Complex Doom é um mod para Doom que randomiza uma boa quantidade de novos monstros e power-ups nos mapas, adicionando também armas e itens novos, além de um sistema de inventário e um de drop de bônus.
Complex Doom é um mod para Doom criado pelo Daedalus (ou Cacodemon) que randomiza uma boa quantidade de novos monstros e power-ups nos mapas. O PWAD também apresenta armas e itens novos, além de um sistema de inventário e um de drop de bônus (health e armor) em forma de essências que podem dropar dos inimigos.
As modificações apresentadas pelo Complex Doom,muitas vezes, deixam o jogo substancialmente mais difícil, devido a grande quantidade de elementos que são randomizados ao iniciar cada mapa. O Hitler, por exemplo, pode aparecer aleatoriamente no lugar de um mero Wolfenstein SS, só que esta besta socialista continua forte como no Wolfenstein 3D: tem duas formas, bastante health e ataque hitscan. Ou seja, nem sempre fica equilibrado.
Os sons, especialmente das armas, também merecem destaque. São escandalosamente bons. Achei interessante também os zumbis poderem aparecer usando armas do arsenal do protagonista, podendo dropar, inclusive, a munição correspondente. Nota-se também alterações menores, como o HUD, o Doomguy ganhando olhos azuis mais destacados e a cara dele pode ficar toda estropiada quando ele morre devido a alguma explosão.
Enfim, o Complex Doom é um mod bacana, especialmente para quem gosta de muita variedade de elementos e dificuldade um pouco acima do equilibrado, mesmo com as granadas e outros itens (tem que usar direitinho pra não desperdiçar) ajudando.
O Complex Doom apresenta um arsenal totalmente modificado, mas, visualmente, a maioria já é composta de velhas conhecidas. Muitas armas são vistas no Brutal Doom e seus derivados, mas não tem o funcionamento exatamente igual. As diferenças ficam mais evidentes ao utilizar o botão de tiro secundário, por exemplo. Se eu entendi bem, as armas que spawnan nos mapas não são randomizadas, apenas monstros e power-ups. Parte do armamento, como o Lança-Granadas ou a MP40, aparece quando dropa dos inimigos.
A granada e as minas terrestres podem ser usadas através de hotkeys definidas no options ou como armas normais.
O arsenal é composto de:
O Complex Doom rodou aqui, aparentemente de boa, no GZDoom (1.8.2, 2.4 e 3.2), Zandronum (2.0 e 3.0) e no ZDoom 2.8.1, com os IWADs do Doom II: Hell on Earth, The Ultimate Doom, Final Doom e de ambas as phases do Freedoom.
Dá pra jogar multiplayer, mas precisa de um patch pro Rifle de Plasma funcionar corretamente. Tem tudo no pacote para download que estamos disponibilizando neste post.
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