No Rest for the Living

No Rest for the Living é o pacote pro Doom II da Nerve Software que consiste em 9 mapas: oito normais e um secreto. O estilo segue o padrão do Doom e formam um episódio.


5 de maio de 2017

No Rest for the Living é um pacote de mapas pro Doom II desenvolvido pela Nerve Software para o lançamento deste game no XBLA (Xbox Live Arcade), no dia 26 de maio de 2010.

O pacote consiste de 9 mapas, sendo oito fases normais e uma secreta. O estilo dos mapas segue o padrão do Doom, especialmente os do Knee Deep in the Dead, e formam um episódio.

Muito embora o Doom II não divida os seus mapas em missões e episódios, como o primeiro game da franquia, ao iniciar o No Rest for the Living, aparece a opção de jogar os 32 mapas comuns do jogo ou os 9 novos.

Esta expansão também foi incluída no Doom 3: BFG Edition, no Doom Classic Complete (PlayStation 3) e, em janeiro de 2020, no Doom Classic Unity.

Vídeo

O sétimo Gaming DooM, nossa série de vídeos narrados sobre Doom, mostrou um pouco do gameplay do No Rest for the Living, jogando no primeiro mapa do pacote, no IWAD original do Doom 2 e com o mod Combined Arms 1.0.

Enredo

De acordo com o chefe da Nerve Software, Brandon James, o No Rest for the Living “continua na Terra, depois que as forças do Inferno haviam [aparentemente] desaparecido”. O Doomguy deve viajar para uma dimensão de bolso do Inferno e assassinar um Cyberdemon que está construindo um exército de demônios pessoal para servir aos seus próprios anseios.

Gameplay

Não há alterações notáveis no gameplay do No Rest for the Living em relação ao jogo de tiro em primeira pessoa original, com a expansão obedecendo as mesmas regras de jogo deste. Entretanto, o episódio da Nerve Software aproveita da maior capacidade dos sistemas modernos, apresentando significantemente mais inimigos numa mesma tela do que no Doom II, especialmente nas últimas fases.

O design dos mapas é bom, deixando-os razoavelmente instigantes. Eles dão a sensação de imersão do Doom/The Ultimate Doom, ao seguir o estilo do primeiro episódio destes games, como falamos acima. Porém, os mapas do No Rest for the Living são sensivelmente mais difíceis. Um jogador casual ou destreinado pode notar que a munição é sempre baixa e a health também. A trilha sonora é composta de músicas da BGM oficial do game original, porém ordenadas diferentemente em seus 9 mapas.

No Steam e no Xbox 360, ao zerar o No Rest for the Living no single player em qualquer dificuldade, você ganha o achievement “And Back Again” e destrava o avatar “Doom II Marine Suit”.

Mapas

Abaixo, seguem os nomes dos mapas do No Rest for the Living:

  • Mapa 1: The Earth Base
  • Mapa 2: The Pain Labs
  • Mapa 3: Canyon of the Dead
  • Mapa 4: Hell Mountain (Saída para a fase secreta)
  • Mapa 5: Vivisection
  • Mapa 6: Inferno of Blood
  • Mapa 7: Baron’s Banquet
  • Mapa 8: Tomb of Malevolence
  • Mapa 9: March of the Demons (Fase secreta)

Curiosidades

  • No Rest for the Living foi um dos vencedores do décimo sétimo Cacowards Anual (2010). Cacowards é tipo o “Oscar” do Doom.
  • Segundo a doomwiki, quem desenvolveu o pacote de expansão foram a Arya Iwakura e o Russell Meakim.

Screenshots

As screenshots acima foram tiradas com o IWAD da BFG Edition, que foi frescurizado, como dito no vídeo acima.

Compatibilidade

A compatibilidade do No Rest for the Living tem algumas peculiaridades dependendo de qual engine (ou port) usado.

Dá para jogar a expansão no Vanilla com o DOSBox, mas você vai notar alguns bugs gráficos que vão fazer objetos distantes ficarem tremulando. Além disto, não vai tocar a música do pacote, mas a BGM do Doom II mesmo.

Já a Eternity Engine tem suporte embutido para o episódio, se o arquivo doom2.disk inteiro do Xbox 360 for carregado, ou se o caminho para o PWAD do BFG Edition tiver sido configurado.

O PrBoom-Plus, a partir da versão 2.5.1.4, tem suporte parcial para o NERVE.WAD, desde que o usuário carregue o DOOM2.WAD da BFG Edition. Ele não o registra automaticamente, entretanto, como um sub episódio do Doom II.

O jeito mais rápido de jogar, se você tiver a BFG 3 Edition no PC, é pegar o arquivo NERVE.WAD e usar no ZDoom, GZDoom ou Zandronum. Se usado com o IWAD do Doom II (DOOM2.WAD), os ports vão automaticamente implementar o No Rest for the Living. Acho que acontece o mesmo com o Crispy Doom.

Eu testei o No Rest for the Living como PWAD, rodando nestes ports com os IWADs de ambas as versões do Doom 2. Usando o IWAD original, dá para carregar o No Rest for the Living como os 9 primeiros mapas do game. Se usar o DOOM2.WAD da BFG Edition, aparece a opção de jogar com a expansão (“No Rest for the Living”) ou com os mapas normais do game (“Hell on Earth”), antes de iniciar a partida. Entretanto, o IWAD da BFG Edition foi modificado e tem desvantagens (leia-se frescuras) em relação ao original, como é descrito na seção abaixo:

Sobre o download

O download que vem com o No Rest for the Living que encontramos foi o do Doom 3: BFG Edition no GOG. Tenha em mente que são praticamente R$ 39.99 (na época) pelo Doom 3, Resurrection of Evil, The Lost Mission, The Ultimate Doom, Doom II e o No Rest for the Living.

E, como dissemos no vídeo, o IWADs do The Ultimate Doom e do Doom II que vem na BFG Edition foram modificados para acomodar SJW e evitar problemas de copyright com a Cruz Vermelha (estupidez). Vale a pena frisar isso pra você não levar gato por lebre.

Ou seja, se você não estiver interessado no Doom 3, nas suas expansões (Ressurrection of Evil e The Lost Mission) e nas versões apaneleiradas dos IWADs clássicos, mas apenas no No Rest for the Living, serão cerca de 40 pelos seus bons, mas poucos 9 mapas.

Mais mapas para Doom

Download e ficha técnica

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