Memento Mori II

Memento Mori II (1996) é um mod que traz novos 34 mapas para Doom II, gráficos, músicas e HUD. É um dos Top 100 WADs of All Time e conta com suporte para partidas co-op, single player e deathmatch.


6 de julho de 2022

Memento Mori II é um megawad considerado um dos top 100 mods para Doom de todos os tempos, além de sequência do Memento Mori, que também está neste rank. Foi desenvolvido por uma equipe de vários artistas chamada de MM2 Crew e lançado em 27 de julho de 1996.

O Memento Mori II traz 34 novas fases (duas secretas) para o Doom II, foi concebido primariamente para partidas cooperativas, mas dá pra ser jogado no single player e conta com alguns mapas para deathmatch. Em termos de recursos, traz vários novos gráficos, músicas e HUD, embora não mexa nada na gameplay.

Dá pra notar que este PWAD é um produto de sua época, apresentando alguns conceitos e armadilhas que alguns podem considerar antiquados se comparados aos padrões atuais, mas isso é só um detalhe em um trabalho bastante sólido.

Vídeos

Na segunda parte do vídeo acima, jogo o primeiro mapa do Memento Mori II com os mods La Tailor Girl, Tomba Doom Monsters Only, Bubble ‘Em!, PaintTextures, Universal Weapon Sway, Universal Rain and Snow, Bloom Boost, Tilt++, More Lights!, No Ultra-Violence e Doom SNES Jukebox – TetraPack. O mapa começa mais ou menos nos 7:26, mas deixei o vídeo aqui no jeito já.

Já o vídeo anterior traz o mapa 23 do Memento Mori II sendo detonado.

Enredo

O Memento Mori II se passa “quase dois anos” desde os eventos de Doom II e “quase um ano” após os de Memento Mori. Desde a destruição do último portal do Inferno, a reconstrução da Terra devastada ocorreu sem problemas, e o contato foi restaurado com as colônias externas da Terra.

No dia 727 do esforço, o Doomguy, supervisionando a construção de casas suburbanas, é visitado por um carro que transportava o general Kimmel e o tenente Bates. Doomguy recebe ordens para entrar no carro do general, onde o tenente dá um briefing. A sede teve contato com a colônia em Io, uma das luas de Júpiter, desde três semanas antes, onde eles descobriram que este satélite estava começando a ficar com poucos suprimentos e recebeu “leituras anômalas” de sua última sonda a Júpiter. Nenhuma outra comunicação foi ouvida até que um pedido de socorro veio de Io.

Depois disso, a sede despachou uma equipe de agentes para explorar a colônia, e chegaram cerca de uma semana antes do briefing. Os relatórios começaram a chegar dois dias antes. Muitos não voltaram. Parece que as forças do inferno infestaram Io, e cabe ao Doonguy, mais uma vez, matá-los. Uma nave está pronta para levá-lo a Io na próxima hora, com reduzido limite de peso e pouco espaço disponível, o que significa que os suprimentos são limitados.

Diante da escolha de permanecer na Terra para o esforço de reconstrução ou ficar preso em Io “com apenas uma pistola e os gritos dos mortos como companhia”, Doomguy concorda em assumir a missão. Ele abre uma caixa de metal no assento ao lado dele para revelar o módulo de briefing, um notebook contendo os relatórios dos batedores, que revela que a missão tem o codinome “Memento Mori, Operação Dois” (Memento Mori era “Operação Um”). O general traduz o nome latino como “uma caveira, uma lembrança daqueles que morreram na invasão”.

Curiosidades

  • Como nos lembra o Veste Sacra, “Memento Mori”, na verdade, é uma expressão latina que significa “Lembra-te que morrerás” e foi usada como saudação por monges na Idade Média, ao que se respondia “Carpe Diem” ou “Aproveite o dia” para recordar que a efemeridade da vida não deve ser preenchida com vaidades.
  • O Memento Mori II é um dos poucos PWADs que podem ser usados em speedruns do Compet-N, o site mais antigo que coleciona speedruns de Doom.
  • O MM2 Crew não é exatamente o mesmo grupo que fez o primeiro Memento Mori, embora conte com muitos dos mesmos designers envolvidos, incluindo Denis e Thomas Möller da Innocent Crew.
  • Em 2003, Memento Mori II foi considerado como um dos Top 100 WADs of All Time e como um dos 10 melhores WADs de 1996.
  • A trilha sonora de Memento Mori II foi criada por Mark Klem e David Shaw (Tolwyn), e encontra-se num arquivo separado chamado MM2MUS.WAD que vem no download. Ambos os artistas lançaram versões remasterizadas das faixas na versão original do site MP3 em 1999. As canções remasterizadas agora podem ser baixadas do site de Tolwyn.
  • O megawad vem originalmente em duas versões, uma completa, que é a que temos para download, e outra picada, para ser dividida em três disquetes.
  • Assim como Memento Mori, este WAD tem uma história escrita por Alden Bates, que criou também o MAP20: The Experiment. Ao contrário do que acontece no seu predecessor, entretanto, esta história está disponível no arquivo de texto do WAD, bem como no infopack (MM2INFO.EXE) para DOS (use o DOSBox para abrir, se precisar). Depois de aparecer a história do mod, pressione quaisquer cinco teclas no seu teclado para acessar o menu do infopack.
  • Além dos trinta e dois níveis padrão, existem duas fases secretas para este megawad localizadas dentro do infopack Memento Mori II (MM2INFO.DAT). Na verdade, trata-se de um arquivo .WAD comum.
  • Tal como acontece com o Memento Mori original, este WAD apresenta um conjunto completo de demos integrados, mas ao contrário de seu predecessor, todos são single player. DEMO1 e DEMO3 terminam com a morte do jogador, enquanto DEMO2 termina no meio de uma partida. Não se sabe quem gravou cada demo, embora seu crédito por “coisas diversas” sugira que provavelmente foi Denis Möller. Todas as demos requerem o Doom II v1.9 para visualização e se passam nas fases MAP15: The Devil’s Coterie, MAP25: Forgotten Town e MAP11: Sewer Shutdown.

Como acessar as fases secretas

Como dito acima, existem dois mapas secretos extras para o Memento Mori II no arquivo MM2INFO.DAT, que, na verdade, é um arquivo .WAD comum. Para jogar, o usuário deve renomear o arquivo para MM2INFO.WAD e carregá-lo junto com o restante dos arquivos, embora em ports avançados como o GZDoom, LZDoom e talvez vários outros, não precisa nem de renomear, bastando apenas carregar o MM2INFO.DAT como se faz com qualquer PWAD.

Se tudo for feito direitinho, os dois níveis “ultrassecretos” serão carregados no jogo para jogar, substituindo MAP01: Outpost e MAP02: The Feeding Pit. Pronto.

Screenshots

Compatibilidade

O Memento Mori II é um mod totalmente vanilla que deve funcionar até no engine original do Doom II v1.9 (DOOM2.EXE). Se for jogar com um source port, vai precisar também do IWAD do Doom II: Hell on Earth, mas os do Final Doom e o da Phase 2 do Freedoom devem servir também.

Doom II de Apple Macintosh

Se você for jogar for jogar no port do Doom II pro Apple Macintosh, precisa também de um bugfix chamado mm2mcfix.zip. Se deve carregar o MM2MCFIX.WAD depois dos outros arquivos normais vai evitar que o programa dê pau quando se tenta jogar o Memento Mori II neste port.

Mais informações e mapas para Doom

Download e ficha técnica

  • Download (clique com o botão esquerdo do mouse ou toque no link)
  • Desenvolvedor, publisher e/ou distribuidor: MM2 Crew
  • Tamanho: 3,95 MB (pacote de instalação e/ou espaço em disco)
  • Licença: Grátis
  • Categoria: Mapas
  • Tags: Mapa para Doom, Megawad, Mod para Doom
  • Adicionado por: LichKing
  • Acessos: 316

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!