Heavy Assault Rifle – O rifle de assalto conta com uma boa taxa de tiro e dois upgrades: Scope Module, que não apenas te dá a habilidade de usar o zoom, mas também balas perfurantes, e o Micro Missiles, que grudam nos monstros e infligem dano explosivo.
Chaingun – A minigun que atira balas rapidamente e rotacionando. Conta com dois upgrades: Gatling Rotator, que já deixa a arma girando para atirar, instantaneamente, balas explosivas e a Mobile Turret, que pode ser montada e que vai destruir tudo que ficar na sua frente, rapidamente, embora diminuindo a sua velocidade.
Rocket Launcher – O lança foguetes pode ser modificado com dois upgrades, o Lock On, que quando você segura o botão de tiro alternativo, ele vai tentar travar o míssil no monstro que você está mirando e o Detonate, que quando usado com o tiro alternativo explode sem destruir o foguete, algo que pode infligir bastante dano a um inimigo.
Plasma Rifle – O rifle de plasma não difere muito do original, mas conta dois upgrades: Heatblast, que quando equipado acumula calor e atinge os inimigos e o Stun Bomb, que quando atinge algo, cria uma explosão atordoante, paralisando qualquer monstro nas proximidades, exceto os Cyberdemons e Spider Masterminds.
Lightning Gun – É uma arma de alto dano que come muita energia e atira raios, similar àquela do Quake. Ela conta com dois modos de tiro, o primário atira o raio normal e o segundo cria um efeito em cadeia que atinge também os monstros nas proximidades.
Static Rifle – Não gasta munição, mas você tem que ficar em movimento para carregá-lo. Atira um raio bem forte. Se você trocar de arma, ela será descarregada.
Gauss Cannon – Atira um poderoso raio e pode ser modificado com dois upgrades, o Precision Shot, que permite usar junto com uma mira telescópica e a arma vai carregar, aumentando o seu dano nesta medida e criar uma grande explosão em volta do alvo; e o Siege Mode, que quando montado, você mal vai poder se movimentar, mas seus tiros vão atravessar os monstros e infligir bastante dano aos inimigos, mesmo que não os atinja diretamente, mas gastando bastante munição.
Chainsaw – A motosserra (ou serra elétrica) conta com dois tipos de tiro. O primário não usa munição, funcionando como no Doom clássico. Monstros mortos desta forma vão dropar energia e créditos em dobro. Já o segundo modo gasta combustível e faz um super ataque carregado que vai destruir qualquer coisa na sua frente, desde que você tenha munição pra isso. Monstros que forem destruídos desta forma vão dropar quatro vezes o crédito.
BFG – Achar munição pra BFG é difícil, mas ela é bem OP. Ela destrói tudo o que ela atinge com um tiro, exceto o Cyberdemon e a Spider Mastermind, que precisam de 2. Além disso, ela atira uns raios elétricos perto dos monstros nas proximidades que os matam de uma vez (exceto os dois grandalhões, mas que levam dano mesmo assim).
Granadas – Tem três tipos de granada: a de fragmentação, que explode ao contato, a Holo Grenade, que cria uma projeção holográfica sua e que confunde os monstros e a Syphon Grenade, que quando impacta em alguma superfície ou objeto, vai detonar e criando uma área de explosão que vai roubar vida dos monstros pra você.
Repeater Rifle, Vortex Rifle e o The Carrion Cannon, armas adicionadas na versão 2.0 do Doom 4 Doom.
Este WAD rodou aqui no GZDoom 2.2.0, com o DOOM.WAD, DOOM2.WAD e com ambas as phases do Freedoom.
Como trata-se de um mod de gameplay, ele não é compatível com outros mods similares, como o Brutal Doom.
No pacote de download, tem um arquivo .txt que ensina como jogar no modo software com o ZDoom, mas não cheguei a testar. Isso pode ser útil para quem não consegue rodar o GZDoom 2.2.0 no PC.
Antes de começar a jogar, configure as teclas para os comandos especiais do Doom 4 Doom. Tá logo no topo da tela de Options do GZDoom.
Nós fizemos um pacote com o Doom 4 Doom v2.0.3 que já vem com o Freedoom e o GZDoom 2.2.0, pronto para jogar rapidamente, tipo quickplay, para aqueles que tem preguiça de aprender como rodar os mods do Doom.
Basta clicar duas vezes nos arquivos Doom 4 Doom phase 1.bat ou Doom 4 Doom phase 2.bat para rodar a phase 1 ou a phase 2 do Freedoom, respectivamente. O esquema já está pronto para jogar em janela e para jogar com WASD + mouse, mas convém dar uma olhada nos controles no options, para saber quais são ou configurá-los ao seu bel prazer.
O pacote também vem com o Proj2Music3Pk3, que é um programinha que cria um randomizador de música do Doom 2016 para usar no D4D. É necessário já ter a OST.
Instalação do Doom 4 Doom v3.0 ou superior
Num belo dia, o DBThanatos resolveu abandonar o projeto e deixou o Major Cooke como seu diretor. O D4D tem sido atualizado ativamente, inclusive tornando-se open source no processo.
Entretanto, a versão que temos para download no nosso link tradicional é a última oficial que cobrimos, a v2.0.3. Se você quiser baixar a mais atualizada (3.x), siga os passos abaixo:
Baixe o GZDoom mais avançado ou alguma das suas devbuilds, caso o D4D não rode na versão mais avançada.
Se estiver muito complicado para você, baixe essa versão mesmo aqui. Ela é mais antiga, mas já tem um arquivo que permite rodar mais rápido, como já falei acima.
Página do D4D no Mod DB – Com mais info e links alternativos para download da última versão sem ser open source. Também em inglês.
Se você souber mexer com GitHub e entender bem de criação de mods para Doom e quiser colaborar com o Doom 4 Doom, que agora é open source, acesse Doom4Doom (GitHub) e siga as regras.
Este mod foi mais uma excelente sugestão do MatSilagi.
Download e ficha técnica
Download(clique com o botão esquerdo do mouse ou toque no link)
Desenvolvedores, publishers e/ou distribuidores: DBThanatos, Major Cooke
Tamanho: 76,3 MB (pacote de instalação e/ou espaço em disco)
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!
Você pode se interessar também por
Você pode acompanhar os comentários desse post através do feed RSS 2.0.
ah, nem precisa de brutal doom. já tem gore o suficiente. é só uma pena que eu não consigo salvar e carregar savegames direito com o GZDoom, pq deu vontade de jogar desde o início com o D4D.
Você pode criticar, elogiar, corrigir, complementar, reportar links quebrados (o que é muito importante) etc.
Você pode até xingar a gente de palavrão se quiser, mas como não queremos ofender as crianças que nos visitam
(e evitar choradeira dos frescos de plantão) não aprovaremos comentários com palavras chulas e/ou
de baixo calão. Também não aprovaremos spam ou conteúdos ofensivos a outras partes.
O seu link só será aprovado se for de algum site que esteja funcionando e não seja spam nem enganação.
Dados pessoais não serão publicados.
O conteúdo dos comentários é de inteira responsabilidade de seus autores.
Excelente mod, uma pena que não funcione com Brutal doom, mas o mod em si tambem é ótimo
ah, nem precisa de brutal doom. já tem gore o suficiente. é só uma pena que eu não consigo salvar e carregar savegames direito com o GZDoom, pq deu vontade de jogar desde o início com o D4D.
Ele funciona com o Brutal Doom Monsters Only, entretanto.
Aqui tive q fazer o esquema la do guia pra rodar, pq gzdoom não funciona direito no meu pc, grafico ta meio feio hauhua
preciso de ajuda parece no meu zdoom…”d4d.pk3:decorate/miscitens.aed”line 31 invalid state parameter {
leia a sessão compatibilidade do post. ele precisa do GZDoom 2.2 para rodar.