SIGIL é um megawad para Doom lançado pelo John Romero em 2019 como o quinto episódio que o The Ultimate Doom nunca teve. É composto de 9 fases single player e 9 arenas para deathmatch.
SIGIL é um megawad para Doom e The Ultimate Doom criado e lançado pelo John Romero, um dos principais criadores deste clássico FPS, em 2019.
Anunciado pelo próprio Romero no dia 10 de dezembro de 2018 (data quando o Doom fez 25 anos), o SIGIL é, basicamente, o quinto episódio que o The Ultimate Doom nunca oficialmente teve. Ele se passa totalmente no Inferno e é composto de 9 fases single player/cooperativas e 9 arenas para deathmatch.
O megawad teve duas datas de lançamento. Quem comprou um box cheio de badulaques, recebeu antes, no dia 22 de maio de 2019. Já o lançamento gratuito se deu no dia 31 de maio de 2019. A versão paga, além dos brindes, vem com a trilha sonora composta pelo músico Buckethead com qualidade MP3. Já a grátis conta com BGM do James Paddock, o criador do JENESIS, em MIDI, que é muito boa também.
Durante os deathmatches, dois jogadores podem abrir a área single player ativando um switch (alavanca ou comutador) ao mesmo tempo. Isto abrirá um teleporte que leva até à fase single player. O teleporte ficará, assim, permanentemente aberto, permitindo os jogadores irem e voltarem de uma área para a outra. Na verdade, tanto as arenas quanto as fases da “campanha” estão no mesmo mapa, mas as primeiras são inacessíveis pelas segundas. Isto foi uma jogada engenhosa de Romero. Nunca vi isto antes.
O vídeo acima, foi o Gaming DooM de número 24, o número do Master Chief. Nele, falei sobre o lançamento do SIGIL e mostrei a primeira tentativa minha de jogar no primeiro mapa do PWAD, na dificuldade Ultra-Violence. Também compartilhei nossas primeiras impressões a respeito.
O segundo vídeo é uma exploração do SIGIL feita com o Combined Arms e o Brother in Arms. A partida não ficou das mais bonitas, visto que eu não conhecia os mapas e ainda estava doente no dia que gravei. Mas vai ficar assim mesmo.
Baphomet (aquele demônio vereador) estava apenas fazendo a vontade de Satanás quando colocava um poderoso sigilo no teleporte pra fora da E4M8 para te levar de volta ao Inferno. Por alguma razão, eles não entenderam que você é a razão pela qual eles falharam em primeiro lugar.
É hora de arrebentar com o lugar como seu arsenal, escapar do Inferno, voltando para a Terra para encarar os demônios mais avançados que foram enviados na frente.
As minhas primeiras impressões são mais positivas do que negativas. A trilha sonora é muito boa (e isso a versão MIDI). Os secrets do primeiro mapa são intuitivos, assim como o avanço nele. A parada de ativar os switches dando tiro naqueles olhos misteriosos parece seguir o episódio inteiro e é um recurso interessante que não é sempre usado por aí.
A dificuldade é realmente desbalanceada no Ultra-Violence. É normal, por exemplo, você entrar num teleporte e dar de cara com um tanto de monstros te atacando, e isso tudo em áreas fechadas, claustrofóbicas e que não perdoam erros. A falta de munição também é um problema constante. Vale a pena vasculhar por segredos, pois podem guardar ammo, power-ups, armas etc. Uma mecânica interessante que já vi no primeiro mapa do Ancient Aliens e que tem na E5M2 do SIGIL é que você tem que matar um Cyberdemon via telefrag.
Os nomes dos mapas têm referências ao Inferno, demônios e tal, como era esperado. A segunda fase se chama “Sheol” e o primeiro é “Baphomet’s Demesne”. Os switches que terminam o mapa sempre são aquela textura do Icon of Sin em mármore, dando a entender que o WAD, além de ser o quinto capítulo do primeiro Doom, também pode servir como o prelúdio do Doom II.
Considerando que o SIGIL foi feito pro vanilla, e, por isso, o design não pôde fugir do arroz com feijão, o Romero tá de parabéns. Tá bem caprichado. Quem já jogou os dois remakes de missões do Doom original – E1M4b e E1M8b – vai ter uma noção de como é o design dos mapas.
*Este texto foi feito utilizando as impressões que o Tyrant120 compartilhou no nosso canal do Discord. Pelo que vi a galera falando por aí e pelo pouco que joguei (até o momento), concordo com o que ele disse, mas também inseri minhas opiniões (e organizei as informações).
O SIGIL é um PWAD totalmente vanilla desenvolvido para rodar no engine original do Doom ou do The Ultimate Doom (DOOM.EXE
) e, portanto, funciona com qualquer port avançado também. Entretanto, ele conta com duas versões no pacote para download. O PWAD com nome de arquivo sigil_compat.wad
substitui o episódio 3 para os engines que não conseguem carregar os mapas do episódio 5.
Atualização: sem querer, acabei rodando o SIGIL.wad
com o IWAD do Doom II: Hell on Earth e só reparei que não era o DOOM.WAD
só depois que zerei o megawad. Funciona com 99,99% de compatibilidade, faltando apenas uma música da tela final do jogo. Se a calhar, então, deve pegar de boa nos IWADs do Final Doom e do Freedoom também.
Atualização (11/12/19): o SIGIL vai sair junto com o Final Doom para o Nintendo Switch.
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Baixei essa Wad, é ótima!!
Tenho mais 4.000 mods de Doom, são ótimos!!
boas partidas!