Time Slaughter

28 de abril de 2017

Time Slaughter (escrito Timeslaughter em alguns lugares), é um jogo de luta desenvolvido e lançado em 1996 pela Bloodlust Software, para o PC (MS-DOS).

O game segue a linha do punhado de clones do Mortal Kombat que surgiam na época, com fatalities, melhor de 3 rounds, sangue explícito e violência animada, mas levou esta fórmula a um nível comicamente exagerado.

Em Time Slaughter, temos diálogos cheios de profanidades, excessivo uso de sangue e gore nos golpes e nos sofisticados slaughter moves (como usar o intestino do oponente como gaita de fole e tal) e um enredo humoristicamente absurdo. Isto, somado a uma jogabilidade levemente melhor do que a maioria dos clones do MK da época (embora ainda imperfeita), fizeram o diferencial do game, embora ainda permaneça um título bastante obscuro.

O estilo dos gráficos do Time Slaughter são peculiares. Alguns podem achá-los horrorosos. Eu já achei bastante nostálgicos e o estilo tosco, absolutamente original e que combinando também com clima do game.

Sua engine garante também planos de fundo com camadas múltiplas, cinemática, pisos em 3D, vozes digitalizadas, sangue que fica no chão, dano visível aos jogadores e trilha sonora composta pela banda (?) Anal Kitties.

Quanto a jogabilidade do Time Slaughter, eu poderia colocá-la no meio termo pra cima entre um título decente e alguma porcaria qualquer. É melhor do que vários games do gênero pra DOS da sua época (1996), mas ainda é inferior a alguns mais antigos, como o Street Fighter II (1991) ou o próprio Mortal Kombat (1992). Tentando explicar melhor, a jogabilidade é boa o suficiente para promover estratégia nas lutas, porém, pode enraivecer o jogador raiva às vezes ou tentá-lo a sair apertando os controles aleatoriamente, na esperança de soltar especial ou acertar o adversário na sorte. Também, é suficientemente suave para garantir, junto com a nostalgia e os outros aspectos que citamos acima, o suficiente para valer a pena dar uma olhada no Time Slaughter.

Vídeo

O vídeo abaixo é o décimo oitavo episódio do Velharia, nossa série de vídeos a respeito de jogos antigos. Trata-se de um playthrough comentado do game, que fornece várias informações a respeito do mesmo, além de mostrar seu gameplay:

Screenshots

Gameplay

Como falamos, o Time Slaughter é um jogo de luta que segue a linha do Mortal Kombat e outros do gênero da época. Cada luta é uma disputa de uma melhor de três rounds, onde o perdedor pode ser executado com algum fatality, chamados aqui de “Slaughter Moves”. Cada um destes rounds termina quando um dos lutadores perde toda sua energia ou quando o tempo termina, podendo empatar ou fazer com que o personagem com menos HP seja o perdedor.

Os lutadores podem pular, agachar, retroceder, avançar e aplicar golpes comuns e especiais. Cada um deles possui três tipos de socos e chutes, 4 ou 5 golpes especiais e um slaughter move. Entretanto, em Time Slaughter, não existe sistema de combos e nem barras de energia para encher e desferir super golpes.

A grande inovação neste sentido, em relação a outros games, vai para a aparência dos lutadores que vai ficando mutilada na medida em que eles vão apanhando. O grau de mutilação depende de quanto foram surrados, chegando a aparecer até a caveira, em alguns casos. A aparência dos lutadores volta ao normal no início de cada round, assim como os rios de sangue, comumente surgindo no solo durante as batalhas, desaparecem.

Enredo

William Spade é um cientista que está muito próximo de completar uma máquina do tempo completamente funcional. Entretanto, ele nem teve tempo pra comemorar. Quatro membros de uma raça de demônios adoradoras do tempo conhecida como Takar consideram tal máquina profana e resolvem visitá-lo antes de ficar pronta. Tudo no melhor estilo dos Cenobites, da série de filmes Hellraiser.

Staine, The Dreg, The Surgeon e o Butcher torturam Space brutalmente até levá-lo à beira da morte, por ele se recusar a entregar a máquina do tempo. Depois de perder ambos os braços e o olho esquerdo, Spade consegue ativar a máquina com o seu nariz, enviando os Takar de volta para onde vieram. Entretanto, ter usado o dispositivo prematuramente, antes de estar totalmente pronto, uma enorme fenda no espaço-tempo foi criada. Consequentemente, combatentes de distintas épocas foram transportados aleatoriamente de lugar a lugar, cada um com sua própria motivação para lutar.

Spade reconstrói seu corpo e se transforma num monstro insano e cibernético conhecido como Portal. Agora, ele está mais do que pronto para se defender de qualquer um que seja transportado para seu plano de existência, incluindo os Takars.

Lutadores

Cada lutador de Time Slaughter vem de uma era diferente e tem também uma bio diferente. Dez deles podem ser escolhidos normalmente:

Asylum

Asylum foi trancafiado num hospício por causa de suas tendências violentas, fazer brincadeiras estilo Joselito e escutar música alternativa. Ele afirma ter múltiplas personalidades, incluindo Hitler, PeeWee Herman, Tiny Tim, Ethan Petty, Dr. Seuss e muitos e muitos outros.

  • Sua motivação pra lutar: não foi ele, foi o outro cara.
  • Idade: 29
  • Origem: Sydney, Austrália
  • Tempo: 2043 d.C.
  • Estilo: Loucura

Chi

Chi foi vítima de uma pegadinha cruel. Seu mestre lhe disse para guardar uma ponte quando era apenas um garoto, até que os “macacos voadores”aparecessem. Chi nunca parou de guardá-la. Agora, ele tem 45 anos e não sabe falar nenhum idioma. Por outro lado, ele aprendeu sozinho muitas habilidades, pois teve muito tempo para meditar.

  • Sua motivação para lutar: depois de 30 anos, ele acha que todo mundo é um macaco voador.
  • Idade: 45
  • Origem: Cheng, China
  • Tempo: 2043 a.C.
  • Estilo: Lâmina trançada

Jinsoku

Cego de nascença, Jinsoku dominou suas habilidades de combate desafiando árvores para duelos. Ele venceu quase todas as lutas contra seus inimigos de madeira. Nas montanhas nevadas, Jinsoku vive com sua tia e seu tio. Eles se certificam de que suas lâminas de pulso estejam afiadas e suas sandálias estejam amarradas.

  • Sua motivação para lutar: ele não pode enxergar nada e os ruídos altos e maus cheiros que você emite pode assustá-lo.
  • Idade: 92
  • Origem: Hokkaido, Japão
  • Tempo: 1327 d.C.
  • Estilo: Ainu-Kai

Lazarus

Lazarus era um hábil médico escocês, antes de se inscrever para um passeio de três horas no Caribe. Depois de bater em um desagradável iceberg tropical, o navio afundou e ele foi forçado a usar o corpo do seu companheiro como uma balsa. Agora, encalhado em uma ilha deserta com nada mais que o seu chapéu, kilt e uma caixa inteira cheia de garrafas (se ele fosse MacGuyver ele conseguiria sair dessa), ele ficou completamente senil.

  • Sua motivação para lutar: ele precisa de uma nova jangada.
  • Idade: 68
  • Origem: Caribe
  • Tempo: 1959 d.C.
  • Estilo: Caranguejo Encalhado

Mojumbo

Depois de se recusar a devorar seu pai (o chefe) quando este se aposentou, Mojumbo foi forçado a usar a máscara da vergonha. Agora, ele usa um arsenal massivo de vudu pirotécnico para proteger seu orgulho e seu povo.

  • Sua motivação para lutar: ele está com fome.
  • Idade: 33
  • Origem: Bahon, Haiti
  • Tempo: 1752 d.C.
  • Estilo: Vudu

Pierre

Um pintor brilhante e galanteador, Pierre é mais do que confortável com a sua feminilidade. Ele e seus irmãos dirigem um estúdio de arte e de luxúria sadomasoquista.

  • Sua motivação para lutar: as pessoas são muito mais coloridas quando estão contundidas.
  • Idade: 26
  • Origem: Paris, França
  • Tempo: 1528 d.C.
  • Estilo: Arte da Morte

Ug

Ug inventou a roda, o fogo, a tecnologia nuclear, o porrete e o assassinato.

  • Sua motivação para lutar: ele tem um cérebro insignificante.
  • Idade: 25
  • Origem: Vale do Neander
  • Tempo: 50002 a.C.
  • Estilo: Clubba Clubba

Vlad

Vlad Dracul (Vlad, o Diabo) tem uma perigosa obsessão de empalar aldeões. Ele quase sempre tem que lidar com uma multidão irritada de assassinos de vampiros. Com a capacidade de controlar mentes, se transformar e abrir a boca ainda do que a Spice pode, Vlad é uma máquina muito poderosa de chupar sangue.

  • Sua motivação para lutar: Tipo, ele é conhecido como “Vlad, o Diabo”. Precisa de mais?
  • Idade: 592
  • Origem: Valáquia, Romênia
  • Tempo: 1450 d.C.
  • Estilo: Empalamento

Savage

Savage acordou no deserto após a guerra nuclear de 2121, completamente sem memória. Ele se tornou o senhor das gaiolas de luta. Savage sofre da Síndrome de Tourette, uma doença que faz com que ele fale palavrões toda vez que ele fica empolgado. Ou seria isto uma desculpa?

  • Sua motivação para lutar: a glória da vitória.
  • Idade: ??
  • Origem: Vale da Morte
  • Tempo: 2189 d.C.
  • Estilo: Luta da gaiola

Spice

Spice foi concebida para ser uma paródia da vadia típica do ensino médio… Bem, talvez isto tenha ido longe demais, pois ela acabou virando uma violenta prostituta trabalhando para o seu proxeneta, Tio Guido. Quando ela luta, ao executar seus movimentos e golpes, ela dá uma palhinha dos filmes pornôs que ela estrela.

  • Sua motivação para lutar: ela odeia os homens, e odeia as mulheres por gostar de homens.
  • Idade: 16
  • Origem: Nova Iorque
  • Tempo: 1997 d.C.
  • Estilo: Piranhice

Além destes personagens normais, tem outros quatro que podem ser selecionados com trapaça ou destravando:

  • Buddy – Um personagem bizarro que é jogável quando é ativado um código. Ele tem uma cabeça enorme e parece um retardado mental.
  • Ravage – Um monstro que é jogável quando ativado um código. Não se sabe muito sobre ele, exceto que é uma versão alterada de Savage. Sua aparência é obra do Surgeon e, de acordo com o que ele fala no final das lutas, é um Takar convertido. Ele também fala bem menos palavrão que o Savage.
  • Staine – Chefão secreto que pode ser desafiado quando você aplica slaughter moves em todos os oponentes e não usa continues.
  • Portal – Chefão normal do game. Trata-se do cientista William Spade em sua forma cibernética e insana, depois que reconstruiu seu corpo mutilado pelos Trakars.

Sobre o download

O Time Slaughter é um jogo de 1996 lançado para o MS-DOS, portanto, é bem capaz que ele não funcione no seu sistema operacional moderno. Para rodar o game, recomendamos usar o DOSBox.

Para facilitar ainda mais o processo, embutimos a ferramenta no pacote para download junto com dois arquivos de lote, o Time Slaughter.bat, que carrega o jogo, e o Time Slaughter SETUP.bat, que carrega o setup do game. Basta clicar duas vezes sobre qual dos arquivos você quer abrir. Aqui, não precisei de rodar o setup, o game já rodou de boa usando as configurações que já estavam lá.

Lista de golpes: Poucos minutos antes de publicar o artigo, descobri um arquivo chamado MOVELIST.TXT que também está no pacote para download. Ele está em inglês e ensina como fazer todos os golpes e slaughter moves do game.

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Download e ficha técnica

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