O premiado port "brutal" do sombrio FPS de N64.
Brutal Doom 64 é uma conversão total que traz, para o Doom II, as armas, monstros, efeitos sonoros, músicas e mapas do cultuado cartucho do Nintendo 64, mas com algumas modificações típicas do Brutal Doom e vários outros avanços em geral.
A primeira versão do Brutal Doom 64 foi lançada no dia 30 de outubro de 2016 pelo Sergeant Mark IV, que, embore apresente várias melhorias em relação ao original, não conta com fatalities e execuções, pois o propósito deste mod é ser ser mais sério e perturbador, seguindo a atmosfera do Doom 64 mesmo.
Acima, temos o showcase do Brutal Doom 64 v1 feito no nosso esquema tradicional.
Já o vídeo anterior mostra um pouco do Brutal Doom 64 v2 com um deathmatch travado contra bots neste PWAD.
O Doom 64 é o não muito conhecido, porém cultuado, Doom do Nintendo 64. Não se trata de um port, mas um jogo totalmente novo, que apresenta novos mapas, músicas, efeitos sonoros, gráficos e um novo enredo que se passa imediatamente os eventos do Doom II.
Tal enredo explicaria o porquê do Doomguy ter permanecido no Inferno e se tornar conhecido como “Doom Slayer“, o que acontece no Doom 2016, com alguns fãs teorizando que o Doom 64 se passaria imediatamente antes deste novo Doom o que tornaria o D64, assim, o “verdadeiro Doom 3“.
Vários desenvolvedores foram capazes de ripar recursos do ROM de Nintendo 64. O Samuel “Kaiser” Villarreal recriou as fases no engine Doomsday, criando o Doom 64 Absolution TC e, posteriormente, o Doom 64 EX (um emulador do ROM para PC). Recentemente, o Nightside conseguiu portar tudo para funcionar no GZDoom, criando o GZDoom 64. Ao que parece, o Brutal Doom 64 foi refeito do zero, mas utilizou os recursos desse mod ou o tomou como base.
Tem também outras TCs que usam recursos do Doom 64, como o Doom 64 For Doom II e o YHDoom 64.
O Brutal Doom 64 ganhou o prêmio de Fan Creation of the Year (“Criação de Fã do Ano”) no IGN SXSW de 2017. Como o Sergeant Mark IV não podia ir lá para receber o bagulho, o Andrew Hulshult, músico responsável pelas trilhas sonoras do Quake Champions, DUSK, Amid Evil e outros jogos, foi lá receber em nome dele:
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