Bloom

Mod que combina elementos de Blood e Doom, com monstros, mapas e enredo híbridos.


7 de novembro de 2019

Bloom, grafado também como BlooM, é um crossover entre dois clássicos FPS dos anos 90 – Doom e Blood – que combina os elementos de ambos os jogos em apenas um mod compatível com ports avançados do jogo da id Software.

Criado pelo Bloom Team, o Bloom apresenta monstros, mapas e até enredo resultantes da fusão de elementos desses jogos. Por exemplo, um “Cacoyle” é uma criatura híbrida metade Cacodemon, metade Gárgula (saiba mais num dos vídeos abaixo). Os mapas próprios do Bloom seguem também essa filosofia: uns começam em fases conhecidas do Doom e terminam em missões famosas do Blood.

Além disto, o jogador pode escolher tanto o Caleb quanto o Doomguy como protagonista, e o Bloom pode inserir eventos ou armadilhas aleatórias nos mapas, sejam eles os seus próprios, os clássicos ou feitos pelos os outros.

Vídeos

Acima, temos o 34º episódio da Gaming DooM, nossa série de vídeos narrados sobre Doom. Consiste em uma apresentação, análise (por Márcio Strzalkowski) e gameplay (por Tyrant12o) do BlooM.

Já o anterior é o trailer oficial do mod.

Enredo

A história de Bloom começa 10 anos após os eventos de Doom II. Os governos da Terra tentam reconstruir os restos da civilização após a guerra contra o Inferno. Entretanto a Cabalco manteve-se latente, à espera do momento certo para assumir as antigas instalações da UAC. O objetivo da Cabalco é construir seu próprio gerador de portal, não apenas para trazer de volta todo o exército caído da Cabal, mas para também ressuscitar Tchernobog.

Durante o processo de abertura do portal, os engenheiros da Cabal detectaram uma anomalia certamente devido a um mau ajuste do colisor. Isso produziu uma perturbação do espaço-tempo em que o passado (Blood) se fundiu com o presente (Doom II) em um universo fragmentado conhecido como Void (Vazio).

Não só isso, o vórtice trouxe de volta o exército de Cabal junto com todos os demônios do inferno previamente massacrados pelo Doomguy!

Os feiticeiros Cabalco tentaram colocar o Icon of Sin sob seu controle. Mas depois de várias tentativas, descobriram que era uma tarefa impossível. Assim a Guerra do Vazio começa…

Incapazes de subjugar o exército do inferno, os cientistas da Cabalco criaram os híbridos, criaturas servis e letais, combinando demônios infernais e forças da Cabal.

Felizmente, nesta ocasião, Doomguy não estará sozinho. A fusão do vórtice do tempo trouxe um aliado: Caleb. Juntos, lutarão não apenas para destruir os demônios e acólitos de Cabal, mas também a arma secreta de Cabal, as criaturas híbridas!

Destaques

  • Mais de 30 tipos de monstros originais das séries Doom e Blood.
  • Mais de 50 novos monstros híbridos entre as duas franquias. O bestiário híbrido pode ser ligado ou desligado.
  • 20 armas, incluindo akimbo power-up.
  • Todos elementos ambientais de Blood.
  • Todas as texturas originais do Blood e algumas outras.
  • Compatibilidade com as últimas versões do GZDoom e Zandronum (veja a sessão Compatibilidade).
  • Lute contra monstros híbridos com mapas clássicos dos IWADs ou outras fases.
  • Um episódio totalmente novo, All the Way of Doomed Flesh, composto de 8 mapas normais e um secreto.
  • Pick-ups em sprites, voxels ou modelos 3D, podem ser escolhidos no menu do Bloom.

Curiosidades

  • A equipe que desenvolveu o Bloom, a Bloom Team, é composta de Antonio González Aguilar (Drugod), Roberto Julio Álamo (Rolls3D) e Virgilio Virzo (Ozymandias81).

Screenshots

Compatibilidade

Segundo consta, a versão mais atualizada do Bloom, a que nosso link principal de download leva, é compatível com o GZDoom 4.6.0 ou superior e deve funcionar de boa com os IWADs do Doom II: Hell on Earth, The Ultimate Doom e Final Doom, rodando também com o SIGIL (que é um PWAD). Este download já vem com o GZDoom compatível e mais ou menos pronto para rodar. Conosco, o Bloom também rodou suave com o LZDoom 3.88a.

Para Zandronum (2.8 ou superior) e as builds mais recentes do QZDoom, parece que o Bloom v1.666 é a versão recomendada, embora seja menos atualizada que a atual.

Veja também

Download e ficha técnica

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!