Disruptor Texture Pack

Pacote de texturas que torna os níveis mais parecidos com este clássico jogo de PSX.


7 de setembro de 2024

Disruptor Texture Pack, ou Disruptor Texture Replacer, é um mod pra Doom que traz texturas, pisos e tetos do jogo de tiro em primeira pessoa de ficção científica futurista Disruptor (1996). Foi desenvolvido por Dr_Cosmobyte e lançado inicialmente no dia 7 de abril de 2020.

O pacote foi criado com os recursos ripados por Dynamo e não traz tantas texturas, mas isso é devido ao jogo original ter muitos níveis variados e coloridos, e substituir cada parede, teto e piso por uma contraparte diferente resultaria em uma mistura de coisas que não se conectam. Foram feitas edições em menor ou maior grau dos recursos também pra deixar no jeito do Doom.

Para além do visual das fases, o Disruptor Texture Pack não altera mais nada no game, podendo ser combinado facilmente com outros PWADs, talvez até com alguns outros de texturas, carregando-o depois, pois tem várias texturas do Doom que este mod não substitui, daí dá pra fazer uma mescla dos dois e tal.

Vídeos

No vídeo acima, o Tyrant120 usou o The Abandoned Mines II, Codename: Nomad, Gothic Skins for Doom, Precise Crosshair, Custom Crosshair Pack, SpawnProps e Arachno SoundFont.

O Tyrant120 também usou o pacote numa combinação que levou o Crazy Joe Devola, Call of Doom: Black Warfare, Quake II Stuff Monsters, Critical Shots, Immerse, Universal Weapon Sway, Nash’s HP Bar, HitMarkers e BattleTanx Global Assault OST.

Curiosidades

  • Disruptor é um FPS com cut-scenes com atores (parecem um pouco com Command & Conquer), armas e objetivos específicos em suas missões. Como um membro das tropas psiônicas da Terra, você deve realizar missões para a segurança do planeta. Conforme se avança pelos estágios, obtém acesso a armas maiores, bem como a mais implantes psiônicos que lhe dão habilidades especiais.
  • Segundo Dr_Cosmobyte, Disruptor foi o seu primeiro FPS e um dos favoritos até hoje. Ele afirma que conheceu este jogo da Insomniac anos antes do próprio Doom.
  • Também, quando Dynamo extraiu as texturas de todos os estágios, ele ficou com a expectativa de alguém vir com um pacote de substituição de texturas. Mas, encarando a realidade de que Disruptor é um meio obscuro, e poucos poderiam se interessar, resolveu tocar a empreitada ele mesmo.
  • Se começar a olhar ao redor, não tem sprites de decoração (pelo menos, nenhum que consigamos lembrar) no Disruptor. Sem velas, pilares, tochas… Cada fonte de luz é fornecida pelo cenário. Este FPS também tem algumas maneiras diferentes de texturizar. Sendo um jogo de PSX, tem texturas menores do que o normal, e isso também influenciou muito este pacote. Por exemplo, muitas portas do Doom têm 128×128 ou 96×128 pixels de largura, enquanto as do Disruptor variam de 64×96 a 96×96, com de 64×128 ou até 128×128.
  • Disruptor também não tem água azul, só uns fluidos realmente suaves, no máximo. O Dr_Cosmobyte teve que fornecer respingos de terreno personalizados para aquela água cor de mijo da Missão 02, apenas no caso de alguém estar usando.
  • O game também não tem sprites de cachoeira ou terreno de sangue. Dado isso, o desenvolvedor usou algumas texturas de parede, repetiu sprites de terreno ou manteve os padrões do Doom, seja por ter conseguido fazer o que queria ou pelo código ter dado errado.
  • A versão do mod que está no Itch.io (a do nosso link de download) não é a mesma da que está no ZDoom, mas não sei se faz diferença na prática.

Screenshots

Compatibilidade

O Disruptor Texture Pack funciona no GZDoom e LZDoom. Testei brevemente com os IWADs do Doom II: Hell on Earth, The Ultimate Doom, Final Doom e Freedoom. Acho que cai bem em tudo isso.

Mais informações e pacotes de texturas

Download e ficha técnica

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!