Mod que combina elementos de Blood e Doom, com monstros, mapas e enredo híbridos.
Bloom, grafado também como BlooM, é um crossover entre dois clássicos FPS dos anos 90 – Doom e Blood – que combina os elementos de ambos os jogos em apenas um mod compatível com ports avançados do jogo da id Software.
Criado pelo Bloom Team, o Bloom apresenta monstros, mapas e até enredo resultantes da fusão de elementos desses jogos. Por exemplo, um “Cacoyle” é uma criatura híbrida metade Cacodemon, metade Gárgula (saiba mais num dos vídeos abaixo). Os mapas próprios do Bloom seguem também essa filosofia: uns começam em fases conhecidas do Doom e terminam em missões famosas do Blood.
Além disto, o jogador pode escolher tanto o Caleb quanto o Doomguy como protagonista, e o Bloom pode inserir eventos ou armadilhas aleatórias nos mapas, sejam eles os seus próprios, os clássicos ou feitos pelos os outros.
Acima, temos o 34º episódio da Gaming DooM, nossa série de vídeos narrados sobre Doom. Consiste em uma apresentação, análise (por Márcio Strzalkowski) e gameplay (por Tyrant12o) do BlooM.
Já o anterior é o trailer oficial do mod.
A história de Bloom começa 10 anos após os eventos de Doom II. Os governos da Terra tentam reconstruir os restos da civilização após a guerra contra o Inferno. Entretanto a Cabalco manteve-se latente, à espera do momento certo para assumir as antigas instalações da UAC. O objetivo da Cabalco é construir seu próprio gerador de portal, não apenas para trazer de volta todo o exército caído da Cabal, mas para também ressuscitar Tchernobog.
Durante o processo de abertura do portal, os engenheiros da Cabal detectaram uma anomalia certamente devido a um mau ajuste do colisor. Isso produziu uma perturbação do espaço-tempo em que o passado (Blood) se fundiu com o presente (Doom II) em um universo fragmentado conhecido como Void (Vazio).
Não só isso, o vórtice trouxe de volta o exército de Cabal junto com todos os demônios do inferno previamente massacrados pelo Doomguy!
Os feiticeiros Cabalco tentaram colocar o Icon of Sin sob seu controle. Mas depois de várias tentativas, descobriram que era uma tarefa impossível. Assim a Guerra do Vazio começa…
Incapazes de subjugar o exército do inferno, os cientistas da Cabalco criaram os híbridos, criaturas servis e letais, combinando demônios infernais e forças da Cabal.
Felizmente, nesta ocasião, Doomguy não estará sozinho. A fusão do vórtice do tempo trouxe um aliado: Caleb. Juntos, lutarão não apenas para destruir os demônios e acólitos de Cabal, mas também a arma secreta de Cabal, as criaturas híbridas!
Segundo consta, a versão mais atualizada do Bloom, a que nosso link principal de download leva, é compatível com o GZDoom 4.6.0 ou superior e deve funcionar de boa com os IWADs do Doom II: Hell on Earth, The Ultimate Doom e Final Doom, rodando também com o SIGIL (que é um PWAD). Este download já vem com o GZDoom compatível e mais ou menos pronto para rodar. Conosco, o Bloom também rodou suave com o LZDoom 3.88a.
Para Zandronum (2.8 ou superior) e as builds mais recentes do QZDoom, parece que o Bloom v1.666 é a versão recomendada, embora seja menos atualizada que a atual.
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