Elifoot é uma das séries de manager de futebol mais famosas e jogadas que existem, se não a mais. Foi criada pelo português André Elias, com o primeiro Elifoot sendo lançado em 1987.
Elifoot é uma das séries de manager de futebol mais famosas e jogadas que existem, se não a mais, o que diria que tem grandes chances de ser, pelo menos no Brasil.
Foi criada pelo português André Elias, com o primeiro Elifoot (só agora que reparei em Elias e Elifoot) sendo lançado em 1987. Posteriormente, num período de mais de 30 anos, saíram dezenas de novas versões do jogo.
Uma das características marcantes em comum dos Elifoot é que são jogos extremamente simples (algumas edições sendo inteiramente em texto), mas também extremamente viciantes.
Além de ser muito divertido, os times do Elifoot são facilmente personalizáveis. Isto permite que você crie seus próprios campeonatos, com os jogadores e times que quiser, ou atualizar alguma equipe. No caso do Elifoot 2011, você tem patches com equipes do Brasil (180 Equipes), Portugal, Espanha, Inglaterra, Estados Unidos, China, Japão, Angola, Moçambique, África do Sul e Oceania.
O Elifoot 2 é um dos nossos games prediletos e mais jogados de todos os tempos. Inclusive foi um dos primeiros a entrar para o nosso Hall da Fama.
Num Elifoot, basicamente, o jogador é um técnico profissional de futebol que desempenha algumas funções extras: quando contratado por um time, além de decidir esquemas táticos e outras atividades típicas da profissão, ele também gerencia compras e vendas de jogadores, assentos no estádio do clube etc.
A principal forma de receita do clube, em todas as versões do jogo, vem das vendas de ingressos nos estádios, mas também pode vir de outras formas, como compra e venda de jogadores.
Dependendo do sucesso da sua atuação num time, ele pode ser contratado por algum clube das divisões superiores, ou ser despedido (lembra das famosas chicotadas psicológicas do Elifoot 2?).
Os times do Elifoot estão ranqueados num esquema de divisões nacionais, e, geralmente, a maioria das partidas são do, o que seria, o campeonato nacional. Mas também existem outras taças, copas e campeonatos. A conquista destes campeonatos, além prestigiar o técnico, aumentando suas chances de ser contratado para algum time melhor, podem ter prêmios em dinheiro e/ou maior renda nos estádios, como nos casos das taças.
Com mais de três décadas, esta série já se tornou clássica. Ela evoluiu desde seu o início despretensioso em preto e branco. Com o tempo, versões coloridas e para sistemas operacionais mais modernos foram surgindo, e, as mais recentes, seguem as tendências, ganhando versões para mobiles e smartphones e promovendo competições internacionais entre os jogadores [1] [2]:
* Esta lista pode estar desatualizada ou incompleta.
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!