Pra realizar as fantasias de quem sempre imaginou como seria jogar Doom com uma nave.
Descent Doom, alternativamente conhecido como GZDescent, é um mod desenvolvido por Redxone com o objetivo de recriar o cerne do gameplay dos Descent 1 e 2, FPS dos anos 90 onde se controla uma nave, no Doom.
Lançado em 21 de outubro de 2021, o Descent Doom traz novos HUDs, armas, sons, gráficos e músicas, além de um sistema incrementado de armas secundárias e controles que buscam ser mais adequados para manejar um caça futurista.
Como era de se esperar, você pode voar a vontade com o Descent Doom, sem uso de cheats, dependendo só dos limites dos mapas mesmo. Também, pelo que deu pra entender, o mod tem suporte multiplayer.
Neste 35º Combinações do Alberto, carreguei o Descent Doom v1.0 com o Rampancy, City Assault, Doom Liquid textures pack, Bloom Boost, SBrightmaps, Nash’s HP Bar e Target Spy.
No vídeo anterior, usei o Descent Doom para voar pela Akzos City cheia de monstros do Minecraft graças ao mod Triple M.
Assim como o SecuDoom, outro trabalho do Redxone, o Descent Doom é um trabalho muito caprichado que apresenta uns aspectos interessantes que ainda não vi em outros mods, como os controles, com um nível de complexidade adequado para um caça que se move livremente em todas as direções, e os sistemas de armas, onde o armamento primário e secundário (altfire) podem ser escolhidos independentemente um do outro.
Por outro lado, isso também implica em ter que configurar os controles no Options pra definir as teclas que realizam funções extras – como selecionar os misseis (arma secundária), lanterna, afterburner, rolagem horizontal (importante), power-ups e outras coisas – algo que geralmente me dá preguiça. Entretanto, não é tão mais complicado assim guiar a nave em relação ao Doomguy a pé, embora usar um controle com manche certamente deixaria as coisas mais agradáveis.
Outra coisa que vale destacar é o visual e efeitos sonoros do Descent Doom, totalmente consistentes e harmoniosos. O HUD mesmo ficou belíssimo. Se combinar este mod com mapas que usam texturas próprias e pacotes mais sofisticados de monstros, quem ver de longe vai pensar que é um fangame retrô ou remaster do Descent ou um game totalmente à parte.
Dá pra jogar o Descent Doom em qualquer mapa, visto que a nave entra em qualquer espaço, mas é deveras mais divertido naqueles que tem muito espaço pra voar. De cabeça agora lembro do Mapa 31, Akzos City, Fallen, Control Workshop e o já citado City Assault.
Note que esta lista de armas foi feita considerando a versão 1.0 do Descent Doom. Pode ser que isso mude nas vindouras atualizações.
Note que esta lista foi feita considerando a versão 1.0 do Descent Doom. Pode ser que isso mude.
Rodei o Descent Doom aqui no GZDoom 4.7.0 com os IWADs do Doom II: Hell on Earth, The Ultimate Doom, Final Doom e Freedoom. Parece que funfa de boa com tudo isso.
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!