Kerbal Space Program

Kerbal Space Program é um jogo de simulação de gerenciamento de 2011 com física orbital realista no qual se constrói e controla um programa espacial alienígena.


5 de janeiro de 2023

Kerbal Space Program é um jogo independente que simula o desenvolvimento e a administração dos esforços espaciais de uma espécie alienígena de humanoides verdes chamados Kerbais. Foi desenvolvido pelos mexicanos do Squad e lançado inicialmente em 24 de junho de 2011.

Um dos destaques do game consiste no fato de apresentar um mecanismo de física orbital realista, permitindo várias manobras orbitais da vida real, como órbitas de transferência de Hohmann e encontro orbital.

Publicado pela Private Division e disponibilizado para Linux, Macintosh, PlayStation 4, Wii U, Windows, Xbox One, PlayStation 5 e Xbox Series X|S, o Kerbal Space Program foi bem recebido pela crítica e mercado. Além disto, conta com dezenas de milhares de análises muito positivas no Steam e é avaliado com 4.5/5 no GOG.

O desempenho do game parece ter sido suficiente para uma sequência, Kerbal Space Program 2, jogo que teve sua data de lançamento em acesso antecipado em 24 de fevereiro de 2023.

Vídeos

Acima, temos o trailer oficial de gameplay do Kerbal Space Program.

Já este segundo vídeo foi feito para celebrar o primeiro aniversário do game.

Apresentação

Em Kerbal Space Program, cuide do programa espacial de uma raça alienígena, os Kerbals. Você tem acesso a uma variedade de peças para montar uma nave espacial totalmente funcional que voa (ou não), com base em aerodinâmica e física orbital de verdade.

Kerbal Space Program possui três modos de jogo. No modo Ciência, realize experimentos espaciais para liberar tecnologias novas e aumentar o conhecimento da Kerbalidade. No modo Carreira, supervisione cada aspecto do programa espacial, incluindo construção, estratégia, financiamento, melhorias e mais. No modo Sandbox, você é livre para construir qualquer espaçonave que quiser, com todas as peças e tecnologias do jogo.

Gameplay

O Kerbal Space Program é um jogo de simulação de gerenciamento no qual se constrói e controla naves espaciais. O game apresenta um sistema de física realista e, como resultado, uma curva de aprendizado íngreme que testará o conhecimento jogador sobre este assunto e sua vontade de alcançar o espaço. Existem três modos de game que apresentam regras distintas e serão abordados mais abaixo.

A partir de uma grande variedade de peças, os jogadores podem construir seus próprios foguetes e aviões espaciais e lançá-los de uma Terra fictícia habitada por Kerbals. No espaço, os jogadores podem realizar outros empreendimentos, como construir estações espaciais, naves espaciais ou pousar em outros corpos celestes.

Depois de construída, a nave pode ser lançada da plataforma de lançamento KSC ou da pista em uma tentativa de completar missões definidas pelo jogador ou dirigidas pela partida, evitando falhas parciais ou catastróficas (como falta de combustível ou falha estrutural). As naves são controladas em três dimensões com pouca assistência além de um Sistema de Assistência de Estabilidade (SAS) para manter seu foguete orientado. Desde que mantenha impulso e combustível suficientes, uma espaçonave pode entrar em órbita ou até mesmo viajar para outros corpos celestes.

Para visualizar a trajetória do veículo, o jogador deve alternar para o modo de mapa; isso exibe a órbita ou trajetória do seu veículo, bem como a posição e trajetória de outras espaçonaves e corpos planetários. Esses planetas e outros veículos podem ser direcionados para visualizar as informações necessárias para encontro e encaixe, como nós ascendentes e descendentes, direção do alvo e velocidade relativa ao alvo. No modo de mapa, os jogadores também podem acessar os nós de manobra para planejar as mudanças de trajetória com antecedência, o que ajuda no planejamento preciso.

As missões (definidas pelo jogador ou “contratos”) envolvem objetivos como atingir uma certa altitude, escapar da atmosfera, alcançar uma órbita estável, pousar em um determinado corpo planetário, resgatar Kerbals encalhados, capturar asteróides e criar espaço estações e bases de superfície. Os jogadores também podem definir desafios uns para os outros nos fóruns, como visitar todas as cinco luas de Jool (o análogo de Júpiter) ou usar mods para testar as espaçonaves uns dos outros em torneios de combate aéreo.

Os jogadores podem controlar os astronautas do jogo, conhecidos como Kerbals, e podem realizar atividades extraveiculares (EVA). Enquanto estiverem no EVA, os Kerbals podem usar seu sistema de propulsão de traje para manobrar no espaço e em torno de estações espaciais e naves, semelhante ao uso da Unidade de Manobra Tripulada da NASA. As ações que podem ser executadas no EVA incluem consertar as pernas de pouso, rodas e abrir ou reembalar paraquedas. Os Kerbals também podem coletar material de experimentos científicos, permitindo-lhes armazenar dados dentro da cápsula da nave. Durante um EVA em qualquer planeta sólido ou lua, um Kerbal pode fincar uma bandeira ou coletar uma amostra da superfície.

Espaçonaves históricas podem ser recriadas e suas realizações imitadas, como o programa Apollo, o rover Mars Science Laboratory ou a Estação Espacial Internacional. Várias partes do jogo são baseadas em partes da vida real, como o Mk1-3 Command Pod sendo muito semelhante ao módulo de comando e serviço da Apollo, e Probodobodyne Stayputnik sendo semelhante em nome, função e forma à sonda soviética Sputnik.

Os jogadores podem instalar mods que implementam novos destinos, armas, peças adicionais de foguetes e objetivos, como tentar desafios em um sistema solar em escala real. Os mods também podem adicionar exibições informativas mostrando estatísticas orbitais e de nave, como delta-v e inclinação orbital, enquanto alguns podem automatizar quase totalmente o voo. Alguns mods tiveram seus conceitos adicionados ao Kerbal Space Program, como um de mineração para obter mineiro e refinar em combustível, o que era um mod popular para o game.

Os principais corpos celestes no jogo em ordem de proximidade com a estrela-mãe, o Sol, são Moho, Eve, Kerbin, Duna, Dres, Jool e Eeloo (respectivamente análogos de Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Ceres, Júpiter , e Plutão). Os mods da comunidade são capazes de expandir este sistema planetário, podendo até mesmo adicionar exoplanetas ou outros sistemas solares. As luas no sistema incluem Gilly, um asteróide capturado em torno de Eve; o Mun e o Minmus, as duas luas de Kerbin; Ike, a única lua de Duna; e as cinco luas de Jool, que incluem Laythe, uma lua oceânica pontilhada de ilhas; Vall, uma lua de gelo; Tylo, uma grande lua do tamanho de Kerbin; e Bop e Pol, os dois asteróides capturados mais externos. Laythe é a única lua a ter uma atmosfera ou água líquida. Moho, Dres e Eeloo não possuem luas.

Modos de jogo

O Kerbal Space Program conta com vários modos de jogo, incluindo um de carreira, no qual se pode ganhar dinheiro participando de missões para acumular lentamente fundos para aventuras mais emocionantes e pesquisar novas tecnologias; um sandbox, onde o jogador pode construir o que quiser; e um modo ciência, que permite participar de missões específicas sem ter que se preocupar com fundos e reputação.

Abaixo seguem mais detalhes sobre estes modos:

  • Modo Ciência – A seleção inicial de peças é limitada. Partes mais complexas podem ser desbloqueadas no prédio de Pesquisa e Desenvolvimento avançando na “ciência” com vários experimentos em Kerbin e em outros lugares do sistema solar. Este modo foi projetado para facilitar pros novos jogadores e evitar que fiquem sobrecarregados.
  • Modo Carreira – Estende o modo de ciência adicionando fundos, reputação e contratos. Para construir e lançar novos foguetes, os jogadores devem fechar contratos, arrecadando fundos para pagar as peças e o combustível necessários. A reputação afeta quantos contratos são dados ao jogador, sendo que menos reputação leva a menos contratos de qualidade inferior. Recusar um contrato reduzirá a probabilidade de que um contrato do mesmo tipo apareça mais tarde, além de diminuir a reputação. Os jogadores devem realizar upgrades nos edifícios no centro espacial para desbloquear novos recursos, como rastreamento aprimorado, maior limite de massa da espaçonave, maior limite de contagem de peças e aumento de contratos disponíveis.
  • Modo Sandbox -Aqui se pode tentar construir um veículo adequado para qualquer projeto desejado sem penalidades por falha e missões totalmente atribuídas pelo usuário. Muitos jogadores construíram espaçonaves irrealistas neste modo, como foguetes impraticavelmente grandes, complicados ou caros. Este modo também é frequentemente usado para criar réplicas de veículos reais.

Física

Embora o jogo não seja uma simulação perfeita da realidade, foi elogiado por sua mecânica orbital precisa. Todos os objetos do jogo, exceto os corpos celestes, são simulados usando a dinâmica newtoniana. Por exemplo, o impulso do foguete é aplicado à estrutura de um veículo com base na colocação de elementos geradores de força, e as juntas entre as partes têm resistência limitada, permitindo que os veículos sejam dilacerados por forças excessivas ou mal direcionadas.

O Kerbal Space Program simula trajetórias e órbitas usando aproximação cônica corrigida em vez de uma simulação completa de n corpos; portanto, não suporta pontos de Lagrange, perturbações, órbitas de Lissajous, órbitas de halo ou forças de maré. De acordo com os desenvolvedores, a implementação da física completa de n-corpo exigiria que todo o engine de física fosse reescrito.

Os astronautas do jogo, Kerbals, também são simulados fisicamente. Bater em um objeto com os pés fará com que caiam.

Alguns corpos celestes têm atmosferas de alturas e densidades variadas, afetando o impacto do arrasto nas asas e paraquedas. As simulações são precisas o suficiente para que técnicas do mundo real, como aerofrenagem, sejam métodos viáveis de navegação no sistema solar. A aerofrenagem, no entanto, tornou-se um método muito mais difícil de redução de velocidade desde a versão 1.0 completa devido à aerodinâmica aprimorada e ao aquecimento opcional durante a entrada na atmosfera. As atmosferas do jogo se diluem no espaço, mas têm alturas finitas, ao contrário das atmosferas reais.

O Kerbal Space Program altera a escala de seu sistema solar para fins de jogo. Por exemplo, Kerbin (o análogo da Terra no jogo) tem um raio de apenas 600 quilômetros (370 mi), aproximadamente 1⁄10 do raio da Terra. Para compensar as consequências gravitacionais dessa diferença de tamanho, a densidade de Kerbin é 10 vezes maior que a do nosso mundo. Os próprios planetas também estão significativamente mais próximos do que os do Sistema Solar da vida real. No entanto, alguns mods transportam o nosso Sistema Solar ao jogo com dimensionamento preciso, ambientes e peças adicionais para compensar os requisitos extras de energia.

Expansões e DLCs

Existem duas expansões de conteúdo para download (DLC): Making History e Breaking Ground:

Making History

A expansão Making History, lançada em março de 2018, adiciona elementos adicionais ao jogo, alguns dos quais são partes históricas do programa Apollo. Isso inclui um módulo de pouso lunar, peças básicas de foguetes do Saturn V e muito mais.

Um editor de níveis permite criar seus próprios cenários. Novos locais de lançamento, incluindo uma ilha, são adicionados. Há também novos trajes adicionados que fazem referência ao programa de cosmonautas da União Soviética.

Breaking Ground

O Breaking Ground, lançado em maio de 2019, adiciona peças robóticas que podem ser usadas para construir helicópteros, aviões a hélice, sistemas de suspensão e robôs. As peças incluem pistões, dobradiças e rotores. Novos trajes também foram adicionados.

Uma adição importante são as características da superfície e a ciência. O jogador pode encontrar certas rochas nas superfícies dos planetas e analisá-las usando braços robóticos. Experimentos científicos, como sismômetros ativos e estações meteorológicas, podem ser implantados pelos Kerbals e usados para coletar pontos extras de ciência no modo ciência e carreira.

Destaques

  • Assuma o controle total das configurações da sua nave para executar manobras de voo complexas.
  • Gerencie sua tripulação de Kerbals, incluindo contratação, treinamento e o envio deles ao espaço para se tornarem heróis.
  • Descubra um sistema solar inteiro, com luas e planetas únicos, explorando o terreno detalhado em grande escala.
  • Envie sua tripulação Kerbal para fora das naves para atividades “extraveiculares”.
  • Acople espaçonaves umas com as outras para construir estações espaciais, naves espaciais imensas e bases na superfície de novos planetas.
  • Use satélites para escanear o terreno e encontrar biomas e outras anomalias.
  • Configure redes de comunicação para se comunicar entre a espaçonave e o Kerbal Space Center.
  • Pesquise e desenvolva novas tecnologias para extrair informações valiosas e recursos de todo o sistema solar.
  • Experimente as diversas modificações criadas pela comunidade do Kerbal Space Program.
  • E muito mais!

Curiosidades

  • O Kerbal Space Program foi desenvolvido originalmente sobre o Unity Engine 4. A versão 1.1, lançada em 19 de abril de 2016, atualizou o mecanismo para o Unity Engine 5. A versão 1.2 (11 de outubro de 2016) atualizou de novo para o Unity Engine 5.4.
  • Em 24 de junho de 2021, foi lançada a última versão do Kerbal Space Program, 1.12. Foi nomeada “On Final Approach”.
  • A maior parte da música do jogo foi fornecida pelo compositor isento de royalties Kevin MacLeod, com o restante da trilha sonora escrita pelo compositor interno da Squad, Victor Machado. O tema principal do jogo foi composto pelo designer-chefe Felipe Falanghe e arranjado por Machado.
  • Em 2015, o WatchMojo classificou o jogo em 3º lugar em seu rank Top 10 Creation Video Games.
  • Em 2016, o Steam Awards indicou o Kerbal Space program ao seu prêmio The ‘Boom Boom’ Award.
  • Nas horas após o lançamento do acesso antecipado do Steam em 20 de março de 2013, o Kerbal Space Program foi um dos 5 jogos mais vendidos da plataforma, bem como o mais vendido no Steam para Linux.
  • tipos como Scott Manley e organizações envolvidas em viagens espaciais se interessaram pelo jogo, incluindo a NASA, a Agência Espacial Européia, o CEO da United Launch Alliance (Tory Bruno), CEO e CTO da SpaceX (Elon Musk) e Peter Beck (CEO e CTO da Rocket Lab).
  • Para o segundo voo de teste orbital do Boeing Starliner que atracou na Estação Espacial Internacional em maio de 2022, a tripulação trouxe uma pelúcia Kerbal na embarcação para ser usada como indicador de gravidade zero. Um porta-voz da Boeing disse que ‘Jeb’ foi “escolhido para representar o entusiasmo que muitos da equipe de engenharia da Starliner têm pelo game, bem como as lições de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) que transmite aos jogadores.
  • O diretor Felipe Falanghe foi contratado pela Squad em abril de 2010, quando a empresa ainda não produzia softwares. De acordo com Falanghe, “Kerbal” veio dos nomes que ele deu a pequenas estatuetas de estanho que instalou em fogos de artifício modificados quando adolescente.
  • Em outubro de 2010, o desenvolvimento do Kerbal Space Program foi autorizado pelo cofundador Adrian Goya, mas adiado até que Falanghe concluísse seus projetos.
  • O Kerbal Space Program foi compilado pela primeira vez em 17 de janeiro de 2011. O primeiro lançamento público do jogo, versão 0.7.3, foi em 24 de junho de 2011. Esta versão alpha foi baixada mais de 5000 vezes.
  • O jogo entrou na versão beta em 14 de dezembro de 2014, com a versão 0.90, e foi lançado fora da versão beta em 27 de abril. 2015.
  • A versão 1.0 foi o primeiro lançamento completo do Kerbal Space Program. Foi apelidado de We Have Liftoff! e lançado em 27 de abril de 2015.
  • Em 27 de janeiro de 2014, foi revelado que a Squad estava trabalhando em uma versão educacional do jogo intitulada KerbalEdu em colaboração com TeacherGaming LLC, criadores do MinecraftEdu. Ele inclui uma interface de usuário aprimorada para facilitar a coleta e o resumo de dados, lições pré-fabricadas que focam em certas construções, opções para usar o sistema métrico e uma “pedagogia robusta” que inclui informações fora do jogo que vinculam em seu conteúdo.
  • A Squad também fez um Asteroid Mission Pack, com suporte total da NASA. Lançado em 1º de abril de 2014, é baseado na iniciativa da vida real de enviar humanos para estudar asteroides.
  • Em 5 de junho de 2015, foi anunciado que Kerbal Space Program estava sendo portado para o PlayStation 4 pela Flying Tiger Entertainment. Em agosto de 2015, foi anunciado que as portas Xbox One e Wii U também estavam em desenvolvimento pela firma.
  • A Squad lançou mercadorias físicas, como roupas e brinquedos de pelúcia. Em março de 2015, a firma e o serviço de impressão 3D Eucl3D anunciaram uma parceria que permitiria aos jogadores encomendar modelos impressos em 3D de seus ofícios.
  • A Squad anunciou em maio de 2017 que o Kerbal Space Program foi adquirido pela editora Take-Two Interactive.

Screenshots

Sobre o download

O Kerbal Space Program é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado para PC (Windows, Mac e Linux) nas lojas da Epic, Steam e GOG, sendo que nosso para download aqui leva a esta última, onde o jogo vem sem DRM (dá pra jogar offline e tal). Para outras plataformas, consulte o site oficial.

Idiomas: inglês.

Requerimentos mínimos em sistema

Mais informações e managers

Download e ficha técnica

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!