Catacomb: ABYSS é um remake do The Catacomb Abyss para Doom II (GZDoom) que traz mapas, monstros, itens, pick-ups e outros elementos deste antigo FPS da Softdisk com um alto grau de fidelidade.
Catacomb: ABYSS é uma conversão total do Doom II que recria o The Catacomb Abyss, um antigo jogo de tiro em primeira pessoa de fantasia medieval, nesse clássico da id Software. Foi desenvolvido por inferion_, anunciado pela primeira em 13 de agosto de 2013 e lançado originalmente em 25 de agosto de 2018.
Este remake do jogo da Gamer’s Edge (uma revista da Softdisk) apresenta um alto grau de fidelidade, preservando até as telas originais do jogo, mas aproveitando as vantagens técnicas e de gameplay promovidas pelo motor avançado GZDoom.
O Catacomb: ABYSS também traz mapas, monstros, itens, pick-ups, efeitos sonoros, níveis de dificuldade (Novice e Warrior) e outros elementos do original. Olhando de longe, ninguém percebe que se trata de Doom.
O vídeo acima mostra a primeira fase do Catacomb: ABYSS.
Já o vídeo anterior mostra o mapa 07 do mod.
Só joguei um pouco o Catacomb: ABYSS, mas deu pra ver que a conversão ficou muito meticulosa. Claro, não é a exata mesma experiência do The Catacomb Abyss, para a qual recomendo rodar o game original com o DOSBox ou o CatacombGL, mas, poxa vida, para além de alguns frames de certas animações de certos inimigos que parecem que não foram terminados, não notei nada do que reclamar.
É o tipo do trabalho que parece ter sido tocado meticulosamente. Infelizmente, parece que o autor largou mão, mas o Catacomb: Abyss merecia ser continuado. Realmente, o pouco que vi, me impressionou bastante.
O autor afirma que o Catacomb: ABYSS precisa do GZDoom 2.1.1 e versões superiores deste port não servem, porém, testei no GZDoom 4.7.1 e, apesar de aparecer algumas frames vanilla aparecendo nas rotações de alguns inimigos (de vez em quando, o morcego vira o pinky), não notei nada que prejudique a jogatina.
O mod também precisa de um IWAD no formato do DOOM2.WAD
, servindo os do Doom II: Hell on Earth, Final Doom e da Phase 2 do Freedoom.
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!