MMDCXIV (Main UAC Hangar)

MMDCXIV (Main UAC Hangar) é um mapa para Doom II do Zanieon que foi criado inspirado em obras de ficção científica, como Tron, Alien, O Vingador do Futuro e Blade Runner.


9 de abril de 2018

Main UAC Hangar, chamado atualmente de MMDCXIV, é um mapa para Doom II que está sendo desenvolvido pelo Zanieon e que é uma recriação da primeira fase original de outro de seus mods, o Doom Reinforced, o qual se encontra atualmente abandonado.

O Main UAC Hangar não traz armas ou monstros novos, mas apresenta texturas, outros recursos e várias áreas com parca iluminação que lembram o Doom 3, mas as semelhanças param por aí, pois o ritmo de jogo do mapa e a ambientação são completamente distintos.

Vídeos

O vídeo acima foi jogado pelo próprio criador do mod, o Zanieon, junto com outro de seus WADs, o Hunter’s Moon. A versão é a Main UAC Hangar – Demo 2.

Já o anterior, quem mandou foi o RiboZurai usando o DoomRLA.

Curta análise

Não deu para fazer um review direito do mapa, pois não pude jogá-lo na minha máquina, mas dá pra ver que o visual do mapa que é bastante impressionante. Também, logo de cara, já remete aos filmes Tron, mas também podem ser encontradas referências a outras obras de ficção científica, como Alien, O Vingador do Futuro e Blade Runner.

Outra coisa que se nota é que, em geral, a fase é bastante silenciosa, com a BGM sendo reproduzida só em alguns momentos. o Zanieon ainda vai colocar os sons ambientes no mapa, o qual ainda está em sua versão demo.

Sobre o layout, notei bastantes corredores estreitos levando a espaços amplos, às vezes até grandes demais para poucos monstros ou coisas pra fazer. Se gasta um bom tempo explorando o mapa, tentando descobrir o caminho e tal, mas não é nada que gere muita confusão, apesar de, ocasionalmente, não se saber quais portas podem ser abertas etc.

Enfim, o Main UAC Hangar é bastante extenso e escuro, mas sem ser sombrio, apresentando um clima mais sci-fi do que de terror. Também conta com um excelente visual meticulosamente caprichado, daqueles que quem está de fora nem percebe que é Doom. Sendo demo, já é uma ótima sugestão para aqueles que agradam deste tipo de mapa. Imagina quando ficar pronto?

Screenshots e imagens

Compatibilidade

Testei o mapa aqui no GZDoom 3.3.1, sendo recomendado usar a versão 3.2.0 ou superior deste port, com os IWADs do Doom II: Hell on Earth, Final Doom e da Phase 2 do Freedoom. Parece funcionar de boa com tudo isto.

O PWAD é compatível com quaisquer outros que spawnam monstros corretamente se eles randomizarem alguns, podendo ser facilmente combinado com pacotes de armas também.

Saiba mais

Download e ficha técnica

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