Bydofied é um mod que traz armas, power-ups, pick-ups, músicas, efeitos, HUD, fontes, gráficos, itens de cenário e gimmicks do R-Type ao Doom.
Bydofied é um mod para Doom inspirado em R-Type, o clássico shoot ’em up de rolagem horizontal de 1987 da Irem famoso no ocidente graças ao seu port de Master System. Foi desenvolvido pelo Captain J e lançado em 30 de dezembro de 2021.
Resumidamente, o Bydofied é o R-Type se fosse no Doom, embora, claro, haja bastante diferenças em relação ao antigo scrolling shooter. Pelo menos até o momento, apresenta armas, power-ups, pick-ups, músicas, efeitos, HUD, fontes, gráficos, itens de cenário e gimmicks adaptados e/ou ripados do jogo original. Ah, parece que todos monstros atacam com projéteis e tem animações de morte diferentes também.
O visual do Bydofied é bem agradável, com muita coisa desenhada em pixel art retrô mais puxado para 16-bit, e não o que vemos em outros trabalhos do Captain J – como Rebel Rumble ou Netronian Chaos – que tem estilo gráficos mais MS Paint (embora seja provável que esta ferramenta tenha sido muito utilizada aqui também).
No 87º Combinações do Alberto, usamos o Bydofied para jogar as duas primeiras fases do Vrack Botanicals com o Rampancy, PaintTextures, Tilt++, Nash’s HP Bar, Universal Weapon Sway e Bloom Boost.
Acima, temos um trailer teaser oficial do Bydofied, Ficou chique que nem o mod.
A história começa com o segundo tipo do R-9HX1 ARCHER, o antecessor da gigantesca arma humanóide, TL-T CHIRON.
Após a enorme quantidade de dados de combate recebidos dos R-9A ARROWHEADs, as Forças Armadas Aliadas da Terra (também conhecidas como Space Corps) começaram o experimento de produzir variantes robustas do R-Fighter com base em um modelo. Cada modelo tinha seu próprio propósito, armamento, principalmente alimentado por REDACTED.
ARCHER é um dos R-Fighters especializados em ataques anti-infantaria e outros inimigos não blindados considerado muito poderoso contra pequenas criaturas e máquinas do tipo Bydo, sem causar muitos danos desnecessários. ARCHER tem agora uma nova missão que consiste em vasculhar um pequeno planeta estéril, que o aguarda cheio de terror e mistérios.
Infelizmente ainda não tive tempo para explorá-lo ao fundo, mas posso dizer que o Bydofied é um mod bem no estilo que podemos esperar do Captain J: muito pixel art, tiroteio acelerado inspirado em shooters antigos de fliperama, belos gráficos desenhados à mão, bastante atenção aos detalhes e preocupação com a consistência do trabalho em geral.
A impressão que tenho é que o Bydofied é um daqueles PWADs descomplicados, de só chegar e sair atirando, mas que também adiciona variação de jogabilidade, quiçá valor de replay, numa partida de média/longa duração, com o esquema dos upgrades, armas auxiliares etc. Ou seja, é ao mesmo tempo simples o bastante para permitir jogar sem esquentar a cabeça e suficientemente sofisticado para estimular naturalmente a exploração de seus limites.
Consta que o mod ainda é um WIP (trabalho em progresso), o que significa que pode ser atualizado com mais coisa, então vale a pena ficar de olho. De qualquer maneira, já dá pra divertir bastante com o Bydofied, além de fazer umas combinações maneiras com outros PWADs.
Rodei o Bydofield aqui no GZDoom 4.8.2 com os IWADs do Doom II: Hell on Earth, The Ultimate Doom, Final Doom e Freedoom, e o mod parece funcionar perfeitamente bem com tudo isso.
Note também que apesar do Bydofied trazer alterações nos inimigos, dá pra usá-lo como pacote de armas carregando-o antes do mod de monstros. Deve funfar pelo menos na grande maioria dos casos.
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