Astral Abstraction

Modifica tudo no Doom e traz uma vibe downbeat e estética brutalista.


7 de fevereiro de 2024

Astral Abstraction é uma conversão total de cinco episódios que visa avançar a fórmula de jogabilidade do Doom, alinhando-a mais com as entradas modernas da série. Foi desenvolvido por The Final Event e lançado inicialmente em 10 de janeiro de 2024.

Em relação ao Doom vanilla, o aspecto vertical deste mod é expandido e mais desenvolvido, e o ritmo é mais acelerado (ou seja, mais rápido do que o que já é bem rápido). Pra completar, o visual é muito bonito e parece mesmo que a ambientação é bastante atmosférica, como o título do trabalho já sugere.

Vale ressaltar que o Astral Abstraction é uma conversão total que realmente modifica tudo no jogo, o que inclui armas, monstros e mecânicas. Assim, dá pra ver que ainda é Doom, mas funciona como um game totalmente novo na prática.

Vídeos

No vídeo acima, Matt Eldrydge compartilha cenas e suas primeiras impressões do Astral Abstraction. Em inglês.

O LVENdead também joga e comenta o mod, ou pelo menos o seu primeiro episódio. De acordo com este canal, este trabalho traz uma vibe de música estilo downbeat e uma estética brutalista. Em inglês.

Sinopse

8 de outubro de 2050. Uma ameaça imprevista se infiltrou na Terra.

Os canais oficiais de defesa estão nos decepcionando, e você decide resolver o problema com suas próprias mãos.

Encontre a fonte.

Gameplay

O Astral Abstraction apresenta algumas novas mecânicas:

Escadas

  • Pressione USE para subir numa escada.
  • Avance para subir, Volte para descer.
  • Desça com uso ou salte para pular da escada.
  • Dá pra subir numa escada em pleno ar.

Tem mais coisa também:

  • Dash – Se você tiver o módulo de corrida, pressione Run enquanto se move numa direção para fazer um dash. A corrida normal é sempre forçada em A(sempre a corrida é forçada em Astral Abstraction.
  • Plataformas de Salto – Pisar nas plataformas de salto o lançará para cima.
  • Plataforma – O design de níveis do Astral Abstraction é muito mais vertical do que o do Doom vanilla.
  • Super Armas – Em vez de apensa uma BFG, cada episódio tem sua própria arma poderosa.

Screenshots

Compatibilidade

O Astral Abstraction precisa do GZDoom 3.6.0 ou superior e do IWAD do Doom II: Hell on Earth. Pode ser que o da Phase 2 do Freedoom quebre o galho, mas não testei. O mod também requer:

  • comp level default;
  • Dynamic lights, models e 3D floors;
  • Renderização Hardware;
  • Salto e mouse look habilidados.

Atenção: segundo o autor, NÃO é pra rodar nenhum mod junto com o Astral Abstraction, pois ele substitui tudo, e qualquer tipo de mod vai dar pau no bagulho.

Mais informações e conversões totais

Download e ficha técnica

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