Chillax

Chillax é um WAD que traz dezenas de mapas com quantidades absurdas de monstros e trilha sonora variada para o Doom II. Destina-se a partidas cooperativas, mas dá pra jogar speedrun single player em alguma fases.


25 de fevereiro de 2022

Chillax é um megawad compilado por algum autor anônimo para Doom II notável pela sua dificuldade extrema, com certas áreas de fases capazes de deixar alguns slaughtermaps com inveja.

Este conjunto de mapas conta com uma trilha sonora diversa e é frequentemente jogado em servidores ZDaemon e destina-se a partidas cooperativas, embora dê pra jogar alguns de seus mapas no speedrun single player.

Vídeos

Acima, temos pequenos clipes que várias fases do Chillax sendo jogadas com o Brother in Arms.

Nos 4:42 do vídeo acima, temos mais uma vez Chillax com Brother in Arms, mas, desta vez, é só no Mapa 01 mesmo.

Curiosidades

  • Em 2013, Jace Hall usou este mapset com o substituto de monstros Hard Doom e o port Zandronum para organizar um desafio intitulado “Doom Arena”. Os jogadores que conseguissem completar um nível deste desafio ganhariam um cascalho como recompensa. [1]
  • A maioria, talvez todos os mapas são plagiados de outros WADs [2], com monstros adicionados deliberadamente pra ficar essas coisas absurdas que você vai ver no Chillax.
  • Dentre as várias músicas de fundo do Chillax, tem do Tyrian, Top Gear, Plutonia 2, Blade Runner, Castlevania, Sonic CD, Ninja Gaiden e vários outros.
  • O megawad foi originalmente chamado de “phmlspdst-v1.x” e continha mapas de speedrun modificados por Phml, retirados de seu WAD de mesmo nome. Embora Phml não se opusesse a que seus mapas fossem copiados (pois deu permissão para reutilizar e modificar mapas em seus arquivos de texto), o título lhe desagradou. Phml então protestou no fórum do Skulltag, argumentando que, com este nome, o Phmlspd modificado teria sido oficialmente deferido por ele. Isto levou o megawad a ser discretamente renomeado. [3]
  • A trigésima fase (MAP30) é dividida em oito seções separadas. As primeiras sete são moldadas de forma que soletrem “CHILLAX” no automap. Estas são baseadas em áreas de mapas anteriores deste WAD.

Outras versões

O nosso link de download leva à versão 9.7.3 do Chillax, mas tem versões mais antigas na lista abaixo, se te interessar:

Screenshots

Compatibilidade

O Chillax não traz nenhuma modificação além da trilha sonora e das fases, mesmo com quantidade absurda, maluca e estapafúrdia de monstros que apresentam. Isso significa que é um megawad bem vanilla que deve ser compatível com a maioria dos source ports de Doom. A julgar pelo WADINFO do Slaughterfest 2011, que, como dito acima, serviu de base para o Chillax, ele não deve rodar no engine vanilla do Doom 2, mas testa aí e me fala.

Rodei o Chillax aqui no GZDoom, Zandronum e LZDoom, e, de acordo com as fontes, dá pra deduzir que funciona de boa também no ZDaemon. Além do engine, o mod precisa também de algum IWAD no formato do DOOM2.WAD, servindo os do Doom II: Hell on Earth (óbvio), Final Doom e Freedoom (Phase 2).

Mais informações e megawads

Download e ficha técnica

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