DipSwitch

Mod que dá um toque meio arcade ao Doom!


19 de agosto de 2024

DipSwitch é uma conversão parcial pra Doom 2 com estilo retrô que dá ao clássico FPS uma pegada típica de games antigos de fliperama, especialmente beat ’em ups, tanto em termos estéticos como de jogabilidade. Foi desenvolvido por Dwim-pon e lançado originalmente em 30 de maio de 2023.

Esse mod traz novos cinco novos mapas inspirados nas saudosas máquinas de arcade de meados da década de 90, com armas, inimigos, efeitos sonoros, HUD, gráficos e outros recursos novos. Há também novas telas e mudanças/adaptações nas mecânicas que também encaixam-se neste sentido.

Apesar do design das fases, como o desenvolvedor mesmo disse, não ser dos mais sofisticados, o estilo do DipSwitch, com gráficos em pixel art e outros elementos nostálgicos, deixa este mod com um aspecto muito agradável, especialmente nas seções urbanas.

Vídeos

Acima, Dwim-pon demonstra seu trabalho em pessoa.

Foi na edição de número 259 das Notícias do Facínora onde falei sobre o DipSwitch pela primeira vez.

Funcionalidades

  • Ação implacável e ininterrupta – Não existe gerenciamento de munição no DipSwitch. Você começa com a espingarda e a metralhadora, sendo que a arma não usada recupera munição rapidamente! Junto com o tempo de troca mais rápido, se pode simplesmente segurar o botão esquerdo e alternar entre os armamentos na velocidade da luz. Cada segundo que é desperdiçado se preocupando com quantos projéteis se tem é um instante a menos que poderia ser gasto liberando chumbo quente sobre as legiões do inferno!
  • Movimento rápido em todas as dimensões – Ter munição virtualmente infinita não significa que o combate neste mod não seja tático – longe disso! Saltar é obrigatório, com os mapas sendo projetados em torno disso. Você terá que pular pelas arenas para superar obstáculos e desviar de padrões complicados, enquanto faz o seu melhor para manter suas armas apontadas para os bandidos!
  • Bombas, bombas, BOMBAS!!! Embora suas armas tenham munição virtualmente infinita, é possível também encontrar granadas espalhadas pelo campo de batalha. Estas podem ser arremessadas com o altfire causando dano em uma enorme área de explosão. Estes explosivos são como bombas de shmups como The Punisher, permitindo que se livrar de situações complicadas enquanto causa muita dor aos demônios mais resistentes!
  • Combate de alto risco com o sistema de créditos – O mapa foi feito para ser jogado sem salvar (embora isso seja perfeitamente possível). Como tal, você tem o dobro de saúde do normal, juntamente com “Créditos” estilo arcade. Pressione a tecla definida como Reload a qualquer momento para gastar um crédito, curando-se completamente e tornando-se invencível por alguns segundos. Quando morrer significa reiniciar o mapa inteiro novamente, saber quando usar um crédito ou não se torna uma habilidade vital.
  • Curto, mas altamente rejogável – DipSwitch pode ser concluído em cerca de 10 minutos, e uma primeira partida provavelmente não levará muito mais tempo. Mas há mais do que aparenta aqui – Conforme a tradição dos fliperamas, jogue bem o suficiente e você pode ser recompensado com algo legal.
  • Estruturas de aparência horrível (segundo o autor).

Screenshots

Compatibilidade

O DipSwitch foi testado no GZDoom 4.5.0 e 4.10.0 e precisa do IWAD do Doom II: Hell on Earth, mas acho que o da Phase 2 do Freedoom e até quem sabe os do Final Doom quebrem o galho sem dar pau no jogo nem nada. Talvez, só fique umas coisas estranhas nos gráficos e texturas. Enfim, testa aí e me fala.

Mais informações e mods pra Doom

Download e ficha técnica

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!