OpenTTD é um simulador de gerenciamento de um negócio de transporte de passageiros e cargas vias rodoviária, ferroviária, marítima e aérea. É um remake avançado, grátis e open source do Transport Tycoon Deluxe.
OpenTTD é um jogo que simula o gerenciamento de um negócio que envolve transporte de passageiros e cargas por diversos meios. É um software grátis e de código aberto em desenvolvimento contínuo, mantido pela OpenTTD Team. Seu lançamento inicial se deu a 14 de março de 2004.
Trata-se de um remake avançado do Transport Tycoon Deluxe (1994) que traz a maioria de seus recursos originais junto a muitos acréscimos, como uma variedade de tamanhos de mapas, suporte para vários idiomas, inteligência artificial customizável, personalizações descarregadas, ports para vários sistemas operacionais, interface muito mais amigável e multiplayer para até 255 jogadores. Nota-se também uma clara influência do SimCity 2000, especialmente no tocante aos gráficos e perspectiva isométrica.
Com versões para Acorn 32-bit, Amiga, Android, GP2X, GP2X Wiz, iPad, iPhone, Linux, Macintosh, OS/2, Symbian, webOS, Windows e Zodiac, o OpenTTD foi muito bem recebido pela crítica. Além disso, conta com milhares de análises extremamente positivas no Steam e 4,9 de 5 estrelas entre usuários verificados no GOG.
Acima, temos um trailer oficial do OpenTTD.
OpenTTD é um jogo de simulação de negócios onde os jogadores ganham dinheiro transportando passageiros e cargas pelas vias rodoviária, ferroviária, marítima e aérea. É um remake de código aberto e uma expansão do Transport Tycoon Deluxe, de Chris Sawyer.
A jogabilidade do OpenTTD é muito similar a do Transport Tycoon Deluxe, embora, como supracitado, haja muitas melhorias em vários aspectos. O objetivo é construir uma rede de transporte usando caminhões, ônibus, trens, aviões e embarcações para ligar as indústrias e cidades no mapa e transportar carga e passageiros. Cada vez que um veículo realiza uma entrega, os jogadores recebem renda, o que é usado para construir mais infraestrutura (trilhos, estações etc.) e mais veículos, modificar o terreno e interagir com as cidades, o que é feito através de suas autoridades locais.
Uma partida padrão de OpenTTD vai de 1950 a 2050, período no qual o jogador tem como objetivo obter a mais alta classificação de desempenho (com base no número de veículos, receita, quantidade de carga entregue etc.) quanto possível.
Cada mapa é gerado aleatoriamente no início e é pontuado por indústrias (por exemplo, a mina de carvão) e cidades (que produzem passageiros e correio). A carga para transporte é fornecida por ambas e aceita por outras indústrias e/ou cidades de acordo com suas necessidades (por exemplo, a estação de energia aceita carvão). Colocar uma estação perto de uma fonte e um receptor de uma determinada carga permite o transporte entre os dois.
A quantidade de carga fornecida por uma cidade ou indústria depende da qualidade do transporte que os jogadores fornecem para movimentar suas mercadorias. O pagamento pela entrega depende da quantidade de carga entregue, quão rápido foi e quão perecível é. Algumas cargas (por exemplo, passageiros) devem ser entregues mais rápido do que outras (tipo carvão) para obter uma boa renda.
Durante uma partida, os jogadores devem construir e expandir sua empresa de transporte. A única infraestrutura presente no mapa no início são estradas dentro das cidades (bem como mares e rios que navios podem utilizar). Portos, estações, aeroportos, ferrovias, canais, eclusas, aquedutos e depósitos devem ser construídas pelos jogadores. As ferramentas ferroviárias são particularmente poderosas, e se tem acesso a muitos tipos de sinais diferentes para erigir uma rede de estradas de ferro complexa e interconectada.
Melhorias na tecnologia fornecem acesso a veículos mais novos, rápidos e potentes. Novas tecnologias de trilhos também se tornam disponível com o tempo, de trilhos eletrificados e monotrilhos a trilhos maglev. Em geral, veículos mais modernos custam mais dinheiro para comprar e operar, e os jogadores devem ter ganho dinheiro suficiente anteriormente numa partida para poderem comprar upgrades para os mesmos.
Uma partida comum, de 1950 a 2050, leva cerca de 24 horas. Os jogadores podem opcionalmente começar em datas anteriores e jogar após 2050, embora nenhuma nova tecnologia esteja disponível neste caso.
Multiplayer
O OpenTTD suporta partidas multiplayer para até 255 jogadores entre 15 empresas de transporte diferentes via LAN ou Internet. Cada empresa de transporte está em competição com outras e podem ser controladas por mais de um jogador a qualquer momento. Isso permite partidas cooperativas e competitivos. Jogos em equipes competitivas (por exemplo, duas empresas de transporte, cada uma controlada por três jogadores) também são possíveis.
O jogador pode usar os recursos do jogo original ou baixar os conjuntos personalizados gratuitos criados especificamente para o remake.
Mapas e cenários personalizados também podem ser construídos com o editor integrado.
Modding
O jogo conta com uma cena ativa de modding, com adições feitas pela comunidade frequentemente, incluindo novos veículos, trens e cenários. Alterações adicionais no código-fonte aberto que modificam a mecânica do jogo principal (“patches”) também costumam ser disponibilizadas.
Plataformas oficiais
Os dados referentes aos requerimentos de sistema desta publicação foram retirados das plataformas online de games. Entretanto, de acordo com os desenvolvedores, o jogo é oficialmente compatível com as seguintes plataformas:
Devido às árvores genealógicas emaranhadas de ambientes operacionais *nix, isso pode significar que as versões podem ser compiladas dessas versões para outras plataformas mais específicas de hardware. Por exemplo, o OpenTTD também tem um port webOS, mas apenas para o touchpad HP (já que a tela sensível ao toque do Pre é muito pequena para os vários botões pequenos e complicados do jogo). Deve-se ter mais informações sobre isso no site oficial do game.
História
Houve uma tentativa anterior de modificar o Transport Tycoon Deluxe para funcionar em sistemas operacionais mais modernos. O OpenTTD foi precedido por uma conversão comercial do Transport Tycoon Deluxe compatível com Windows 95 criada em 1996 pelo grupo de tecnologia FISH, ma sfoi lançada em 1999 como parte de uma compilação de jogos tycoon antigos. Esta versão ainda era muito restrita em termos de sistemas operacionais e arquiteturas de computador.
Da mesma forma, conseguiram com sucesso abrir o Transport Tycoon Deluxe para modificação pelos usuários. TTDPatch, inicialmente criado por Josef Drexler em 1996-97 e ainda em desenvolvimento em 2010, muda o comportamento do Transport Tycoon Deluxe para apresentar muitos novos recursos ao jogo, como novos gráficos, veículos, indústrias etc. Entretanto, o TTDPatch também é muito restrito em termos de sistema e recursos do jogo que podem ser alterados.
Em 2003, Ludvig Strigeus anunciou que pretendia fazer engenharia reversa do Transport Tycoon Deluxe e converter o jogo para C. Em 6 de março de 2004, este port foi lançado e denominado OpenTTD. Em 2021, o OpenTTD ainda está em desenvolvimento ativo.
O desenvolvimento inicial do jogo se concentrou na reestruturação do código para melhorar a legibilidade e a extensibilidade. Isso permitiu restaurar recursos como som e música, melhorando a interface do usuário e introduzindo novos idiomas para a GUI. Muitos novos recursos de gameplay e modding também foram adicionados nessa época, com o objetivo de replicar as habilidades do TTDPatch. Uma grande melhoria foi reprogramar o multiplayer para permitir partidas via LAN e Internet.
No final dos anos 2000, o OpenTTD já era um jogo estável e popular, e o desenvolvimento avançou para mudanças mais substanciais. Em 2007, chegou o suporte para IAs personalizadas e feitas pelo usuário, que podem fornecer um desafio maior do que a IA original. Outras mudanças importantes incluíram suporte para IPv6, um sistema de download integrado para personalizações e suporte para gráficos alternativos, sons e trilhas sonoras em 2009. Desde 2007, o OpenTTD está sendo gradualmente reescrito em C++.
O OpenTTD é um jogo livre que é distribuído gratuitamente para PC (Windows, MacOS X e Linux) no GOG e Steam. O nosso link de download leva ao GOG, versão que vem sem DRM (não precisa de ficar online para jogar).
Idiomas: português (Brasil), inglês, francês, italiano, alemão, espanhol (Espanha), árabe, búlgaro, checo, dinamarquês, holandês, finlandês, grego, húngaro, japonês, coreano, norueguês, polonês, português, romeno, russo, chinês simplificado, espanhol (América Latina), sueco, tailandês, chinês tradicional, turco, ucraniano e vietnamita.
Requerimentos mínimos em sistema
Mínimos
Recomendados
Mínimos
Recomendados
Mínimos
Recomendados
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!
Você pode acompanhar os comentários desse post através do feed RSS 2.0.Você pode pular direto para o fim e deixar um comentário. Pings estão desativados.
Você pode criticar, elogiar, corrigir, complementar, reportar links quebrados (o que é muito importante) etc. Você pode até xingar a gente de palavrão se quiser, mas como não queremos ofender as crianças que nos visitam (e evitar choradeira dos frescos de plantão) não aprovaremos comentários com palavras chulas e/ou de baixo calão. Também não aprovaremos spam ou conteúdos ofensivos a outras partes. O seu link só será aprovado se for de algum site que esteja funcionando e não seja spam nem enganação. Dados pessoais não serão publicados. O conteúdo dos comentários é de inteira responsabilidade de seus autores.