Aventuras estilo jogos antigos de fliperama e SNES no Doom.
Bullet-Eye é um mod com estilo retrô para Doom que apresenta novos sistemas, armas, equipamentos, HUD, monstros e gimmicks bastante sofisticadas e únicas a este game de tiro em primeira pessoa da id Software. Foi desenvolvido por Mor’Ladim e lançado a 15 de novembro de 2015.
A proposta principal do Bullet-Eye é trazer uma aventura estilo de jogos antigos de fliperama ou de Super Nintendo, adaptando mecânicas, gráficos (com muito pixel art nostálgico e agradável), efeitos sonoros, músicas e tudo mais.
Uma mecânica interessante é o Bullet-Eye Mode, no qual se derrota inimigos para ganhar energia. Assim que tiver o suficiente, o emblema do Bullet-Eye aparecerá e, ao pressionar o atalho de teclado designado, vai ativar uma arma de disparo rápido maciça que pode facilmente eliminar grupos inteiros de inimigos, os quais, neste modo, restauram a saúde e têm uma chance maior de dropar upgrades. Também se ganha orbs de ataque ao entrar neste modo, mas toda energia além de 50% começará a decair lentamente até atingir 25%. Ou seja, é usar ou perder.
Acima, no 30º Combinações do Alberto, carreguei os mods Bullet-Eye – v0.11.6 – Frozen Wrath com o Doom 2 Redux, NINTENDOOM, Doom Liquid textures pack V5.0, Bloom Boost, SBrightmaps e Universal Weapon Sway. Note que eu não conhecia o Bullet-Eye antes de jogar esta partida, mas dá pra dar uma ideia boa do mod.
Já no segundo vídeo, o 175º episódio das Combinações do Alberto, usei a edição de apenas monstros do Bullet-Eye com vários outros mods: Voyage Infernal, MixTP.pk3
do 2 Mashup Texture Packs, Critical Shots, Relighting Doom, Universal Weapon Sway, Tilt++, SpawnProps, Universal Rain and Snow e Alternate Dark Ambient Music Pack.
O Bullet-Eye usa um bom número de teclas que devem ser configuradas antes de iniciar uma partida no Options. Vou traduzir e meter a lista que explica o que cada comando faz, pra facilitar na hora de você definir as teclas.
Aliás, para obter as informações abaixo e outras, pressione [F1] a qualquer hora do jogo:
O Bullet-Eye possui uma variedade de armas exclusivas e peculiarrs, todas com upgrades que podem ser obtidos através de GP, matando inimigos ou pegando uma arma duplicada. Isso adicionará XP à arma atualmente selecionada – e, quando a barra estiver cheia, um novo nível será obtido.
Sua arma anterior será dropada ao pegar seu novo beat stick. Você pode segurar até três armas diferentes, e trocar uma arma é conseguido selecionando a que você deseja trocar. Não se esqueça de pressionar o atalho de teclado personalizado para “Open Status Panel” para ver informações sobre suas armas e equipamentos atuais.
Você nunca será prejudicado por suas próprias armas (não tem splash damage, creio eu). Então, mete bala sem esquentar a cabeça.
Todas as armas primárias são categorizadas em uma de 6 famílias, sendo que cada uma tem seus próprios pontos fortes e fracos. Não há limite para quantas armas em uma família você pode segurar, mas em algumas situações, pode ser melhor equilibrar seu arsenal:
Abaixo, segue o arsenal do Bullet-Eye listado a partir da sua versão v0.11.6:
Como dito acima, o Bullet-Eye apresenta muitos novos pick-ups. Existem mais de 100 peças armadura, que podem dropar ou spawnar em outras fontes, que garantem efeitos benéficos, como aumentar a taxa de recarga do Flash Guard ou aumentar a duração e o poder dos orbes de ataque.
O equipamento pode ser upado até 3 vezes (partes específicas até 5 vezes), seja através de GP ou encontrando uma duplicata no mundo. Cada vez que um item de equipamento ganha nível, ganha um bônus de que afeta uma arma, saúde ou outros aspectos.
Por outro lado, o equipamento sofre desgaste e deve ser reparado regularmente com GP ou será perdido ao quebrar. Fique esperto.
Cansado de pegar acidentalmente uma arma que não quer? Tem algo que prefere não pegar que está bloqueando seu caminho em um corredor estreito? Então, use o Equipment Lock. Basta configurar a tecla para usar esta função no Options, como dito na seção Controles.
Enquanto esta funcionalidade estiver ativa, você não pegará nenhuma arma ou equipamento a menos que seja do mesmo tipo atualmente em sua posse, ou se atualmente não tem nenhum item para esse slot específico.
Você saberá quando o sistema está ativo quando o diamante logo acima do contador de munição tiver uma fechadura minúscula. Se mudar de ideia e quiser pegar todos os power-ups que puder, basta apertar a mesma tecla e ela será desativada.
Ainda não tive muito tempo para jogar e explorar o Bullet-Eye, e o pior que é um daqueles que tem muita coisa bacana que quanto mais você descobre, mais coisa aparece para descobrir. Então, este post vai ficar bem simples mesmo até eu arrumar tempo pra fazer uma análise decente deste mod.
Mas pode acreditar que este trabalho ficou só o filé. Outra coisa que você deve ficar sabendo é que ele deixa o jogo sensivelmente mais difícil. Se quiser algo mais ou menos próximo ao Ultra-Violence, recomendo o nível de dificuldade “Master Mode” (Skill 3). Acima disso, nem infighting tem.
Bullet-Eye Baddies, ou Bullet-Eye Enemy Only Mod, é o pacote de monstros do Bullet-Eye, ou seja, uma edição do mod traz apenas seus inimigos para que este que seja combinado com pacotes de armas e tal. Como podemos ver num dos vídeos, este inimigos são altamente agressivos, por isso não é recomendado usar isso com o Doom vanilla nas dificuldades mais elevadas. Foi feita pelo mesmo autor do trabalho original, Mor’Ladim.
Note que, pelo menos até o momento, em que atualizei esse post, nem todos os monstros são substituídos pelo Bullet-Eye Baddies.
▶ Download Bullet-Eye Baddies @ Dropbox – 8,35 MB.
A versão atual do Bullet-Eye (v0.12.4) deve precisar do GZDoom 4.10.0 ou superior. Usei o mod aqui com o IWAD do Doom II: Hell on Earth e creio que deve pegar igualmente de boa nos do Final Doom e o da Phase 2 do Freedoom, mas pode ser que funcione com os do Doom registrado e do The Ultimate Doom também. Testa aí e me fala.
Caso você tenha problemas ao rodar essas versões do engine, procure por um lançamento antigo aqui. Para referência, a v0.11.6, a usada no primeiro vídeo, roda com o GZDoom 4.6.0 ou mais recente, e a v0.11.8b deve precisar do GZDoom 4.7.1 ou mais recente.
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