Prison Architect é um jogo de construção e gerenciamento de prisões independente lançado originalmente em 6 de outubro de 2015. É inspirado em Theme Hospital, Dungeon Keeper e Dwarf Fortress.
Prison Architect é um jogo de construção e gerenciamento de prisões independente desenvolvido pela Introversion Software lançado originalmente em 6 de outubro de 2015. É inspirado em Theme Hospital, Dungeon Keeper e Dwarf Fortress.
Publicado pela Paradox Interactive e disponibilizado para Windows, Mac, Linux, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One, iOS, Android e Switch, o Prison Architect foi um sucesso de vendas e bem recebido pela crítica dita especializada. O jogo é bem avaliado nas lojas online também, contando com dezenas de milhares de análises positivas no Steam, pelo menos até o momento.
Acima, temos o trailer oficial do Prison Architect.
Apenas o guarda mais cruel do mundo pode controlar os condenados mais cruéis do mundo. Projete e desenvolva sua penitenciária personalizada em Prison Architect.
Enquanto os raios de sol iluminam uma bela área de campo pela manhã, o relógio começa a contar. Você tem que construir uma cela de contenção para prisioneiros de segurança máxima que estão sendo transportados para o seu futuro lar em seu ônibus amarelo. Enquanto seus trabalhadores posicionam o último tijolo, você não tem tempo para deixá-los descansar, pois precisam começar o primeiro bloco de celas adequado para abrigar a próxima leva de prisioneiros.
Depois que todos eles tiverem um lugar para repousar suas cabeças cansadas, a diversão pode realmente começar. Você vai precisar de uma cantina, enfermaria e uma sala de guarda. Ah, e não se esqueça de fazer o encanamento no banheiro, ou as coisas podem ficar bagunçadas.
Mas, e uma área de ginástica? E a solitária? E a câmara de execução?
O Prison Architect é um manager com perspectiva 2D top-down (com um modo parcialmente 3D), onde o jogador foi contratado pelo CEO de uma empresa prisional com fins lucrativos para assumir o controle da construção e administração de uma penitenciária. O jogador é responsável por gerenciar vários aspectos da instituição, incluindo instalações, serviços públicos e gestão de pessoal.
Existe a necessidade de recrutar funcionários específicos para desbloquear alguns aspectos do game. Por exemplo, informações sobre as finanças da prisão não estão disponíveis sem um contador, embora o jogador continue responsável pelas mesmas, assim como por atender às necessidades de seus prisioneiros (por exemplo, saneamento). O gerente da cadeia também é capaz de implementar vários programas que reduzem a taxa específica de reincidência do prisioneiro, o que inclui botar os vagabundos pra trabalhar. Se diz aos prisioneiros o que fazer indiretamente, definindo sua rotina etc.
Pode-se também permitir que condições adicionais sejam aplicadas à partida – como temperatura simulada, atividades de gangue e condições climáticas mais extremas (só não sei se rola organizar quem vai ser bunda de cadeia) – para aumentar a dificuldade do jogo e simular uma prisão em condições mais próximas da realidade.
A penitenciária é classificada de acordo com vários fatores, como taxa de reincidência, felicidade geral, níveis de violência etc. Existe também uma classificação de prisioneiros, o que é feito de acordo com cinco classes diferentes no jogo base: Minimum, Medium, Maximum, Supermax Security e Death Row. Cada classe corresponde a um tipo de temperamento e um cumprimento de sentença diferentes.
Os prisioneiros do corredor da morte (os Death Row) chegam com um indicador de “clemência”. A porcentagem de clemência pode ser reduzida com sucessivos apelos ao Corredor da Morte. Abaixo de uma certa porcentagem, o prisioneiro pode ser executado sem repercussão legal às instalações, independentemente da sua inocência. Se um Death Row tiver um recurso deferido, pode ser libertado da penitenciária ou ser transferido para a população comum da cadeia.
Também pode-se optar por construir uma prisão feminina, o que exige a construção de enfermarias e creches.
O jogador pode ser demitido se atingir uma condição de falha, sendo então impedido de continuar gerenciando aquela prisão. As condições de falha incluem:
Todas as expansões para o Prison Architect precisam do jogo base para rodar.
Prison Architect Aficionado DLC
Em 6 de outubro de 2015 foi lançado o Prison Architect Aficionado DLC, um conteúdo onde você pode aprender mais sobre as mentes por trás do jogo. Este DLC contem o Artbook e a trilha sonora do Prison Architect.
Psych Ward
Em 6 de junho de 2017, a Double Eleven lançou um trailer de um pacote de expansão para Prison Architect chamado Psych Ward em seu canal no YouTube. O Psych Ward foi lançado posteriormente no Steam em 21 de novembro de 2017.
O trailer segue abaixo:
O Prison Architect ganhou uma edição especial em 21 de novembro de 2019 com o Prison Architect – Psych Ward: Warden’s Edition. Esta é paga.
Cleared For Transfer
A Double Eleven desenvolveu mais uma expansão, chamada Cleared For Transfer, a qual foi lançara em 14 de maio de 2020. Já essa expansão é gratuita, embora precise do jogo base pago para funcionar.
Island Bound
Em 23 de junho de 2020, é lançada mais uma expansão da Double Eleven pro jogo, a Island Bound, onde o jogador pode administrar prisões tipo Alcatraz, essas poha.
O Prison Architect é um jogo normalmente pago que pode ser obtido no GOG e Steam para Windows, Mac e Linux. Acesse o site oficial para obter os links para o jogo nos consoles (PS4, Xbox e Switch). Ele tem também versões para Android e iOS.
Idiomas: português (Brasil), inglês, francês, italiano, alemão, coreano, polonês, russo, chinês simplificado, espanhol (Espanha), holandês, japonês, sueco, chinês tradicional e turco.
Requerimentos mínimos em sistema
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!