Advanced Arsenal Reloaded é um mod pra Doom criado pelo Endie (ou Ender) que traz um arsenal poderoso baseado em armas reais para este clássico jogo de tiro em primeira pessoa.
Advanced Arsenal Reloaded é um mod pra Doom criado por Endie (ou Ender) que traz um arsenal poderoso baseado em armas reais para este clássico jogo de tiro em primeira pessoa. A versão mais nova que conheço do mod é a Advanced Arsenal VII.
Além deste set de armas, ele também adiciona cinco classes de protagonistas, alterações gráficas e de comportamento nos monstros, novos efeitos sonoros e níveis extras de dificuldade. As classes de protagonista do mod – First Assault, Riot Control, Tank Gunner, Spec-Ops, Recon Sniper e F.E.A.R – apresentam diferentes armamento inicial, velocidade etc.
No vídeo acima, fiz um pequeno showcase da versão mais atualizada (até o momento) do mod, Advanced Arsenal VII, que já apresentou um grande salto de qualidade em relação à primeira que cobrimos aqui.
Foi usada a versão [UPDATE 21 Aug] Advanced Arsenal RELOADED para gravar o vídeo anterior.
A primeira versão do Advanced Arsenal que conheci, a V, ainda estava em desenvolvimento, mas já era divertida de jogar. Os pontos fortes deste mod são o controle das armas, seus efeitos sonoros e as classes com com suas peculiaridades, entretanto, ele precisava de um tapa nos gráficos e um melhor balanceamento nos níveis de dificuldade.
Os sprites de armas parecem que foram ripados de modelos 3D, algo que geralmente não gosto por dá-las um aspecto meio morto em relação ao resto do jogo, o que não foi exceção no Advanced Arsenal V. Os mais atenciosos vão perceber que os gráficos de alguns inimigos estão meio zuados também Isto, junto com as armas e telas de título e intermissão, mereciam um melhor tratamento.
O WAD precisava gravemente também de balanceamentos em alguns inimigos, especialmente nos níveis extras de dificuldade, impraticáveis. Acima da dificuldade “Private 1st Class”, só o fuzileiro de escopeta te mata com praticamente com um tiro, ele tem precisão e velocidade apelantes e, como se não bastasse, ele não tem infighting com a própria classe. Nem masoquista dá conta de jogar em tais níveis. Claro, uma maior dose de desafio no Doom pode ser bem vinda. O tiroteio e a adrenalina te fazem insistir até você conseguir vencer o mapa. Ou seja, a dificuldade extra pode ser um dos destaques deste PWAD, porém ela precisa de ser ajustada.
Ao que parece, entretanto, estas questões foram resolvidas na versão atual do mod, o Advanced Arsenal VII.
O Advanced Arsenal Reloaded rodou aqui no GZDoom (1.8.2, 2.4.0 e 3.1.0) e no Zandronum 3.0, com os IWADs do Doom II: Hell on Earth, The Ultimate Doom, Final Doom e de ambas as phases do Freedoom. O PWAD pareceu rodar de boa com tudo isso.
Eu joguei brevemente um skirmish contra bots no Zandronum e parece que rola multiplayer de boa. Só não vou garantir que funcione 100%, pois foi um teste extremamente superficial mesmo, e nem foi online.
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