Um artista marcial solitário luta contra uma gangue no centro da cidade de Nova Iorque.
Vigilante (ビジランテ) é um jogo de luta estilo beat ’em up desenvolvido pela Irem e lançado inicialmente aos arcades japoneses em fevereiro de 1988. É considerado uma sequência espiritual do Kung-Fu Master (1984), o seminal título também desta empresa.
Publicado pela própria Irem, o Vigilante foi geralmente bem recebido pela crítica especializada. Eventualmente, foi portado para outros sistemas, como o TurboGrafx-16 (1989), PC Engine (14 de janeiro de 1989), Master System (1988), Wii (2007), Commodore 64 (1989), Atari ST (1989), Amiga (1989), ZX Spectrum (1989), CPC (1989), Macintosh (2011), Wii U, MSX, Switch e Amiga (2024, não oficial). Além disto, em 1991, o Famicom recebeu um jogo que pode ser considerado uma sequência espiritual direta, Spartan X 2.
Devo ter o cartucho do Vigilante de Master System em algum lugar até hoje. Zerei essa fita pra caramba até o ponto de começar a achá-la enjoativa, com ou sem usar os continues infinitos deste port. A versão original de arcade é bem mais difícil em relação a essa.
Acima, temos o Vigilante sendo explorado em mais um Fliperama Nostálgico, uma série do canal Defenestrando Jogos. Além do vídeo ser bem descontraído (mas sem virar besteirol), também compartilha várias informações a respeito deste antigo game de luta, dados quais usamos para construir esta publicação.
Já o vídeo anterior é a playthrough/detonado do Vigilante em sua versão de Master System feito por mim, onde também dei algumas dicas. É também o 31º episódio da Velharia, nossa série a respeito de jogos antigos.
Em Nova Iorque, Rick, um artista marcial profissional e solitário se tornou um vigilante para lutar contra uma gangue maligna chamada de Skinheads, liderada por um homem conhecido como Diabo Gigante (Giant Devil). Rick vai abrir seu caminho pelo centro da cidade a fim de proteger a sua turma e salvar Madonna, que foi feita de refém pelos Skinheads.
Vigilante, como já dito, é um beat ’em up onde o jogador vai controlar o personagem titular, metendo a porrada em um grande número de inimigos. O Vigilante não tem nome e vai combinar golpes de combate melee através de cinco fases, cada uma com seu próprio chefão que precisa de uma estratégia diferente para ser derrotado. Na versão de fliperama (pelo menos) estes chefões devem ser derrotados tão rapidamente quanto possível, pois suas barras de energia vão se encher enquanto não recebem ataques do jogador.
Os inimigos spawnam continuamente dos lados da tela até que o chefe seja alcançado. Desta forma, é necessário um ritmo constante para chegar ao final do nível antes que o tempo acabe. Quando os inimigos se aproximam demais, agarram o jogador, sendo necessário ficar apertando rapidamente o direcional para esquerda e direita para se livrar, pois o Vigilante fica totalmente vulnerável a ataques neste estado.
Além de socos e chutes que podem ser combinados com o jogador em pleno ar ou agachado, uma arma poderosa, o nunchaku, ocasionalmente pode ser encontrada e usada contra os inimigos. Se o jogador for golpeado enquanto segura o nunchaku, ele perde esta arma. Alguns dos inimigos também estão armados com porretes, correntes, facas e até armas de fogo.
O jogo termina quando Madonna (Maria) é resgatada ou os inimigos conseguem obliterar o protagonista.
No tweet abaixo, temos a capinha gringa do Vigilante do Master System. É pura nostalgia:
capinha gringa do Vigilante do Master System. É pura nostalgia.
saiba mais sobre o Vigilante → https://t.co/AxktsMbz1X pic.twitter.com/tCIKBG3Eak
— Facínora (@GamingRoom) April 20, 2020
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