My House

Uma história sobre morte, luto e terror existêncial habilmente contada numa fase para Doom.


22 de junho de 2023

My House, ou MyHouse.WAD, é um mapa de terror para Doom 2 que se passa em um aparente típico cenário suburbano americano, mas que logo se revela labiríntico e surreal. Foi desenvolvido por Steve Nelson (Veddge) e lançado inicialmente em 3 de março de 2023.

O mapa é single player e apresentado como “não muito desafiador e com cerca de 10 minutos de jogo”, mas tem uma quantidade significativa de conteúdo que pode exigir horas, como visto no vídeo do John Romero, para ser totalmente defenestrado.

O My House foi supostamente recuperado de um velho disquete pertencente ao falecido amigo de longa data de Veddge, Tom, que começou a trabalhar nele em 1999. Segundo consta, na medida em que vai se explorando o mapa, novos e aterrorizantes monstros aparecem e uma história sobre morte, luto e tragédia pessoal é habilmente contada.

Vídeos

Acima, temos uma playthrough comentada do My House feita por John Romero, ninguém menos do que um dos principais criadores do Doom (pra quem não sabe). Tem mais de 1h10m o vídeo. Em inglês.

Tem também um speedrun do mapa no Ultra-Violence em menos de 7 minutos feito pelo canal Osmosis Bones com o mod Doom Mower.

Curiosidades

  • De acordo com o autor, ele descobriu a fase original num disquete de 3½ polegadas quando foi no funeral do supracitado Tom (Thomas Allord). Como uma maneira de prestar homenagem a seu amigo e “às grandes lembranças que tivemos juntos, mergulhei e instalei o Doom Builder para polir seu mapa e adicionar algumas comodidades modernas apenas por conveniência. Não tocava num editor há mais de 15 anos, por isso foi uma surpresa descobrir como o mapeamento se tornou fácil. Posso ter ficado um pouco empolgado com esses novos recursos do UDMF e, como tal, o mapa foi projetado para GZDoom“.
  • O mapa usa as faixas musicais “Running from Evil”, “Entryway at the End of Time” e “memory=entryrrrr/////“, a segunda composta por James Paddock (Jimmy) e a terceira por Sarah Mancuso (esselfortium).
  • Se as letras maiúsculas forem retiradas do arquivo/lump CREDITS do myhouse.pk3, a string SELESTNSOAJYIKHYMMU será obtida. Este é um anagrama que, quando desembaralhado, forma THANK YOUS ESSEL JIMMY, creditando os compositores que, de outra forma, seriam deixados de fora dos do texto simples.
  • A versão MP3 distorcida de “Running From Evil” que toca durante a maior parte deste nível, “memory=entryrrrr/////” de esselfortium, é inspirada na série de álbuns Everywhere at the End of Time de The Caretaker, que foca fortemente na demência na velhice, representando musicalmente os efeitos da perda de memória e deterioração mental através do uso de ruído branco e repetindo material musical anterior com níveis cada vez maiores de distorção à medida em que vai se desenrolando.
  • A altura de visão do jogador foi alterada de 41 para 54, presumivelmente para se aproximar mais da escala do mundo real da Casa e suas várias áreas alternativas
  • Ao jogar este mapa, os códigos de trapaça são efetivamente desativados em todas as dificuldades, com exceção do god mode e noclip. Certas trapaças tiveram suas mensagens na tela alteradas.
  • O texto de confirmação do nível Nightmare também foi alterado para “Are you sure? This skill level isn’t even remotely difficult.“, e ele realmente parece mais fácil que o Ultra-Violence.
  • Cerca de uma semana depois do lançamento do mapa, por volta de 10 de março de 2023, o link de download foi alterado para uma pasta completa do Google Drive contendo não apenas o arquivo, mas fotos, capturas de tela e um diário pessoal relacionado à fase, alguns dos quais parecem fornecer mais contexto para o natureza surreal e enigmática de My House. Muitas das informações, principalmente o conteúdo das entradas do diário, se desviam para o território dos fenômenos sobrenaturais, dando a impressão de fazer parte de uma obra maior de ficção imersiva semelhante a um jogo de realidade alternativa.
  • O mapa explora temas de isolamento, nostalgia, luto, inquietação mental, traumas de infância e terror existencial. Em termos de suas várias abordagens à arquitetura, parece se inspirar diretamente nas creepypastas da Internet e no conceito de espaços liminares para provocar sentimentos inquietantes no jogador.
  • O gigantesco labirinto de concreto do mapa parece ter sido diretamente inspirado em House of Leaves, um romance documental de Mark Z. Danielewski sobre um labirinto sem fim e em constante mudança dentro da casa de uma família. A placa que aparece no lote vazio depois que a casa desaparece diz “Navidson Realty – For Sale”. No romance, Navidson é o nome dado à família proprietária da casa.
  • Um PlayStation pode ser visto na primeira versão da casa. Isso se transforma em um console Xbox na segunda versão da fase. Será que foi influência do Chief?
  • Entrar na segunda Casa muda as animações das armas do jogador para aquelas do Smooth Weapon Animations de Per Kristian Risvik.
  • Ao entrar na segunda versão da Casa, a música parece reiniciar, mas na verdade muda para uma versão espinafrada de “Running From Evil” chamada “Entryway at the End of Time”, composta por James Paddock. Esta canção tem 11:41 de duração e apresenta três “ciclos” da original, cada uma progressivamente ficando mais misteriosa e discordante por meio do uso de notas incorretas, saltos no ritmo e instrumentos desafinados. Aos 9:14 na faixa, a guitarra de “Sign of Evil” pode ser ouvida brevemente ao fundo.
  • A música que toca no rádio do carro batido ao lado do posto de gasolina é “The Most Mysterious Song on the Internet”, uma gravação de música viral provavelmente originária da década de 1980. Muito pouco se sabe sobre as origens da canção, até seu nome ou compositor originais, e até mesmo suas letras têm múltiplas interpretações.
  • O som de notificação da mensagem do Discord está programado para tocar às 10:00 no mapa.
  • Uma vez que o jogador retorna à realidade normal após ter acionado o vile mirror, olhando através do espelho encontrado no sótão, o vile mirror pode ser observado parado no mesmo local onde o enfeite de Natal foi visto anteriormente. Ao recolher o enfeite, aparece a mensagem “Christmas makes me happy”. O mirror vile nesta cena pode ser interpretado como sugerindo o Espírito de Natal Ainda por Vir de A Christmas Carol e, por extensão, a Morte.
  • Ao olhar por uma janela de dentro da sala de estar da casa Brutalist de tamanho normal, o jogador pode vislumbrar uma aparição olhando por trás da porta da sala bem iluminada do outro lado. A aparição desaparece atrás da porta quando o jogador se aproxima da janela e não reaparece. A figura é magra e totalmente negra, exceto pelos olhos, e, embora vagamente feminina em forma, é aparentemente demoníaca por natureza, como sugerido por suas garras.
  • O atalho de contorno de giz na sala da caldeira parece ser uma referência ao episódio 91 “Little Girl Lost” de The Twilight Zone, no qual o portal para a quarta dimensão tem um design muito semelhante.
  • O Hellfish e os grandes inimigos do Best Buddy usam os sprites do Bone Leech e Cerberus do Blood.
  • Nos arquivos do mod, existe um sprite para um décimo sétimo artefato não utilizado chamado Quarter. Ele não spawna no mapa, mas o texto que apareceria quando coletado seria “I’d like to make a collect call…”

Screenshots

Compatibilidade

O My House precisa do GZDoom no modo de renderização hardware para rodar. Também necessita do IWAD do Doom II: Hell on Earth, com talvez os do Final Doom e o da Phase 2 do Freedoom quebrando o galho na falta.

Como dito, é um mapa single player. Permite freelook, mas saltos e agachamentos foram desabilitados.

Atenção: o download leva a um link do Google Drive que tem uma pasta chamada “Files”. Nesta pasta tem 3 arquivos: myhouse.pk3, myhouse.txt e myhouse.zip. O myhouse.pk3 é uma versão mais incrementada e sofisticada do mapa, enquanto o myhouse.zip tem um WAD bem menor que parece bastante simplificada, sem músicas novas nem nada muito complicado.

Mais informações e mapas para Doom

Download e ficha técnica

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