Memento Mori II (1996) é um mod que traz novos 34 mapas para Doom II, gráficos, músicas e HUD. É um dos Top 100 WADs of All Time e conta com suporte para partidas co-op, single player e deathmatch.
Memento Mori II é um megawad considerado um dos top 100 mods para Doom de todos os tempos, além de sequência do Memento Mori, que também está neste rank. Foi desenvolvido por uma equipe de vários artistas chamada de MM2 Crew e lançado em 27 de julho de 1996.
O Memento Mori II traz 34 novas fases (duas secretas) para o Doom II, foi concebido primariamente para partidas cooperativas, mas dá pra ser jogado no single player e conta com alguns mapas para deathmatch. Em termos de recursos, traz vários novos gráficos, músicas e HUD, embora não mexa nada na gameplay.
Dá pra notar que este PWAD é um produto de sua época, apresentando alguns conceitos e armadilhas que alguns podem considerar antiquados se comparados aos padrões atuais, mas isso é só um detalhe em um trabalho bastante sólido.
Na segunda parte do vídeo acima, jogo o primeiro mapa do Memento Mori II com os mods La Tailor Girl, Tomba Doom Monsters Only, Bubble ‘Em!, PaintTextures, Universal Weapon Sway, Universal Rain and Snow, Bloom Boost, Tilt++, More Lights!, No Ultra-Violence e Doom SNES Jukebox – TetraPack. O mapa começa mais ou menos nos 7:26, mas deixei o vídeo aqui no jeito já.
Já o vídeo anterior traz o mapa 23 do Memento Mori II sendo detonado.
O Memento Mori II se passa “quase dois anos” desde os eventos de Doom II e “quase um ano” após os de Memento Mori. Desde a destruição do último portal do Inferno, a reconstrução da Terra devastada ocorreu sem problemas, e o contato foi restaurado com as colônias externas da Terra.
No dia 727 do esforço, o Doomguy, supervisionando a construção de casas suburbanas, é visitado por um carro que transportava o general Kimmel e o tenente Bates. Doomguy recebe ordens para entrar no carro do general, onde o tenente dá um briefing. A sede teve contato com a colônia em Io, uma das luas de Júpiter, desde três semanas antes, onde eles descobriram que este satélite estava começando a ficar com poucos suprimentos e recebeu “leituras anômalas” de sua última sonda a Júpiter. Nenhuma outra comunicação foi ouvida até que um pedido de socorro veio de Io.
Depois disso, a sede despachou uma equipe de agentes para explorar a colônia, e chegaram cerca de uma semana antes do briefing. Os relatórios começaram a chegar dois dias antes. Muitos não voltaram. Parece que as forças do inferno infestaram Io, e cabe ao Doonguy, mais uma vez, matá-los. Uma nave está pronta para levá-lo a Io na próxima hora, com reduzido limite de peso e pouco espaço disponível, o que significa que os suprimentos são limitados.
Diante da escolha de permanecer na Terra para o esforço de reconstrução ou ficar preso em Io “com apenas uma pistola e os gritos dos mortos como companhia”, Doomguy concorda em assumir a missão. Ele abre uma caixa de metal no assento ao lado dele para revelar o módulo de briefing, um notebook contendo os relatórios dos batedores, que revela que a missão tem o codinome “Memento Mori, Operação Dois” (Memento Mori era “Operação Um”). O general traduz o nome latino como “uma caveira, uma lembrança daqueles que morreram na invasão”.
MM2MUS.WAD
que vem no download. Ambos os artistas lançaram versões remasterizadas das faixas na versão original do site MP3 em 1999. As canções remasterizadas agora podem ser baixadas do site de Tolwyn.MM2INFO.EXE
) para DOS (use o DOSBox para abrir, se precisar). Depois de aparecer a história do mod, pressione quaisquer cinco teclas no seu teclado para acessar o menu do infopack.MM2INFO.DAT
). Na verdade, trata-se de um arquivo .WAD comum.DEMO1
e DEMO3
terminam com a morte do jogador, enquanto DEMO2
termina no meio de uma partida. Não se sabe quem gravou cada demo, embora seu crédito por “coisas diversas” sugira que provavelmente foi Denis Möller. Todas as demos requerem o Doom II v1.9 para visualização e se passam nas fases MAP15: The Devil’s Coterie, MAP25: Forgotten Town e MAP11: Sewer Shutdown.
Como dito acima, existem dois mapas secretos extras para o Memento Mori II no arquivo MM2INFO.DAT
, que, na verdade, é um arquivo .WAD comum. Para jogar, o usuário deve renomear o arquivo para MM2INFO.WAD
e carregá-lo junto com o restante dos arquivos, embora em ports avançados como o GZDoom, LZDoom e talvez vários outros, não precisa nem de renomear, bastando apenas carregar o MM2INFO.DAT
como se faz com qualquer PWAD.
Se tudo for feito direitinho, os dois níveis “ultrassecretos” serão carregados no jogo para jogar, substituindo MAP01: Outpost e MAP02: The Feeding Pit. Pronto.
O Memento Mori II é um mod totalmente vanilla que deve funcionar até no engine original do Doom II v1.9 (DOOM2.EXE
). Se for jogar com um source port, vai precisar também do IWAD do Doom II: Hell on Earth, mas os do Final Doom e o da Phase 2 do Freedoom devem servir também.
Se você for jogar for jogar no port do Doom II pro Apple Macintosh, precisa também de um bugfix chamado mm2mcfix.zip
. Se deve carregar o MM2MCFIX.WAD
depois dos outros arquivos normais vai evitar que o programa dê pau quando se tenta jogar o Memento Mori II neste port.
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