Clean Up Hell

Só falta inventarem os mods de bater laje, capinar terreno e bater roupa suja no tanque.


25 de maio de 2024

Clean Up Hell é um joke WAD pra Doom, Heretic e Hexen que “simula” faxina nestes jogos, permitindo limpar sangue, radiação e cadáveres dos mapas. Foi desenvolvido por NakaTeleeli e lançado inicialmente emu 23 de maio de 2024.

Este mod foi inspirado em jogos como Viscera Cleanup Detail e, embora tenha sido feito mais pela zueira, afeta a gameplay, visto que remove os corpos de inimigos, que poderiam ser revividos pelos Arch-Viles caso contrário, e o nukage, evitando que os jogadores levem dano ao passar por essas áreas.

O Clean Up Hell pode rodar de boa com outros mods, mas só é capaz de limpar o sangue, gore e os corpos do Doom vanilla ou gerados pelo Bolognese Gore Mod modificado embutido. Provavelmente, deve se poder colocar inimigos personalizados no barril de limpeza.

Vídeos

O videozinho acima demonstra bem o funcionamento do Clean Up Hell no The Ultimate Doom.

Falei sobre o mod pela primeira vez na 247ª edição das Notícias do Facínora. Deixei o vídeo no ponto mais ou menos (10:00).

Sinopse

Os demônios do inferno se libertaram, e o único que pode fazer algo a respeito é você, um humilde zelador. É preciso impedir a invasão e garantir que o local ainda esteja limpo para que a equipe possa voltar ao trabalho na segunda-feira. Para isso, você tem:

  • Um barril. Basta colocar a carne ali para que você possa descartá-la adequadamente mais tarde.
  • Uma lavadora de alta pressão UAC. Modificada a partir de um rifle de plasma desativado, ela tirará o sangue imediatamente.
  • Bombas de purificação de água. Esse monte de lixo tóxico se espalhou por toda parte, o que não pode ser seguro para o trabalho.

Gameplay

Joguei o Clean Up Hell e percebi o seguinte, além do sangue e carne moída providenciado pelo Bolognese Gore Mod, como supracitado, e os itens de limpeza da seção anterior, o mod mantém o resto do Doom praticamente igual, com as armas e tudo mais funcionando normalmente, promovendo a possibilidade de mandar uma partida como qualquer outra.

Quanto ao processo de limpeza, é possível dar uma geral nas paredes, tetos e pisos dos mapas. Os itens de limpeza parecem não causar quaisquer danos aos inimigos, mas os alertam. Há também um sistema que vai te dando pontos na medida em o jogador limpa as fases, o que é exibido na tela. As armas de limpeza são cicladas com a tecla 0 (Zero).

Um problema citado por NakaTeleeli são os decals. Era pra ser possível limpar os buracos de bala nas paredes, mas não foi possível encontrar uma maneira de interagir com esses recursos. Foi necessário desabilitar os padrão e, se você usar um mod que adicione mais decals, estes não poderão ser limpos.

Curiosidades

  • De acordo com NakaTeleeli, levaram duas semanas para o Clean Up Hell ser feito.
  • Um objetivo é que o mod deveria ser muito compatível com outros mods e mapas, então há algumas coisas não feitas, mas que talvez pudessem ser feitas.
  • As armas são dadas via ACS para que não fosse necessário criar uma nova classe de jogador.

Screenshots

Compatibilidade

Rodei o Clean Up Hell aqui no GZDoom (4.10.0 e 4.11.3) com os IWADs do Doom II: Hell on Earth, The Ultimate Doom, Final Doom, Heretic, Freedoom e Hexen, e parece rodar de boa com tudo isso.

Mais informações e joke WADs

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  • Clean Up Hell @ ZDoom – Tópico com mais informações, comentários, link alternativo para download, eventuais updates etc. Em inglês.

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Download e ficha técnica

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